segunda-feira, 31 de março de 2008

DE VEZ EM QUANDO...

... não vos parece que, se vos dessem a vocês um orçamento e os jogadores do Benfica, vocês conseguiam fazer bem melhor do que muitos dos que por lá vão passando?

Não sei se é o síndrome Championship Manager, mas volta e meia gostava de estar lá e experimentar.

É bem verdade que há-de haver muitas coisas de bastidores que acabamos por nunca saber, mas na sequência do post anterior, quem contrataria o Zoro, o Butt, o Maxi Pereira, o Andres Dias, o Luís Filipe (por acaso, nem acho que o Edcarlos seja mau de todo e que se calhar com algum tempo de adaptação ainda vai lá)? E quem é que põe a jogar o Maxi Pereira?

sábado, 29 de março de 2008

Parabéns Maestro!

http://www.youtube.com/watch?v=ZzrWjjBQRn8

O melhor momento dele, quando jogou no Fiorentina.

http://www.youtube.com/watch?v=2b6v7lGLA0w

quarta-feira, 26 de março de 2008

Adil Amarante já não treina o Futsal do Benfica

Já que o Benfica não vive só de futebol, o que dizer desta noticia. Segundo os próprios a ruptura deu-se por desacordo relativo à renovação do contrato, então rescinde-se já o contrato com efeitos imediatos.
Do ponto de vista do planeamento da próxima época nada tenho a dizer, certamente será feita com tempo e o novo treinador saberá e conhecerá os problemas da equipa, muito bem, no entanto esta época ainda não acabou, e que eu saiba temos legitimas aspirações em ganhar o campeonato, até poderá resultar, espero bem que sim, mas será uma boa medida?
Se é, então porque não transportá-la para o futebol?
Se não, então porque é que foi feita?
É a mesma direcção que toma decisões tão diferentes, ou não é a mesma direcção que toma decisões?
Estou baralhado, certamente algo que me une aos Srs. que mandam no Benfica.

segunda-feira, 24 de março de 2008

Camadas Jovens

Parece-me claro e julgo que a maioria dos Benfiquistas entende que o trabalho desenvolvido ao nível das camadas jovens será determinante para o clube num médio prazo. Nos últimos anos com raras excepções (que por sinal nem foram bem aproveitadas, falo de João Pereira e de Manuel Fernandes), a produção tem sido muito fraca, para não dizer nula. Quando LFV e mesmo Vilarinho assumiram a presidência do SLB esse foi um dos sectores estratégicos tidos como prioritários que importava reabilitar.
Quem se recorda dos tempos do Vale e Azevedo, e do desbaratar das equipas jovens, rápidamente se percebe que efectivamente algo foi feito, e algo de positivo aconteceu, mas a pergunta que se coloca é, terá sido o suficiente?
Podemos afirmar que há uns anos atrás, nasceu um "projecto" para as camada jovens. No decurso deste foram feitos alguns ajustes o que levou à entrada do Sr. Carraça para liderar esse departamento. Os frutos desse "projecto" para quem acompanha minimamente o trajecto das equipas mais jovens fez-se sentir na passada época. Finalmente voltámos a ter uma equipa junior competitiva, cujos jovens eram na sua maioria de 1º ano, e uma equipa juvenil de muita qualidade e bastante promissora. Antevia-se para a presente época com a maturidade dos juniores que ficaram e a subida a junior dos juvenis já citados, uma boa equipa e um conjunto de jovens promissores. Para reforçar o sector foram ainda contratados João Alves para treinador e Rui Águas para Director Técnico!!!.
No primeiro soprar da época as espectativas vinham a confirmar-se, a equipa jogava e ganhava, até que...algo mudou...
O que se vê actualmente é que dessa equipa inicial, sobram 3/4 jogadores. Foram contratados vários jogadores estrangeiros que dominam o onze titular, tendo os jovens sido remetidos para o banco de suplentes ou bancada. Os resultados estão há vista.
Importa então perguntar:
  • De que vale andar a formar jogadores para os por na prateleira em prol de outros acabados de chegar e cuja a valia é desconhecida?
  • Quem é que anda a beneficiar com estas contratações, já que o Benfica não é certamente?
  • Fará sentido a manutenção do Carraça (ao que parece com um belo ordenado), sem se perceber muito bem onde começa a sua área de intervenção, e acaba a do Rui Águas?
  • Será que o projecto acabou?
  • Será que o projecto existiu?

