sábado, 8 de novembro de 2008

Então ???

A exibição de ontem foi má, o resultado foi péssimo, pela segunda vez assistimos no nosso estádio a uma performance constrangedora da nossa equipa de futebol. Se contra o Penafiel se justificou com o uso de jogadores menos utilizados ou uma menor motivação, ontem o recurso a essas “desculpas” cai pela base, e reforça o que na altura escrevi, sobre a postura táctica da equipa. Ressalvo três itens principais sobre a noite de ontem:

Publico: Se há coisa que a equipa não se pode queixar é do forte apoio que a massa adepta tem demonstrado. Ontem perante aquilo que se passou, os cerca de 15.000 adeptos que resistiram até ao último minuto, brindaram a equipa com forte aplauso num claro apoio à mesma. Demonstra que todos acreditamos e que estamos dispostos a sofrer pela equipa, queira esta corresponder positivamente a este repto.

Táctica: Desde o início da época que nos pedem tempo, face às alterações estruturais que ocorreram, faz todo o sentido que se dê esse tempo à equipa, importa no entanto que este pedido seja finito. O timing definido situou-se nos 3/4 meses. Nos primeiros 3 meses sentiu-se realmente a equipa em processo evolutivo, no entanto, no último mês temos assistido ao processo inverso. Já mencionei algumas vezes a minha preocupação pelo abandono de princípios como a defesa alta que levavam a uma pressão também alta efectuada em bloco que permitia a recuperação da bola em terrenos muito perigosos para o adversário. O meio campo estranhamento tornou-se incapaz de reter bola, de chegar à frente e de gerir os ritmos do jogo. No jogo de ontem estas situações foram ainda mais evidentes. Vários pecados foram cometidos. A abordagem inicial ao jogo foi errada revelou um preocupante desconhecimento do adversário que nunca fomos capazes de corrigir. O pontapé para a frente e corre Suazo, foi a nossa jogada predilecta com os resultados que se viram.

Condição Física: Talvez este aspecto possa ser a justificação para o que escrevi no ponto anterior. Manifestamente a equipa está sem pernas, o que é estranho. Estranho porque não temos sido sujeitos a uma carga assim tão grande, entre paragens de campeonato e taça a equipa tem tido tempo para respirar. Mesmo o jogo de Guimarães, que efectivamente pesou, ocorreu 4 dias antes e não deveria ser justificação. Este tem sido uma das pechas apontadas à equipa de futebol nos últimos anos, todos pensámos que a chegada de Paco, preparador de renome, fosse a solução esperada, mas efectivamente tal não se tem verificado e nesse aspecto a equipa revela índices físicos muito preocupantes. Não querendo por em causa a competência do Sr., quero acreditar que a equipa está a ser preparada para atingir níveis altos na fase crucial da época, mas não me deixa de assaltar o espírito as irregulares performances do Liverpool no tempo deste Sr. e as actuais.

3 comentários:

  1. até que enfim alguem repara que fisicamente a equipa está mal

    ResponderEliminar
  2. Concordo com quase tudo o que dizes...excepto com isto:


    "quero acreditar que a equipa está a ser preparada para atingir níveis altos na fase crucial da época..."


    Porque, como já várias vezes foi explicado, "fase crucial da época" é coisa que não existe, nem na teoria.
    Não temos um campeonato nacional em sistema de "play-offs", logo, "fase crucial" da época...é a época inteira, toda ela, de uma ponta à outra. Todos os segundos, de todos os minutos, de todas as jornadas contam.


    Além de que nas diversas taças (nacionais e europeias), não podemos descansar em Outubro-Dezembro...para render, brilhar, em Março-Maio.
    Porque sem uma boa campanha em Outubro-Dezembro...não existem ofensivas em Março-Maio...
    Na Liga interna, se formos perdendo demasiados pontos, ao longo do caminho (aquilo a que alguns chamariam a "fase não-crucial da época"), deixa mesmo de haver crucialidade, no futuro.
    Pois o atraso, acumulado, empurra-nos, inexoravelmente, para a condição de meros espectadores, sem possibilidade de disputar os jogos derradeiros com opção aos títulos.


    Fase crucial...é a época inteira.
    Na minha opinião, claro...


    Saudações Benfiquistas e felicidades para este espaço de opinião!

    ResponderEliminar
  3. E o Dandy tem toda a razão!
    Relativamente ao jogo, não o vi, está gravado, depois pronuncio-me!

    ResponderEliminar