terça-feira, 22 de julho de 2008

20 anos depois...

Não podia deixar de colocar umas palavras aqui: em jeito de recordação e como forma de agradecimento por tudo o que João Vieira Pinto fez pelo Futebol português, e (para mim acima de tudo) pelo Benfica. Pelos 8 anos que andou de águia ao peito, merece que cada um de nós se recorde dele com agrado; pelas 3 batatas que enfardou nos lagartos no mitico jogo dos 3-6 merece que todo o Benfiquista guarde na memória a imagem do pequeno e franzino jogador; até pelas picardias com o P.Santos do Fêcêpê o João Pinto ficará na mente de todos nós (digo eu).

E até tendo em conta que quando saíu da Luz, foi para jogar no rival de Lisboa, eu não deixo ainda hoje de pensar no jogador que tivemos nos nossos quadros, e que tão estupidamente deixámos fugir; sim porque 'nós' (através de um Presidente Ladrão que conseguia acreditar que dispensá-lo era mais rentável do que vendê-lo!!!!!) o mandámos embora, em vésperas do Euro'2000.

Chegou muito novo ao Benfica e foi no nosso clube que se transformou no jogador que encantou as bancadas da 'Velha' Luz durante tantos anos; foi com o passar dos tempos, que passou de jovem esperança a certeza do futebol português, e de grande jogador encarnado a Capitão da equipa. Na altura em que se ganhou, ele sobressaía pela classe do seu futebol (mais uma vez relembro o hat-trick no jogão de Alvalade que practicamente nos deu o título!!!),pelas grandes jogadas e pelos momentos inesquecíveis. Nos momentos em que se deixou de vencer, alturas houve em que era quase 'João Pinto e mais 10!!' tal era a entrega com se se empenhava ao carregar a braçadeira de capitão do Glorioso.

É certo que jogou no rival lagarto (chegou a marcar ao Benfica), que bateu num árbitro no Mundial da Coreia e fez outras coisas erradas; mas 20 anos depois, e na altura em que anuncia o pendurar das chuteiras e o final da sua carreira como jogador, prefiro recordar os golos, as fintas e (até) os protestos aos árbitros ao longo de 8 anos. Ainda hoje axo que ele deveria ter ficado em 2000, e ainda hoje tenho pena que ele tenha saído: nunca o consegui assobiar nos seus regressos à Luz. Hoje só não é um dos maiores símbolos do Benfica, porque 'nós' não o quisémos.

Por tudo, o meu obrigado!!!!

PS: Claro que também não esqueço os golos pela selecção (quem não se recorda do golão de cabeça contra a Inglaterra no Euro'2000?), e dos seu trajecto nas camadas jovens: estamos perante o único jogador que se sagrou Campeão Mundial Sub-20 por duas vezes.

10 comentários:

  1. Parece-me que o João Pinto merece palavras de apreço dos benfiquistas. Apreciei tê-lo no nosso clube e ficará como um dos melhores das últimas décadas. Não teria esta admiração caso se tivesse confirmado a deserção que se desenhou no Verão Quente de 1993. O que é certo é que acabou por permanecer e foi decisivo no nosso título de 1993/94. Só vestiu a camisola do Sporting depois de ser corrido do nosso clube pela besta do Azevedo. E mesmo depois da forma como saiu nunca lhe ouvimos publicamente palavras menos correctas em relação ao Benfica. Retira-se um grande jogador, que dava tudo pelas camisolas que vestia.

    ResponderEliminar
  2. Mais que justo o teu post! Pena que nunca mais possa ter usado a minha camisola do Benfica com o nº8 e o seu nome nas costas!
    Fala-se sempre do 6-3 (com razão) mas, nessa época, foi extraordinário. Noutras também e foi constantemente prejudicado por péssimos plantéis...
    Outros grandes jogos: Por exemplo, 2 finais da taça: sportem e boavista.
    O meu muito obrigado ao penúltimo grande símbolo do Benfica. Depois dele só o Simão!