Muitas perguntas ficam por fazer, e certamente as respostas ficam por dar, mas a ideia geral que transpira, é que andamos completamente à deriva e à mercê de uns certos passageiros de ocasião que por cá passam.

Nota: O André Carvalhas é de longe o nosso melhor jogador junior. Em todos os escalões tem sido uma peça de destaque, tem contrato de formação que expira no final da época não tendo até á data sido convidado a renovar. Talvez o possamos ver em outras paragens.

quinta-feira, 20 de março de 2008

Bem vindos ao Reino da Palhaçada...

Acabei de chegar a casa, e fazer o ritual do costume. Abrir o portátil e ver as 'últimas' na bola on-line, e eis que me deparo com esta coisa: 'Cardozo suspenso por três jogos'. A minha reacção foi:' O quê???F%$#%$#%$#%A-SEEEE!Olha que C#$*+%o!!!F%&#-SE!'.

Agora já mais refeito...expliquem-me os critérios. Não é suposto, as Ligas/Federações sujeitarem-se á entidades que regulam o futebol a nível internacional (UEFA e FIFA), e adaptarem os respectivos critérios? Quer dizer...as regras do jogo supostamente são iguais para todos, mas depois quando é para castigar...toma lá: os jogadores do Benfica, ele é três jogos, ele é 6 jogos...e os outros? Levam o quê? Mas anda alguém a brincar com isto?

Já nem falo do pontapé à lá Matrix do Bruno 'Sarrafeiro' Alves ao tipo do Leixões que o ia decapitando (para quem vê Wrestling, aquilo só o Undertaker e o 'Moster' Kane é que fazem), nem tão pouco do golpe da Karaté do Tonel ao Cardozo (que depois descambou na conversa para irem jantar blá blá blá, e na festinha do cotovelo do Cardozo ao Palhacel que fez aquela fita...UATEVER). O tipo do Porthsmouth (Taylor) mandou um gajo para o hospital com duas fracturas expostas e 15 meses fora dos relvados (isto supondo que o homem alguma vez vai voltar a jogar) só leva três jogos...o Bétis de Sevilha, que através de um adepto mandou o guarda redes do Bilbau com a fronha toda aberta (mercê de uma garrafada em cheio) leva dois jogos à porta fechada, a claque do Porto (no ano passado) na Luz mandou várias pessoas para o Hospital (incluindo crianças) e não lhes aconteceu nada. Na UEFA, a Roma que abriu a cabeça a um árbitro (!!!!!) com uma moeda (o homem retirou-se com medo) levou uns 3 jogos à porta fechada...sem esquecer a claque do Inter que atingiu o Dida com uns very lights num jogo interno e jogou à porta fechada em jogos Europeus (aqui a UEFA agiu não foi?). E de resto?Ah...o menino querido do futebol português (O tal de Cristiano Reinaldo) há 3 anos, fez um gesto com o dedo do meio e cuspiu para a bancada (perdeu na Luz, coitadinho), que me parece bem pior do que o que fez o Cardozo, levou dois joguinhos! O palhaço do Scolari levou três (é treinador, e o soco não foi sem querer)...e destas vezes todas foi sempre a UEFA a agir. Cambada de Palhaços...

Agora...o Cardozo leva três jogos de suspensão, por abrir as asas quando vai a correr? Se o homem lhe tivesse enfiado uma pêra em cheio e partido as teclas todas do piano...ainda que vá; ou lhe tivesse enfiado um bico na testa...tudo bem. Mas o pobre do Paraguaio, que tem os braços grandes, deu um toque(ZITO DE MERDA) no espanhol e leva três jogos? Isto depois do Bynia levar 6 (SEIS) por uma entrada que foi considerada de jogo violento (e não agressão, senão coitado do Gilles que levava praí dois anos).

