sexta-feira, 18 de abril de 2008

Uma questão de timing

A movimentação de adeptos. A participação de sócios de forma activa na vida do clube, é algo que muito prezo e dignifica o clube. Ao contrário dos nossos vizinhos da 2ª circular o Benfica enquanto clube, há muito que elege os seus presidentes de forma democrática. A voz dos sócios é e deverá sempre ser ouvida, mas estes também devem falar com sentido de responsabilidade, e com o intuito de não beliscar o nosso clube. Toda a nossa movimentação e acção deverá ser sempre com o intuito de elevar o clube e não o contrário.
Quem por norma assiste a este nosso espaço de conversa, certamente já se apercebeu que sou de há muito um critico da actual direcção, ou melhor dizendo, da não gestão desportiva da presente direcção, por conseguinte defendo um novo rumo para o clube, e tenho a perfeita convicção que o tempo de LFV há frente do futebol do Benfica tem e deverá ter os dias contados, mas não a qualquer preço. Eleições antecipadas nesta altura, sem a certeza de existir uma alternativa credível e que acrescente valor ao clube é estender uma passadeira para um novo Vale e Azevedo, com todas as consequências que daí podem advir.
O timing da manifestação é a todos os níveis péssimo:
- Antecede um jogo importantíssimo;
- É posterior e resulta de 2 resultados muito maus;
- Não tem definida nenhuma estratégia, nem assenta num projecto, o que só por si é revelador de precipitação;
- Eleições a serem marcadas agora, só ocorreriam na melhor das hipóteses em Junho;
- O planeamento da próxima época desportiva era inexistente;
- Legitimava a actual direcção a desculpas tais como, não nos deixaram concluir o nosso trabalho;
O futuro do nosso clube é demasiado importante para ser decidido em dois meses. As alternativas e os projectos deverão começar a ser tratados para serem discutidos em sede própria, nas eleições que deverão ocorrer em 2009, e todos nós em consciência e com responsabilidade daremos o nosso contributo.

quinta-feira, 17 de abril de 2008

Tácticas

As tácticas em cada jogo são de extrema importância, já lá vai o tempo em que um conjunto de bons jogadores metidos no campo de uma forma mais ou menos equilibrada era o suficiente para um desfecho positivo do jogo. No jogo de ontem provou-se que pequenas coisas podem fazer muita diferença, mas provou-se sobretudo, para quem tinha qualquer duvida, que o controlo do meio campo é essencial e fulcral para se ganhar jogos.
Quem assistiu ao encontro entre o Sporting e o Benfica facilmente percebeu que existiu um jogo com Adrien e outro sem o Adrien, exactamente pelo controlo do meio campo. O Benfica entrou no jogo com Petit e Rui Costa no meio, muito bem adjuvados pelo Maxi e pelo Rodriguez, contra um meio campo do Sporting onde Adrien andava perdido e Romagnoli ausente e o vuckevic encostado em demasia ao lado esquerdo, o Moutinho não dava conta do recado. Controlando QB o meio campo com esse Joker que se chamou Di Maria, o Benfica deu cabo do Sporting.
No final do 1º tempo, mas sobretudo na segunda parte tudo mudou. O Sporting inflacionou jogadores na zona intermediária, passou a ter controlo face a um Petit debilitado fisicamente e a um Rui Costa a arrastar-se pelo campo. A substituição do Di Maria pelo Sepsi foi a estucada final. Se o meio campo adversário já controlava as operações, a supremacia não era mais evidente porque o Rodriguez ia amparando as coisas com grande atitude defensiva, a partir da substituição encostámos Sepsi à esquerda (?), adiantámos o Rodriguez e deixámos sós e perdidos o Petit e Rui Costa nas condições já descritas. Em resumo estendemos uma passadeira até à nossa defensiva que viu-se desamparada perante cinco e às vezes seis jogadores adversários ( os 3 avançados mais o Ismailov, o Vuckevic e tb o Moutinho). O resto é a história triste que vimos.
Custa-me a perceber porque é que tendo o Bynia no banco e perante o desenrolar do jogo, não foi a primeira opção? Porque é que o Rui Costa tem que jogar 90 minutos?
Foi mais um exemplo de uma triste época e que infelizmente ainda não acabou.