    ResponderEliminar
  3. Ladrão foi o Damásio e é o PC.

    O JVP só não foi vendido porque estava borrado de medo de ir para Espanha e falhar de novo e exigiu uma % elevadíssima do valor de venda, de modo a inviabilizar o negócio.

    Ficámos a ganhar com a poupança dos ordenados / prémios porque já era um jogador que não fazia a diferença.

    Voltou a ser campeão no SCP porque lá estava o Mr Golos Mário Jardel.

    Obrigado pelo que nos deu na 1ª fase da sua carreira no Benfica, depois deixou de ser solução e tornou-se mais um a fazer parte do problema !!

    ResponderEliminar
  4. O JVP merecia uma homenagem feita pelo nosso clube.

    ResponderEliminar
  5. Alguém sabe se o Benfica se fez representar na cerimónia de ontem, de despedida do João Pinto? Se não fez, constitui uma falha.

    ResponderEliminar
  6. Qualquer benfiquista que se preze só tem de agradecer ao JVP por aquilo que fez no nosso clube. Até aceito que se diga que passaram pelo nosso clube melhores jogadores do que ele mas não foram uma bandeira como ele foi.

    É como diz o Pelicano, desde a década de 90 só ele e Simão é que foram os grandes símbolos do nosso clube.

    Depois do título de 93/94 foi vitima de ser um óasis no meio de uma grande mediocridade de jogadores, sendo até mal visto por alguns sectores do sempre exigente terceiro anel.

    Obrigado!

    ResponderEliminar
  7. Se calhar vou ser polémico mas não tenho a mesma opinião de quase todos os benfiquistas em relação ao sr. João Pinto.
    É verdade que foi um grande jogador com classe fantástica, que de facto nos deu alegrias mas não o considero um simbolo do clube pois isso está reservado a benfiquistas históricos e genuinos de verdadeiro amor e gloria do clube não só o Eusebio, Águas ou Coluna, ou o Pipi, ou o Espirito Santo, sendo o ultimo o nosso Maestro (acham que é possivel comparar sob todas as formas os 2? O Maestro é nosso o JVP é apenas um bom jogador que esteve no clube).
    Acho por exemplo que um jogador que rescinde com o clube para se meter no WC e só volta atrás porque lhe ofereceram mais dinheiro merece ser simbolo do Glorioso? Um jogador que fazendo o jogo da vida em 14/05/94 tenha duvidas se esse foi o seu melhor jogo? Que tenha sido um capitão sem categoria para o ser durante 5 anos? Um jogador que agride um arbitro num Mundial não o reconheça o mal que fez e nem sequer ler um reles comunicado feito para si foi capaz de ler?
    Enfim João Pinto claro que foi importante e estará na historia do clube mas nunca essa idiotiçe do menino de Ouro e outras. Por exemplo acho que tinha qualidades para ter uma carreira como o Figo e Rui Costa se tivesse saido (tendo em conta os convites que diz ter tido?) e não ficar num campeonato em que pela sua categoria era rei.

    P.S- Já agora o Vitor Paneira também foi escorraçado do Clube e teve um convite Lagarto mas preferiu o Guimarães parecido não é!
    Um apelo ao nosso Rui nem penses em meter este sr. no clube com um tacho qualquer, ele não o mereçe

    ResponderEliminar
  8. " Quem nao salta é lampião "
    E ele a saltar, foi assim a sua apresentação no estadio de alvalade, com um cascol a dizer Benfica é merda ao pescoço.

    So teve o fim de carreira que mereceu.. NA MERDA

    ResponderEliminar
  9. Infelizmente, ou não, nunca consegui gostar do jvp. E resumo a isto: Um jogador que jogue na posição em que ele jogava, era obrigado a marcar no mínimo 10 à 15 golos por época. Deixemo-nos de idiotices em homenagens e pseudo-heróis do passado. Só falta fazerem uma homenagem ao mantorras. E não digo mais.

    ResponderEliminar