Alguém me explique estes critério da tanga. Não me estou a queixar de cabalas e presseguições nem nada que se pareça. Apenas estou a pedir que me expliquem como é que numas situações, uns são castigados, outros avisados e ainda outros que nem uma repimenda levam. Por este andar, ainda bem que fomos eliminados das provas da UEFA...senão a este ritmo, na próxima época tinhamos meio plantel castigado...

Entre os melhores...

O Benfica eliminou o Lusitânia na Taça de Portugal em basquetebol, vencendo por 73-69. Este facto não seria noutras circunstâncias notícia, mas, face à situação em que colocaram a nossa equipa, estamos perante um feito que merece destaque. Confesso que não estava à espera. Como se sabe, a nossa equipa compete numa prova mais fraca do que os açorianos e, neste momento, não pode contar com dois dos mais importantes jogadores, Miguel Minhava e LeRoy Watkins. É certo que o base foi substituído por um americano, Karlton Mims, que tem dado boa conta do recado, mas o Lusitânia era claramente favorito. Não pude ver o jogo (era Dia do Pai!), mas fiquei muito satisfeito com a notícia. Agora, a nossa equipa vai disputar a 'final a oito' em Elvas e pode não ficar por aqui, até porque ainda estão em prova outras duas equipas da Proliga, o V. Guimarães e o Física, que eliminaram, respectivamente, o Vagos e o Belenenses, e só Ovarense e FC Porto parecem obstáculos inultrapassáveis. Aliás, o facto de terem ficado pelo caminho três equipas profissionais e uma outra ter estado à beira da eliminação (o Ginásio ganhou em Queluz por apenas 3 pontos!) volta a colocar a pertinência da disputa de um único campeonato entre as melhores equipas da Liga e Proliga, mas isso é tema para outro momento.

PS - Pelicano, desculpa ter ocupado um 'post' com uma equipa que disputa a 2.ª Divisão... :)

quarta-feira, 19 de março de 2008

E para o ano? *

Estamos em meados de Março, mas o sentimento benfiquista já é de fim de estação, de enorme desalento por mais uma época decepcionante. E isto mesmo havendo um segundo lugar para conservar (ou a luta pelo terceiro!) e a possibilidade de uma ida ao Jamor. É bem elucidativo da vontade de virar mais uma página pouco agradável. É, por isso, inevitável que se comece já a pensar na temporada 2008/2009.Há, desde logo, a questão do treinador. Não vou abordá-la, pois estou descansado, uma vez que o jornal "A Bola" me garante que o perfil está traçado e, mais do que isso, o nome escolhido. Nem tão-pouco vou desenhar o retrato dos reforços necessários, pois me parece ainda extemporâneo e nem tenho conhecimentos do mercado que me permitam fazê-lo. Apenas deixo, em jeito de lançamento, algumas questões que devem ser tidas em conta no planeamento da próxima temporada:
- qual o papel que desempenharão o futuro director desportivo, o gabinete de prospecção e o novo treinador nas aquisições? Será possível colocá-los de acordo quanto aos jogadores a contratar?
- iremos, finalmente, ter uma temporada com poucas lesões musculares? Será só azar ou haverá algo mais a contribuir para esta autêntica praga dos últimos anos?
- face ao abandono de Rui Costa, onde iremos descobrir um ou dois médios criativos capazes de não nos fazer chorar durante mais uma década a saída do Maestro?
- Petit e Nuno Gomes, entre inúmeras lesões e fracas exibições, tiveram as mais pálidas temporadas desde que estão no Benfica. Sinal de declínio ou apenas uma época infeliz? O que poderemos esperar deles para o ano? É necessário tratar, desde já, da sua substituição?
- afinal, o que vale hoje Mantorras? Tenho a maior das simpatias pelo angolano, conheço bem a sua história, mas ainda pode ser útil ao Benfica? Se pode, por que não joga mais? Se não pode, por que permanece no 'plantel'? Por compaixão? Sentimentos de culpa? Pode parecer cruel colocar as coisas nestes termos, mas é um assunto que urge clarificar. Até para o bem do jogador;
- o que poderemos esperar de jovens como Di Maria, Freddy Adu, Fábio Coentrão, Sepsi, Halliche ou Felipe Bastos?
Estas são apenas algumas dúvidas relativas à próxima época, às quais se juntam, por exemplo, a incógnita quanto às permanências de Léo e Rodriguéz. Mas de um aspecto os responsáveis do Benfica têm de estar bem cientes: neste momento, têm uma massa adepta desmobilizada. Ou conseguem sacar da cartola vistosos coelhos ou poderão ter uma decepção logo no início da temporada, quanto mais não seja com a venda de cativos.

