segunda-feira, 17 de novembro de 2008

Uma palavrinha para os rapazes (2) ....

No seguimento do Post do Pelicano, primeiro passo a transcrever o texto publicado na edição on-line de hoje deste jornal que é em tudo semelhante ao publicado na respectiva edição deste outro:

A "operação fair play" - que resultou ontem na detenção de duas mulheres e 28 homens da claque no Names Boys - teve início diligências há cerca de um ano, sendo os detidos suspeitos de vários crimes como associação criminosa, posse e tráfico de armas de fogo, tráfico de estupefacientes, ofensas à integridade física qualificada, roubo, incêndio, explosões e outras condutas especialmente perigosas, segundo informou a PSP em comunicado. Segundo a polícia, "os suspeitos dedicavam-se ao tráfico de produto estupefaciente como forma de financiamento da claque". A operação resultou na apreensão de 11,5 quilos de haxixe, 115 gramas de cocaína, 70 gramas de ecstasy e 187 gramas de liamba, três armas, munições de vários calibres, quatro soqueiras, cinco embalagens de gás de defesa (spray), três bestas, três armas eléctricas, quatro bastões extensíveis, seis tacos de basebol, nove tochas, cinco potes de fumo e um very-light . Foram também apreendidas seis viaturas e cerca de 15.300 euros em dinheiro. A PSP divulga uma série de datas, que vão de 17 de Fevereiro até 31 de Agosto, onde alegadamente os suspeitos cometeram diversos crimes. Participaram na operação 250 elementos, dos quais 185 da investigação criminal, 58 elementos das Equipas de Intervenção Rápida e três equipas com cães de pesquisa de droga e de controlo de canídeos."

Pronto, e agora vamos lá. Que todos gostamos do apoio à nossa equipa, e que ele pode ser importante senão mesmo decisivo (que se veja a 'onda vermelha' aquando do último título de campeão com Trapattoni), ninguém dúvida, e eu sou o primeiro e aplaudir o apoio (como aconteceu por ex. na derrota com o Galatasaray); mas esse mesmo apoio pode ser feito, sem a existência dos grupos organizados (vulgo claques).

Nada tenho contra as claques, e estas proporcionaram alguns dos momentos cénicos mais belos e espctaculares que vi na minha vida com as coreografias nos jogos no Estádio da Luz. Mas infelizmente, e todos sabemos, uma claque (talvez tirando a claque feminina do Nacional e a do Rio Ave com os seus bombos) encontram-se repletas de gente que traz consigo toda uma série de coisas más e ilegais (para não dizer pior). Desde as drogas (logo à cabeça), aos roubos, à violência, aos desacatos constantes e (vá...) à estupidez humana, de tudo um pouco se vê por lá: quem já teve a oportunidade apenas e só de assistir a um jogo no meio de uma claque, sabe do que é que eu falo. Falo do tráfico de drogas para financiamento das claques, dos roubos (até entre elementos da claque - como eu vi com estes olhinhos que a terra há-de comer), à afronta idiota e despropositada à polícia, até ao atirar de tochas para dentro do relvado (como no jogo com o Nápoles que só não acertou na cabeça do GR italiano porque não calhou!!!)...

Mas a questão, infelizmente é muito mais vasta do que a Claque No Name Boys. Se eu aqui critiquei (e critico) estas atitudes dos grupos organizados, não o faço apenas a esta claque; faço-o abertamente a todas: aos Super-Dragões (que na Luz fizeram o que fizeram há 2 épocas) que já me orbigaram a ser afastado por polícias de choque 'porque era perigoso para mim estar no café do meu bairro', à Juventude Leonina que invadiu o relvado com paus (quando o Geovanni meteu a batatinha há uns anos), e que me "obrigou" a esconder o meu caxecol à entrada do Estádio do meu próprio clube, até aos Insane Guys que à minima coisa atiram cadeiras para dentro do relvado em Guimarães, aos Panteras Negras, e outros que tais.

