quarta-feira, 4 de junho de 2008

NUNO GOMES

Hoje em dia há algum má vontade para com o Nuno Gomes entre os adeptos benfiquistas, bem como na opinião pública em geral.

Sendo bem verdade que a última época foi fraquinha e que tem tido algumas dificuldades na finalização (sobretudo porque hesita muito e está sem confiança no último toque, digo eu), ainda assim acho que é dos jogadores que temos no plantel com classe internacional e que joga de forma inteligente.

Ainda assim, acho que há alguma injustiça nas apreciações que se têm feito. Se formos a pensar no caso, todos têm considerado a época do Cardozo muito boa e a do Nuno Gomes muito má. No entanto, se formos a ver os dados desta última liga, temos os seguintes dados:

- Cardozo - 29 Jogos, 2.286 minutos, 13 golos
- Nuno Gomes - 25 Jogos, 1.580 minutos e 7 golos

Ou seja, temos 176 minutos por golo para o Cardozo contra 226 para o Nuno Gomes. Se pensarmos ainda nos golos de penalti/livre (que o Cardozo marca e o Nuno Gomes não), a diferença neste campo não há-de ser assim tanta, com vantagem ainda para o Nuno Gomes de jogar muitas vezes mais atrás e a apoiar mais o meio-campo.

Por outro lado, acho que é sempre importante manter referências do clube no balneário, que possam acolher, integrar e passar a mística aos novos e jovens jogadores que vão chegando.

E então, é de renovar com ele ou não?

9 comentários:

  1. Sem dúvida que não! E estar a comparar o Cardozo com o nuno gomes, que tem uma média de 8 golos por ano nos ultimos 6 anos com um gajo que meteu 22 (e não 13) golos é ridiculo!

    Mais, é ver a atitude dos defesas perante um e outro: do nuno gomes estão à vontade. ELE NEM REMATA! Já do Cardozo, pressionam, batem-lhe, provocam-no. Já viram que TODAS as faltas são sobre a sua perna esquerda?

    Tomemos outra comparação: Contra o Sporting, há uma bola que é rechaçada. Nuno Gomes chega primeiro. O GR, confiante, chega-se à frente. Toquinho, saltinho, bola devagarinho para fora. Contra o Celtic, bola rechaçada, Cardozo chega primeiro, o GR em desespero nem pensa na bola, mete as mãos a proteger a cabeça e não se mete debaixo da relva porque não deu. BOLADÃO na barra.

    O resultado é o mesmo, mas já toda a gente sabe o que pode esperar de um e do outro...

    ResponderEliminar
  2. Só contabilizaste o campeonato e esqueceste-te das restantes competições. A idade e o vencimento do Cardozo são bem menores que do Nuno Gomes. O Cardozo chegou o ano passado e a tendência é para melhorar, o Nuno Gomes poderá melhorar em quê, quando as suas principais limitações são de ordem física (crónica)...
    O Cardozo, quando comparado com o Nuno Gomes não sai bem na foto... o termo de comparação é, no presente, infelizmente, muito fraco

    ResponderEliminar
  3. A última época foi fraquinha? E as outras 6? Nessas só por um ano ameaçou fazer uma época decente, com o Koeman. De resto, uma lástima!
    Quem disse que a época do Cardozo foi muito boa? Apenas se mencionou que foi melhor que os últimos pontas de lança que por cá têm passado, como os números comprovam e vindo de um jogador em 1º época de adaptação na europa. Mas daí a "muito" boa vai uma grande distância. Estamos a falar do Benfica possas!
    O Nuno Gomes enerva até mais pela atitude burguesa e desplicente que apresenta em campo, sempre com medo, do que pelo facto de não marcar golos. Achas que essa é uma atitude que se deseja num jogador do Benfica? Ainda para mais capitão? Dass! Nada me move pessoalmente contra ele, mas que vá falhar golos para outro lado ainda para mais com o ordenado e estatuto (injustificado) que tem.

    ResponderEliminar
  4. peço desculpa pelo comentário, mas este post foi somente para encher chouriço. Aliás, desde 29 de Maio que não havia um novo post. Isto está a perder o interesse!

    ResponderEliminar
  5. Eu não acho que tenha sido para encher chouriços porque, contrariamente à maioria dos posts sobre o Nuno Gomes, julgo que este é em seu favor.
    Quanto à ausência de posts (da minha parte é por manifesta falta de tempo), penso que é um pouco o reflexo do marasmo em que o Benfica caiu ou, de outra forma, o pouco entusiasmo que o passado recente tem criado...
    De qualquer das formas, penso que o seu comentário (pena o anonimato) é bastante pertinente e fica o recado para mim e para os meus colegas de blog...