* Publicado também em SLBenfica PlanetaPortugal

terça-feira, 18 de março de 2008

ESPERANÇA

Tenho de admitir que tinha alguma esperança de que com o Chalana iríamos ter finalmente um Benfica de ataque.

Apesar de não ter visto o jogo, o que li e a constituição da equipa, não promete. Esperemos que seja só esta fase de adaptação...

quinta-feira, 13 de março de 2008

CHEGA!!!

Enquanto benfiquista, posso admitir que um dirigente erre, pensando estar a fazer o melhor para o clube. Acredito que Luís Filipe Vieira acreditasse estar a fazer bem quando contratou o Maxi Pereira, o Bergessio ou o Makukula, preferindo gastar dinheiro nestes jogadores a manter o Miccoli, por exemplo. Tem é de responder pelo que faz. E reconhecer, sem rodeios, a estupidez que foi falar no 'melhor plantel dos últimos 10 anos'. Deveria assumir-se como principal responsável pelo miserável estado da equipa de futebol, em vez de vir com discursos imbecis, impróprios de um líder. Quem pretende ele enganar?

Já agora, em vossa opinião, quem é melhor: Karagounis ou Maxi Pereira? Simão ou Di Maria? Miccoli ou Makukula? Anderson ou Edcarlos? As respostas são óbvias, não são?

terça-feira, 11 de março de 2008

DEMISSÕES

Estando longe de concordar com algumas das políticas seguidas pela direcção (entre as quais, a política de contratações, como já referi em post anterior), mas acho se segue por um caminho perigoso quando se refere que deveria ser a direcção a demitir-se em vez do treinador.

Se nalguns casos tal não deveria acontecer com o treinador, ainda bem se pode esperar que a estabilidade directiva dependa de uma bola entrar ou não, ou de um jogador se adaptar melhor ou menos bem.

Como poderão ler também de posts anteriores, acho que a saída do Camacho é positiva para nós e só espero que o próximo treinador seja bem escolhido. E com isto, esperaria um treinador à Benfica, que não deixando de estar consciente das limitações actuais do clube, consiga imprimir um espírito mais ofensivo.

E vamos lá a ver se amanhã a coisa corre bem, que pelo que vi do jogo cá, não me parece que seja impossível.

segunda-feira, 10 de março de 2008

Refresh!!

24 horas passadas da demissão do Mr. Camacho, ainda não consegui chegar à conclusão se fiquei ou não satisfeito, ou se a decisão do ex-técnico foi ou não benéfica para o nosso clube.