O que a mim me preocupa no meio desta salganhada toda, é que o Sr. conhecido no meio como o ' Macaco' faz o que quer e ninguém lhe toca. Inclusivamente já o vimos (imagens em directo!!!) a invadir um recinto num jogo (creio que de basquete), a empurrar a polícia e a provocar desacatos e nada: foi a tribunal e absolvido (BONITO!!!). Já para não falar do que se passa na noite e que ninguém quer tocar, porque aquilo é pior que uma doença contagiosa....destrói tudo à passagem!!! (relembro apenas a imagem da guarda Pretoriana ao sr. PC quando este foi ao tribunal de Gondomar e à festa de campeão do Benfica nos Aliados em que até crianças e mulhers levaram porrada). O Sr. Fernando Mendes (da JL), também faz e acontece e mais não sei quê, e anda sempre na boa como se não fosse nada: bate nas pessoas, invade campos de futebol...e anda nisto há praí uma vintena de anos, e continua semana após semana a entrar nos recintos desportivos como se nada fosse.

Repito...a minha questão, não é terem apanhado estes tipos dos No Name Boys; axo muito bem que o façam se eles andam para aí a fazer asneiras e a cometer crimes e outras ilegalidades (o episódio do autocarro incendiado é a coisa mais estúpida dos últimos tempos!!!). Quero é que o façam, aos outros que traficam igualmente drogas, armas e influências nocturnas; quero que façam o mesmo aos que a mando de alguém ainda por provar batem em vereadores municipais; quero que façam o mesmo aos que enviam pessoas para o Hospital (lembrar o Benfica-Fêcêpê de há 2 épocas), e andam impunes. É isso que eu quero; quero que daqui por uns anos (se os vier a ter) tenha vontade e prazer em levar os meus filhos ao Estádio para eles verem o Futebol como eu comecei a ver; quero poder ir ao estádio e não ter de deixar objectos pessoais em casa com medo de ser assaltado no caminho e nas imediações do Estádio; quero ter eu próprio o prazer com o Futebol que tinha quando pela mão do meu padrinho ia aos jogos nos anos 80...agora pouco ou nada disso tenho.

Infelizmente a justiça em Portugal é cega e o prato da balança pesa muito mais para uns dos que para outros...

14 comentários:

  1. Porque será que as escutas em relação ao Apito Dourado, foram "Consideradas" ilegais e aqui não ?!Infelizmente a justiça em Portugal "não" é cega, é precisamente direccionada e o prato da balança pesa muito mais para uns dos que para outros, veja-se os casos Apito Dourado e casa Pia. A classe dominadora pode fazer tudo, domina tudo e nada lhes acontece, porque são os próprios a julgarem-se como tal não pode haver punições. A Lei deveria ser para TODOS cumprirem e quem prevericasse era sancionado, não lhe olhando a nomes, às suas CONTAS BANCÁRIAS etc, mas não é isso que acontece é a lei do FUNIL.

    ResponderEliminar
  2. Excelente post. Permite-me só uma achega. É que eu não compreendo a questão do financiamento que a polícia levanta neste caso. É que ali não há nada para financiar. Não há merchandise, não há excursões organizadas, não há faixas (proibidas sem qualquer lógica legal). Ou seja, eles até podiam usar o dinheiro para ir ao futebol, mas estavam a financiar-se a si próprios.

    ResponderEliminar
  3. Podes extinguir as claques, mas nao podes extinguir as pessoas, os no name vão la estar sempre, no topo sul, quer te agrade ou nao

    ResponderEliminar
  4. A minha questão não é estinguir as claques...e se leres bem, eu digo que alguns dos momentos mais espectaculares no estadio que eu vi, foram feitos pelas claques...

    Mas aquilo que se vê em muitos casos, não são claques...são grupos de pessoas que se organizam para praticarem crimes, e atacarem e assaltarem pessoas...metem drogas ao barulho, armas e premeditações! Não peço que despareçam, apenas peço que mantenham o apoio como o fizeram (e muito bem) com o Galatasaray, a até o D.Aves que em 10.000 pessoas, e num jogo 'chato' cantaram e puxaram pela equipa...

    isso sim, é apoio!