    ResponderEliminar
  6. Gostei da análise mas discordo da conclusão.

    O Cardozo marca golos de livre, tem mais calma a finalizar, está no primeiro ano do clube, finaliza quer na área quer de fora da área e ainda de cabeça.

    O NG está há vários anos no clube, as temporadas fracas ou medíocres são comuns, é um ponto fraco da equipa se compararmos com Lisandros e Liedsons, os seus erros penalizam bastante a equipa (no ano passado com o empate com o Boavista falhou escandalosamente na linha de golo (se tivesse marcado poderíamos ter acabado o campeonato à frente); este ano com o FCP falhou escandalosamente a única oportunidade que tivemos de nos colocarmos à frente do marcador).

    Espero que o NG saía do 11 (para entrar o Di María a falso ponta-de-lança, ou mesmo o Adu). A aposta contínua em NG é um dos motivos pelos quais não ganhamos nada.

    Saudações de glória

    ResponderEliminar
  7. Com a formação que tenho em Gestão (financeiro), também gosto de analisar estatísticas e números porque na maior parte das vezes explicam grande parte do assunto. Mas também não se pode ser cego e ainda para mais quando apenas são referidos números do campeonato.

    Nem sou grande admirador do Cardozo mas foi o nosso melhor marcador nas competições europeias e se não me engano na Taça de Portugal, com golos decisivos.
    Nesta época em jogo jogado e influência deixa o NG a milhas!

    Já fui admirador do Nuno Gomes e inclusivamente defendia-o a titular na selecção em detrimento do Pauleta mas os factos estão à vista. Desde que veio da Fiorentina nunca foi o mesmo jogador, marcado por frequentes lesões musculares apenas fez uma época boa, a do koeman. Voltaria a lesionar-se no final desse campeonato quando se preparava para ser o melhor marcador. Desde essa época que a sua qualidade exibicional se degradou e mesmo não marcando golos poderia ter feito mais.

    Acho que acaba o contrato em 2009, no final dessa época terá 33 anos. Fará sentido renovar com um jogador com esta idade, que já não tem competitividade suficiente para jogar numa grande equipa como o Benfica. Alguém acredita que ainda voltará a ser o Nuno Gomes dos bons tempos? Acho que a minha resposta para a renovação é óbvia.

    Por aquilo que fez pelo clube e porque o merece, o Benfica deverá arranjar uma forma airosa de o aposentar. Sabe estar e falar em público pode muito bem vir a ser aproveitado para outras funções.

    ResponderEliminar
  8. Antes demais sou benfiquista e tenho 17 anos. Lembro-me de começar a prestar atenção ao futebol com os meus 7 anos, tavamos em 1997 as minhas atenções centravam-se em Joao Pinto, Preud´Homme, Poborsky e ....Nuno Gomes.Fora estes a nossa equipa, com o devido respeito era uma porcaria. Nuno Gomes fez três anos espetaculares no Benfica, tendo sido em 98/99 o quinto melhor marcador europeu. A sua saida para a Fiorentina rendeu-nos 20M € verba essa que nunca apareceu nos cofres da Luz (vale e azevedo). Fez um europeu muito bom pela selecçao em 2000 e teve uma boa primeira época na Fiorentina.DEvido á desastrosa época e falência da fiorentina, nuno gomes regressou ao benfica tendo rejeitado propostas da roma, lazio,liverpool,psg e sporting. A partir daqui consecutivas lesões graves têm destruido cada vez mais a sua carreira, juntando a isso o facto de o benfica nunca ter tido uma eqipa de preparadores fisicos e médicos competentes. Só de olhar para as últimas 6 épocas do Nuno até doi, mas será que a culpa é apenas dele? Para mim obviamente não.
    REsumindo tudo isto, penso que no inicio da carreira Nuno Gomes prometia muito, aliás em 2000 era dos melhores pontas de lança europeus a partir daí por factores já referidos começou a sua decadência. Penso que o seu maior erro foi voltar ao slb pois se tivesse por exemplo ingressado na roma tenho a certeza de que hoje a conversa era outra.
    Por mim Nuno Gomes renova e fica ate ao fim da carreira.
    NUNO GOMES mostrou-se sempre fiel ao clube e ainda acredito que ele pode acabar a carreira de uma forma digna, como aliás, MERECE.

    ResponderEliminar
  9. ...sem muitos comentários,e porque também já escrevi o que tinha a escrever sobre NG...a minha opinião,
    é de não renovar com o jogador,pois é um activo(?)caro e com manifesta falta de produtividade...a Santa Casa da Misericórdia é ali mais ao lado...!!

    ResponderEliminar