Quem me conhece, sabe o que penso em termos técnicos das capacidades de Camacho como treinador de futebol; aliás...até aqui já o devo ter escrito. Não creio que tecnicamente, ele seja um treinador de gabarito, muito pelo contrário. A sua fidelidade ao sistema que utiliza nas suas equipas, torna-se em teimosia, e em termos de leitura de jogo em campo, também não é um 'coach' nada brilhante: as suas substituições são por norma as mesmas, mesmo que o resultado não seja sempre idêntico. Se o compararmos com Fernando Santos (apenas porque o veio substituir), axo que Camacho não é melhor como treinador...tem é uma caracteristica muito importante, que é a capacidade de levantar a voz quando necessário, e até de dar um murro na mesa. Mas essas ganas (chame-se carácter, personalidade ou outra coisa qualquer), podem ter o efeito reverso...como aconteceu, ontem! Já há uma série de tempo (meses!!), escrevi aqui que Camacho era um treinador desiludido...desiludido porque não teve a matéria-prima que lhe prometeram, desiludido porque os jogadores não respondiam como ele queria...desiludido por muitas coisas; tudo isto se torna num ciclo vicioso em que os jogadores olham para um treinador apático, desliludido e com falta de garra, e reagem como ele.

Também disse, que os contratos são para cumprir e que nesta altura da época não seria certamente altura para demissões de quem quer que fosse (assim como a saída do Engº. foi revestida de um timming péssimo). O trabalho do treinador deveria era ser analisado e avaliado no final da época e aí sim, julgar se seria de continuar ou não. Na minha opinião, julgo que Camacho chegou a uma altura (como ele próprio disse), em que a motivação já não dava para mais. A desilusão era de tal forma, que dificilmente teria capacidade para dar a volta às coisas...o que é preciso ver, é porque é que essa desmotivação apareceu no treinador. Olhando para trás, eu digo que essa desmotivação surgiu porque lhe foram prometidas condições para trabalhar que nunca teve, porque solicitou reforços que nunca vieram (e os que vieram nunca foram reforços) e para culminar, toda a situação (uma autêntica novela!!) em torno do Rui Costa, que num curtinho passo, passa de subordinado a chefe do Camacho.

Se há culpados no meio disto tudo...é simples. São todos...o Treinador porque não conseguiu treinar como devia, os jogadores porque para além de falharem em campo, deviam ter uma atitude diferente (mais aguerrida, mais combativa e que mostrasse maior frustração e tristeza quando as coisas não correm bem), e se calhar o maior culpado, o Presidente da direcção, porque foi dele a ideia de despedir o Fernando Santos, foi dele a decisão de (re)contratar Camacho, foram dele grande parte das contratações de jogadores, e sobretudo porque não percebendo grande coisa (estou a ser simpático) de futebol, não se protegeu com a substituição de José Veiga. Assim como disse que o trabalho do treinador deveria ser avaliado no final da época, eu mesmo irei avaliar o trabalho desta direcção (e sobretudo do seu presidente) e tirar daí as minhas ilações sobre se ele deve continuar noutrro mandato ou não (isto claro no caso de ele se recandidatar). Até lá...estarei atento...

Quanto ao novo treinador, já se fala de muita coisa, e adiantam-se muitos nomes. Os que eu queria, de certezinha que não veem. Ou porque estão empregados, ou porque são caros. Por isso, sou da opinião que estando a oito jornadas do fim da época, a opção Chalana para assegurar a equipa até Maio, me parece a melhor. Não faço ideia se Chalana será bom treinador ou não...mas pelo menos é alguém que estando lá dentro, deve estar a sofrer tanto quanto nós com o estado em se encontra o clube: ele irá certamente fazer das tripas coração para aguentar o barco (é a única expressão que me lembro para isto). Assim que a época terminar, uma nova pessoa deverá tomar conta dos destinos da equipa, e do clube também, já que o Rui irá deixar de ser jogador para passar a ser director.

De qualquer das formas, e quanto aos nomes, circula na Blogosfera (e noutros meios também) que existem dois nomes já muito adiantados (que eu não vou dizer): Um é brasileiro e seleccionador nacional de um país que a nós nos diz muito, e o outro é de Coruche, já treinou a lagartagem e neste momento vê-se bastante Grego. A juntar a estes dois, fala-se no nome do Humberto Coelho, Bianchi, Le Guen, Mallesani etc etc etc...muitos outros. Neste momento, começam a aceitar-se apostas, e a adivinhar pelo que é costume, as capas dos jornais começarão a trazer novos nomes dia-a-dia...a ver se acertam!!