    Podem ter a certeza que se erradicarem essas pessoas e esses actos da claque, a direcção é a primeira a dar-vos apoios para que possam ir aos jogos em casa e fora: não tenham dúvidas disso!

    ResponderEliminar
  5. Também fiz um post sobre esta operação, sobre a qual desde já afirmo que concordo a 100%,embora também estranhe a inércia das autoriades judiciais e Polícia do Porto em relação a uma outra claque que todos conhecem, por uma questão de necessidade de confiaça nessas autoridades, espero que não seja por ua questão de comprometimento.
    Não generalizando, a verdade é que essas claques, são muitas vezes o refúgio de autênticas associações criminosas que nelas se infiltram, ão será por acaso que ao contrário de outras esta claque foge da legalizaão como o diabo foge da cruz.

    ResponderEliminar
  6. Viva,
    Apenas para dar algumas opiniões: Levo com frequencia a minha filhota, 5 anos, ao estadio, tenho cativo num sector proximo dos NN, e, podes acreditar nisto, nunca nada me "incomodou". A insegurança existe em todo o lado...se formo a extremos, é melhor ficar em casa, porque lá fora, tudo pode acontecer.
    O que me parece, é que existiam algumas pessoas a "gravitar" na orbita da claque para dai tirar proveitos proprios, e quanto a isso, nada , ou muito pouco podemos fazer....em qq sociedade existem sempre os parasitas que lixam tudo por onde vão passando.
    Não sou nem defensor nem critico das claques : Elas existem e temos que conviver com a nossa realidade, e eles (NN), enquanto adeptos do Benfica fazem parte da nossa realidade.....Claro que por vezes cometem excessos, mas quero acreditar que não é por serem NN, mas sim por serem "jovens inconscientes".
    Abraço,
    GamaUno

    ResponderEliminar
  7. Dos 30 que foram detidos, já 20 foram libertados, e apenas com com pena minima de termos de identidade e residência, outro ficou em prisão preventiva, e os restantes ainda estão a ser ouvidos, isto só prova que foram detidas pessoas que nada tinham a ver com o assunto, e se meteu o nome de uma claque inteira ao barulho!

    Em todos os lados existem ovelhas negras, e o mais ridiculo que a opiniao publica faz é generalizar, por meia duzia nao podem pagar os outros 3000 que costumam estar na luz

    ResponderEliminar
  8. E para o gajo das bandeiras Neo nazis, a tua argumentação é tao estupida que nem merece comentario, mas eu vou gastar um pouco do meu tempo a responder-te para ver se te tornas mais culto:

    1º As bandeiras dos no name nao tem nada a ver com simbolos nazis, começou com uma alusão a saida por parte dos fundadores dos no name dos diabos, contra a direcção da altura por estar em desacordo com o rumo que a claque tomava, daí os Dois NN's alusivos ao NAO NAO que os no name se opunham naquele tempo;

    2º O nome no name, surgiu pq naquela altura o grupo adoptou o nome de diabos, mas como esse nome ja estava registado pelos membros que permaneceram nos diabos, nao existia nenhum nome para a nova claque, dai ter surgido o nome NO NAME BOYS, rapazes sem nome, pq nao interessava o nome, mas sim o seu conteudo

    3º NEO NAZIS???? QUE CENA MAIS ESTUPIDA, os no name boys sao a claque mais multicultural existente em Portugal, ali nao existe racismo, nao vês divisoes entre negros e brancos, alguns dos principais lideres da claque ao longo dos anos foram negros, o principal mito da claque chama.se Gullit, o amigo nosso que infelizmente faleceu numa viagem a split, e tambem ele era negro,

    4º Os no name identificam.se com ideologias de esquerda, principalmente a anarquia, dai nao existir uma estrutura montada, a claque optou por um modelo bem mais anarquista na forma de se organizar, surgindo os cantigos de forma espontanea naquele sector, sem que ninguem os ordene

    POR FAVOR NAO FALEM A TOA DE COISAS QUE NAO SABEM, INFORMEM-SE PRIMEIRO PQ NEM TODOS OS NO NAME BOYS SAO CRIMINOSOS..