Nota: ainda que ache pouco relevante falar de arbitragem, pois não foi por aí que as coisas descambaram, ajuda muito não marcar um lance gritante do Luisão. E mais ainda por faltas parecidas para nós representaram cartões amarelos para outros nem por isso.

Derby

Vou ser sincero, ontem estava à espera que o Benfica desse um ar da sua graça, que as bolas que não tem entrado nos jogos anteriores entrassem ontem, e que mais uma vez a equipa em pior forma fosse a vencedora do derby.

Assim foi até à primeira parte, e de uma forma agradável até. Tenho de destacar o mérito do Chalana pela forma como montou a equipa, embora a titularidade do N. Gomes fosse discutivel.

Mas a desgraça veio depois e explica-se em dois aspectos fundamentais, a atitude e as opções de banco. Uma equipa veio com outra atitude e outra perdeu-a, um treinador emendou os erros de casting e corrigiu a tempo, e o outro, desculpem lá, mas "amedrontou" e "enterrou" a equipa.

Não pretendo aqui "crucificar" o pequeno génio, não tem culpa do que está a acontecer, quem dá o que pode a mais não é obrigado, mas parece que voltamos a ter vacas sagradas! Tenho muito respeito pelo Petit e pelo que já deu ao clube mas neste momento ele não está em condições de ser titular no Benfica. Perdemos o jogo no miolo. O Rui Costa estoirou, o Petit não podia com o c...
Pergunto, para que é que serve ter no banco um gajo com a disponibilidade fisica e vigor defensivo como o Bynia!?

Este ano parece que estamos destinados a fazer história pela negativa, só espero que tenha terminado por aqui e que dignifiquem a camisola nos próximos jogos!

terça-feira, 15 de abril de 2008

0-3

É o resultado que eu estou à espera de ver em Alvalade na próxima 4ª feira.

O mais recente resultado, apesar de triste, era só para comprovar a teoria de que a equipa em pior situação é a que ganha os derbies.

sábado, 12 de abril de 2008

Frase do dia...

"Meu amigo...isto aqui é como os melões: só depois de abertos é que se sabe se são bons"

Fernando Chalana, quando questionado sobre a entrada de Luisão e Binya no onze inicial frente à Académica.

LFV

O Presidente de um clube como de qualquer outra empresa é sempre o principal responsável pelo que de bom ou mau acontece. Esta época tem o rosto do LFV marcado, já foi amplamente discutida a sua não gestão desportiva, o que ainda não foi discutido é a sua forma de estar perante a equipa. Na semana passada após o excelente jogo frente ao Boavista e no seguimento de uma arbitragem muito pouco simpática para as nossas cores, assistimos a uma reacção enérgica de LFV disparando em várias direcções. E agora perante a derrota de ontem, porque não ter uma reacção também muito enérgica de claro apoio à equipa?
A impressão que dá, é que nas vitórias ou nas boas alturas o Sr. LFV dá a cara e aparece, quando as coisas não correm bem, a direcção esconde-se e deixa o plantel e equipa técnica entregues a si mesmos, sem qualquer protecção.

Pequeno Genial

O que aconteceu no jogo de ontem foi algo perfeitamente absurdo. A equipa claramente não estava preparada mentalmente para jogar e mais uma vez a sorte virou-nos as costas. Um dia triste, mas para mim especialmente triste após ter ouvido a conferência de imprensa após o jogo. Ainda não tive oportunidade de ver as imagens, apenas ouvi na rádio quando regressava a casa, mas tive a certeza que havia alguém mais triste do que eu, falo de Chalana. O nosso treinador estava de rastos sentiu aquela situação como poucos, tenho para mim que actualmente no Benfica poucos devem ter sentido aquela derrota como Chalana a sentiu. Isso fez-me pensar, lembrei-me de todos os que se vão aproveitar para ligar este dia ao Chalana, para acusa-lo da possivel não classificação para a Liga dos Campeões e afirmar que está a mais no clube. Por esses e por ontem apetece-me pedir-lhe desculpa. Aconteça o que acontecer Fernando Chalana será sempre o Pequeno Genial, e é dessa forma que me vou lembrar dele.

terça-feira, 8 de abril de 2008

Pergunta no Ar...

Ao ler esta notícia aqui, surgiu-me de imediato uma questão que deixo no ar...
- Será que depois da brilhante exibição deste senhor no Belenenses-Porto, não seria de bom tom tê-lo deixado logo de fora na última jornada?

domingo, 6 de abril de 2008

Strange Dejá Vú...