Só para terminar que a noite já vai longa,(pelo que apresento também as minhas desculpas pelo tamanho do texto) de qualquer das formas, e apesar do sentimento com que saí ontem do Estádio e com que encarei (e ainda encaro) a demissão do Camacho, continuarei a ir ao Estádio, e a ficar agarrado à televisão quando os jogos forem fora, e longe de Lisboa (como irá ser já esta Quarta-Feira). Isto porque eu padeço de um 'mal'/'doença' que é acreditar sempre e ter sempre muita fé, e que quaisquer que sejam as circunstâncias e as envolventes...o Benfica irá Ganhar! Tenho perfeita consciência que padeço desta condição, mas surpeendentemente (ou não!!), não me quero livrar dela.Gosto de ser assim...

Espero que vocês todos partilhem este meu problema...

Ciclos

A palavra ciclo, principalmente associada à palavra novo, tem sido constantemente usada pelos responsáveis, nomeadamente o presidente. Sempre que oiço essa expressão é porque algo corre mal e é preciso mudar. Efectivamente algumas coisas têm sido mudadas, o resultado é que tem sido uma catastrofe.
Esta época olhando apenas para os números, estamos em 2º lugar, mantemos aspirações na taça Uefa e taça de Portugal, não aparenta ser muito má, se analisarmos as exibições, os pontos obtidos, concluimos que é uma desgraça.
A demissão do Camacho julgo que era inevitável, era uma inevitabilidade para qualquer treinador que tivesse assumido a equipa nas condições que este assumiu. É o principal responsável ou faz parte de um problema muito mais global? Ao escrever estas palavras tenho uma sensação de deja vu...
Começa então um novo ciclo, desta feita de curta duração, ao que parece até ao final da época, o que por si só merece o meu aplauso.
Do Chalana espero trabalho, sorte, e alterações tácticas. Atendendo à experiência anterior protagonizada pelo mesmo, estaremos assim que possível (os nossos centrais recuperem) a jogar um 3-5-2, o que me agrada bastante, até porque podemos usar uma variação táctica para o 4-4-2 através do grego consoante as necessidades. Certamente faremos um jogo mais atractivo, e mais ofensivo, com forte presença no meio campo, o que em casa naturalmente representará mais pontos, resta saber como será nos jogos fora. Em teoria será uma táctica mais adaptada ao nosso plantel, veremos na prática.
Do futuro, considerando o tempo que temos para preparar a próxima época, espero coisas boas, também pior é dificil, será certamente mais uma oportunidade para esta direcção, que já não a mereciam, por isso mesmo será a ultima.

domingo, 9 de março de 2008

Adiós!!!

Ainda não sei bem o que dizer disto. Fui apanhado de surpresa...cheguei a casa e liguei na Eurosport para ver o MotoGp. Eis que me liga um vizinho de bancada a dizer...'Então o estúpido demitiu-se'? E eu pensei....'Mas agora o Luis Filipe demite-se'?. Afinal foi o Camacho...

Vou tentar digerir isto tudo, em conjunto com o jantar e amanhã tentarei regressar e refletir melhor sobre isto tudo.

Quanto ao jogo...nem tenho palavras. Não tenho mesmo...não é força de expressão: não consigo ter palavras.