    ResponderEliminar
  9. ao anónimo das 16.13

    epá não tenho nada contra os elementos dos No Name Boys tou farto de dizer isto pá

    são benfiquistas como eu e está tudo dito....

    agora desculpa lá mas falas em cultura então fala com um estrangeiro e diz-lhe ke és um NN...

    mostra-lhe as tarjas e bandeiras dos NN e não lhe digas ke são de jogos do Benfica...

    99% dos estrangeiros vão-te dizer que são bandeiras do Hitler, são alusões ao NeoNazismo e ás SS já que as tarjas de lado ficam SS....

    Fui a Bruxelas ver o Anderlecht 3-Benfica 0 na pré-elimninatória da Champions com o Trapattonni e fiquei na central no meio dos belgas....

    Os No Name encheram as redes do ´campo atrás de uma das balizas com tarjas NN GAIA, NN ALMADA etc....

    Os belgas ao meu lado só falavam e diziam que aquilo eram NeoNazis....

    Sabes quem foi o Hitler?

    Sabes que o Holocausto existiu?

    Sabes quantos milhões de pessoas morreram ás custa dos NN dos NeoNazis?

    Sabes que há 16 anos que existem bandeiras e tarjas destas em jogos do Benfica e o clube nunca mais foi mesmo?

    Estes são os piores 16 anos da história do Benfica!

    Nós somos o Benfica temos que nos identificar com símbolos do Benfica!

    Mais nada!

    Pega numa tarja dos NN e leva-a a um partido político qualquer....

    Vais ver a reacção....

    Olha o Largo do Caldas do CDS com uma bandeira NN cá fora....

    Depois de retirarem de lá dentro a foto do Freitas do Amaral por ordem do extremista de direita Paulo Portas já agora podiam-na substituir por uma do Adolf....

    O Benfica têm que resolver este assunto, esta claque têm que mudar o nome e símbolos....

    Aí terá o apoio de todos os benfiquistas.....incluíndo o meu próprio!

    Como vês nada tenho contra os menbros dos No Name, aliás muita gente lhes bate hoje em dia quando os Super Dragões são muito piores na minha opinião....

    Eu só não gosto das tarjas e bandeiras, acho que dão azar ao nosso querido Glorioso Sport Lisboa e Benfica que não merecer passar pelo azar que passou nestes últimos 16 anos a todos os níveis...

    Cumprimentos Gloriosos
    http://antibandeirasnn.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  10. É no minimo parvo aquilo que dizes,pq só um individuo muito burro ou com má fé confunde os 2 NN e com as SS de hitler, o espirito do grupo nunca foi o neo-nazismo, se os estrangeiros te disseram isso, eles ainda tem desculpa, pq sao estrangeiros, nao conhecem a realidade do grupo, mas tu nao devias ter essa desculpa, pq basta ires ao sector dos no name, para veres que a claque é multicultural, e é completamente contra qualquer sentimento xenófobo, ou racista

    Agora as bandeiras é que dão azar ao nosso clube ahahahah essa é mesmo para rir, azar deram os ultimos presidentes que a maioria dos socios elegeram para irem para lá, esses sim interferiram e em muito na vida do clube, nao foram as bandeiras, por favor!

    Eu nao acredito em superstições, sou realista, os argumentos que invocas sao pura anedota, ja te expliquei o significado das bandeiras, nao tem nada a ver com nazismo, é precisamente o contrario, se mesmo assim ainda queres continuar a usar os mesmos argumentos, entao é pq a tua inteligencia nao te permite pensar para além disso

    Nao gostas das bandeiras, temos pena, eu tambem nao gosto de socios que a 10ª jornada sacam do lencinho e em vez de apoiar so vao para o estadio gritar golo e assobiar!

    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  11. Mas ainda se dá conversa a esse senhor? Seguindo a sua lógica lá teríamos que mudar o nosso símbolo, já que o Partido Nacional Socialista Alemão também tinha uma águia no topo do brasão. Epa, eu ainda estou para perceber como fomos campeões em 2005, a jogar de encarnado, branco e preto. Ai esses nazis do Benfica...

    ResponderEliminar