sábado, 29 de novembro de 2008

Um Líder

Espero que o jogo de quinta-feira tenha servido para que, definitivamente, a massa associativa do Benfica, sempre tão sedenta de novos ídolos e tão cruel para com os mais antigos, perceba a importância do Luisão na equipe. E não me refiro apenas aos aspectos técno-tácticos. Acima de tudo, falo de liderança natural e não da atribuída por uma braçadeira. Da liderança que se impõe pelo gesto e pelo exemplo. Da que nasce na coragem de assumir o momento difícil, seja a defender um companheiro de um "sururo" como, no minuto seguinte, a gritar com ele pela sua inércia. Revejam com a devida distância a tão famosa cena em Setúbal entre ele e Katsouranis e compreenderão o que escrevo. Entristece-me as mais recentes notícias que falam da sua possível saída em Janeiro, caso aconteça será o primeiro grande erro da era Rui Costa e temo que seja trágico para o resto da época. Jogadores com o carisma de Luisão só devem abandonar o clube no fim de uma temporada para que o balneário não fique órfão de liderança. Na Grécia, no essencial, foi esta atitude que faltou. Nervo e liderança. E são estes jogadores que valem campeonatos pela importância decisiva para que o todo valha mais que a soma das partes.

8 comentários:

  1. tens toda a razao.. crucificaram o luisao a epoca passada, e esta epoca ja o queriam mandar para o banco.

    ResponderEliminar
  2. Por vezes não se devem elogiar jogadores que por razão diversas, mas que a maioria deles nada têm a ver com o Futebol e a Equipa da qual fazem parte e com o seu "descuido" ficam gravemente prejudicadas, porque depois não rendem o que deveriam e PODIAM, mas também não os crucificar, mas uma critica na altura e lugar certa, se não fizer bem, mal também não faz, no entanto mexe, nem que seja com os que dizem APOIAR tudo e depois só sabem é isso sim, criticar sem qualquer critério em tudo quanto mexe.

    ResponderEliminar
  3. Tens toda a razão. Eu fui dos que já criticou bastante o Luisão, mas felizmente tenho humildade suficiente para perceber quando estou errado. Apesar de todos os seus defeitos, o Luisão é um excelente central e pura e simplesmente essencial à equipa.

    ResponderEliminar
  4. Bem observado. Pode não ser um defesa central ao nível de um Ricardo Gomes, Mozer, Pepe ou Ricardo Carvalho mas em termos de personalidade, mentalidade e liderança é muito bom. Fez muita falta na Grécia.

    De facto não temos quase nenhuns jogadores desse calibre. O Nuno Gomes, por exemplo, é um jogador de referência, tem bom carácter e cria bom balneário mas em campo não se pode dizer que é propriamente um líder.

    Para além da ausência de liderança da defesa que se verificou neste último jogo, o que mais tem faltado a esta equipa este ano é um patrão no meio campo. Mas também não se pode exigir que tudo seja perfeito num ano de muitas transições.

    ResponderEliminar
  5. Concordo com a tese da liderança mas, futebolisticamente falando, não teria sido melhor apostar no Miguel Vítor ao invés de arriscar num grande jogador como o David Luiz mas que, compreensivelmente, está completamente fora de ritmo?

    ResponderEliminar
  6. Sem dúvida que essas notícias são péssimas, sobretudo se o interesse for real, mas agora temos uma oportunidade de ouro para dar um chuto na crise, esta 2ª na Luz!

    ResponderEliminar
  7. Pelicano foi isso que pensei também, Miguel Vítor fez dupla com Sidnei na Luz contra o Sporting e cumpriu na íntegra.

    Há uma euforia desmedida em relação ao David Luiz que só o prejudica o rapaz e o Benfica....

    Enfim coisas de primeiras páginas do Jornal A Bola....

    ResponderEliminar
  8. É mesmo isso, o David Luiz em poucos jogos, subiu a ídolo. Tem os seus méritos, é bom jogador, mas é preciso ir com calma. Para além do facto de vir de lesão e necessitar de ritmo. Teve demasiada pressa em mostrar serviço. Na 5ª parecia que era avançado tal a vontade, mas com isso esqueceu-se da sua real posição, a central, onde fez falta em grande parte dos golos sofridos.

    Luisão é um dos meus ídolos do Benfica, recordando uma frase dele dita numa entrevista no final da época 2006/07, em que falhou o final da época por lesão: "Não posso sair já do Benfica, estou a dever 1 título aos adeptos!".

    É triste a forma como os adeptos gostam de rapidamente contruir ídolos e destruir referências, pois quer se queira, goste ou não, o Luisão é uma das referências dos últimos anos do Benfica. Ah... e estranhamente joga na selecção brasileira, a tal que espetou 6 à luso-canarinha.

    ResponderEliminar