sexta-feira, 7 de março de 2008

Os Deuses do futebol

Conversa entre os deuses do futebol encarregados da decisão de um jogo da Taça UEFA:
- Temos de equilibrar isto. Estão frente-e-frente uma equipa que já foi bi-campeã europeia e jogou quase uma dezena de finais e outra que é estreante nestas andanças.
- Está bem, mas olha que os primeiros têm mais de meia equipa lesionada e castigada.
- É pouco. Temos de fazer mais qualquer coisa. Olha, vou deixá-los a jogar com 10. Vou expulsar o ponta-de-lança. O jogo deles em Alvalade deu-me uma ideia.
- Isso é muito. Pode começar realmente o jogo agora?
- Ainda não. Agora vou dar um golo aos fraquinhos, com a bola a bater num defesa e a passar por cima do guarda-redes. Já está.
- Vamos deixar seguir o jogo finalmente?
- Espera. Deixa-me lesionar-lhes o 'capitão' de equipa. Acho que ainda têm demasiados defesas-centrais.
- Não te deixo fazer mais nada. O jogo decide-se por si. Não achas que era tempo de colocarmos um avançado a jogar pelos que só têm 10? Vamos pôr o rapaz que empolga o público, aquele que tem problemas nos joelhos.
- Ainda é cedo. Só depois do intervalo, por volta dos 60 minutos. (...) Agora, pode ser. Vamos lá ver o jogo. (...) Vês como eu tinha razão. Desde que deixámos de intervir, houve um empate 1-1. Conseguimos equilibrar isto. Missão cumprida!
- E para a semana, como é?
- Logo se vê. Se eles são mesmo bons, que vão ganhar a Espanha. Não me parece que precisem da nossa ajuda. O melhor é irmos a Munique...

segunda-feira, 3 de março de 2008

Pedido de Explicação...

Ainda a reboque do jogo de ontem, os lagartos vociferam as suas habituais frustrações no senhor do apito. Vá...o lance do Simon com o Léo é muito discutivel...é verdade!!! Mas expliquem-me como se eu não percebesse nada de futebol (mas mesmo nada...não é perceber pouco, é nada, zero, nickles, niente, nestes, népia), e muito devagarinho, de onde é quem vem esta M#$%a!

A Sério...clubismos à parte, não percebo qual a razão de tanto choro, e tanta diarreia verbal destes senhores do clube do quase. Não percebo...

Notícia Aqui...

Outra Notícia Aqui...

Ainda mais outra notícia Aqui... (o subtítulo desta então é genial!!!)

Agora expliquem-me o porquê destas declarações! Pff...

domingo, 2 de março de 2008

Cabeçudos?Onde?

Este foi à semelhança de muitos nos últimos anos, um dérby sem a chama do título por perto. Mas mesmo assim, um Sporting-Benfica (ou vice-versa) é sempre um jogo de emoções e que ninguém quer perder. Este ano, para além do título já nem uma miragem conseguir ser, as duas equipas vinham de más exibições e resultados ainda piores. Desfalcados de um lado e de outro, os dois rivais da segunda circular, apresentaram-se em Alvalade com o pensamento na vitória. Os leões para ainda acreditarem no segundo lugar, o Benfica para alargar a vantagem na luta por essa posição.
...
Mas que coisa? Não tou a escrever para nenhum jornal...tenho de começar a perder a mania (e o hábito antigo) de escrever sobre futebol, sendo imparcial e mais não sei quê, blá blá blá blá blá blá blá blá...

É verdade que os dois têm feito uma época (no minimo) miserável. Mas com o mal dos outros posso eu bem; preocupo-me é com a pobreza exibicional do meu clube, e com os 12 pontos de atraso para os Andrades. Se os lagartos estiverem a 500000 pontos de distância...SEE IF I CARE.

O que eu vi hoje, foi um Benfica até bem melhor do que aquilo que tem sido hábito. Mesmo sem vários titulares (Petit, Luisão, Nuno Gomes e à última hora também Nuno Assis), vi muita luta, muito querer, entreajuda q.b., e (ALELUIA) algum Futebol. É certo que do outro lado estava uma equipa que não só não prima pela qualidade exibicional, como também parece que fazem deste, o jogo da sua época. Entrámos mal...é certo, e confesso que aos 15 minutos e a perder por 1-0, pensei que ia ser mais uma tarvessia no deserto como tem sido hábito. Mas a equipa parece que juntou forças e esforços, cresceu, equilibrou a partida e dominou, culimando com um golo de Cardozo...de cabeça. Depois dos 20 minutos...pouco se viu dos lagartos. Na segunda parte, conseguimos inclusivamente trocar a bola, e fazer mais do que 2 ou 3 passes sem perder a dita, ou atirá-la para a bancada. Já não via isto no Benfica há muitos jogos...sério que não via. O que é costume é: bola dos centrais para a frente, e bola perdida; ou então, bola para o Rui Costa e o maestro que resolva. Vi algum entendimento, boas jogadas pelas linhas, e um entrosamento entre colegas que rareia pelas lados da Luz esta época....gritaram-se 'Olés' em Alvalade. Não quer dizer nada...mas por um 'Olé' que seja aos Lagartos é sempre bom.

Vão dizer: 'Ó Martunis: foi contra os lagartos pá'. Sim é verdade...mas apesar de tudo, o Moreirense, o Feirense, o Paços de ferreira, a Naval e outros tantos (sem desprimor para estes clubes) não são certamente melhores equipas que os Betos Viscondes do Campo Grande, e contra esses não sei se fizemos alguma série de 3 passes sem perder a redondinha. Portanto...apesar de não ser brilhante...mostrou que os homens de encarnado até sabem fazer a coisa. Só me pergunto é que porque não o fazem sempre...???

Empatámos. Conscientemente, axo que podiamos ter ganho...e mereciamo-lo; mas se tivermos em conta que o titulo já lá vai há muito tempo, agora é concentrar energias na Taça de Portugal (único troféu que acredito termos algumas condições de ganhar), tentar fazer boa figura na UEFA (para ganhar alguns trocos mais), e garantir o segundo lugar. Logo...tarefa cumprida. Nota? Um suficiente...mas como eu dizia na Faculdade: 'deu para passar'.

Individualmente: Quim - mal batido no golo, de resto sem mácula. Nélson - distraído, desconcentrado a defender, trapalhão a atacar, e ainda por cima foi expulso (vamos ter de levar com o Luis Filipe para a semana). Edcarlos - Entrou muito mal e é co-culpado no golo lagarto; equilibrou-se e juntou-se á luta. Katsou - O melhor da defesa. Léo - subiu pouco, lutou muito mas não foi o Léo que nós tanto gostamos. Binya - o costume; foi dos melhores. Matraquilho (vulgo Maxi Pereira) - Nitidamente em baixo de forma, ainda assim nunca virou a cara. Rui Costa - Muito marcado, o que demonstra que aos 36 anos, ainda mete muito medo ao adversário. Sempre que conseguiu pegar na bola fez miséria. Os seus cruzamentos continuam a ser 'mel'. Di Maria - Inconsequente, a par de Nélson o pior. Rodriguez - mesmo limitado, lutou muito, correu ainda mais, tirou alguns bons cruzamentos. Pena foi o remate (antes do golo de Cardozo) que passou rente ao poste. Cardozo - Sozinho na frente, lutou lutou lutou...marcou um golinho, e pena também foi aquele remate do meio da rua nos descontos não ter dado golo. Devia ter visto vermelho directo por ter sequer prestado atenção a uma besta chamada Tonel. Pespi...perdão, Spesi: mais um para se juntar ás ganas. Zoro - Varreu. Luis Filipe - Provavelmente o seu melhor jogo pelo Benfica...não tocou na bola!!!!!

Apesar de não termos ganho, e olhando claramente para este jogo, (futebolisticamente falando) foi dos melhores jogos que fizémos nos últimos meses. Contra os lagartos sabe sempre bem ganhar, nem que seja a feijões...mas vá lá: fizemos uma boa acção.

Notas de remate:

1 - Os lagartos estão em quinto.
2 - O Tonel tem jeito para o Teatro.
3 - Depois de terem dito raios e coriscos das claques do Benfica no último Benfica-Sporting, desta vez foram os Betos do Sporting que lançaram pedras, garrafas de vidro e outras coisas. E depois os animais somos nós...Só prenderam três.
4 - Vamos ter de levar com o Luis Filipe outra vez...FDX!!!!
5 - O P. Bento diz que o golo do Benfica nasce de um canto que não devia ter sido assinalado. HM?????Será que o gajo anda a beber da mesma garrafa que o Paulinho?
Quinta la estarei...estaremos!