No campeonato passado, presenciei um dos jogos mais incriveis em toda a minha vida: foi no Estádio da Luz, frente ao clube das 'camisolas engraçadas'. Muitos remates, muitas oportunidades de golo, bolas no poste, bolas na trave, bolas defendidas em cima da linha, penalties por marcar...e a bola que não entra. Nessa mesma noite, provavelmente pela primeira vez, saí da Catedral depois de um empate sem estar minimamente chateado; triste com o empate, mas consciente de que os jogadores deram tudo o que tinham; tudo...menos um golinho...meio golinho que fosse.

Pensava eu que um jogo desses acontecia uma vez numa vida...enganei-me! Ainda daria para pensar que a Sport Tv se tinha enganado e tinha posto a cassete desse jogo incrivel do ano passado, não fosse o jogo ter em volta as bancadas do Bessa em vez das da Luz. Vi em campo um Benfica que este ano não conhecia...que nunca tinha visto. Um Benfica a trocar a bola, os jogadores a saber que espaços ocupar, a manterem a posse da bola, a criarem oportunidades de golo, a massacrarem, e a darem tudo o que tinham. Mais uma vez....faltou o golo.

Como Benfiquista, é impossível ficar zangado com a equipa, e com a atitude dos jogadores. Fico com pena pelo empate, mas mais que isso não consigo. Mantenho a minha tristeza e a minha zanga com o responsável-mor pela desastrosa época 2007/2008. Onde é que estes jogadores e esta equipa andou toda a época? Se os jogadores são os mesmos e o treinador diferente, não me parece muito complicado perceber de onde vem a causa/culpa para tão grande diferença...mas isso é história para posts já escritos e certamente ainda por escrever.

Só para terminar, e sem o querer utilizar como desculpa pergunto-me como é que há uma semana, o Sr Lucílio 'Boi preto' Batista viu um penaltie que não existiu (sobre o Quaresma) que deu a vitória aos Andrades, e hoje não viu um lance capital clamoroso na mesma altura do jogo? Será só incompetência...?

Deixo só uma dica, que um dia destes irei certamente desenvolver: porque não dar uma hipótese ao Fernando Chalana como treinador principal?

O processo

Não, o título deste post não se refere ao processo apito dourado, nem a qualquer tipo de processo Kafkiano, que sirva para desculpar o estado em que se encontra a nação benfiquista! No momento em que escrevo, imagino que na cidade do Porto, se festeje uma vez mais a conquista do campeonato nacional, para os mais distraídos o 23º da sua história...
Não querendo entrar em considerações sobre a razão ou razões (e da legalidade e justiça...) da supremacia do F.C. Porto, nos últimos anos, gostaria de abordar um assunto que de algum tempo a esta parte me preocupa! E que consiste no processo de renovação dos adeptos do clube e consequente influência nos anos que se avizinham desta situação!
É comum dizer-se que nós os Benfiquistas somos 6 Milhões, não são poucas as vezes em que usamos isso como arma apontada ao orgulho tanto de ceportemguistas, como de andrades, infelizmente, este começa a ser dos poucos pontos onde a nossa supremacia ainda se faz notar, e digo ainda, porque estou em crer que neste momento já está em curso um processo silencioso que em 2 ou 3 gerações, quiçá um pouco mais, poderá acabar com aquilo que ainda hoje usamos como bandeira!
São muitos os factores que levam alguém a ser Benfiquista, desde a influência familiar, à grandeza inerente dos títulos conquistados, ou apenas porque sim (afinal de contas nos é que somos o Benfica...), mas, hoje em dia, há um factor que me parece determinante para esta minha preocupação se acentuar e que é a falta de grandes conquistas por parte do nosso clube, quer sejam conquistas nacionais ou internacionais!
Não tenho dúvidas, como é óbvio, que a nossa grande massa de adeptos tem como base de partida, as nossas inúmeras conquistas das décadas de 40, 50, 60, 70 e parte dos oitentas, a juntar aos títulos, poderia também falar na grande empatia que havia com os jogadores da altura...
Sabendo que as crianças gostam de se identificar com os campeões, e fazer disso a sua afirmação pessoal, perante a sociedade, familia e amigos, e sabendo também que, quer se goste ou não se goste, a conquista de títulos por parte do F.C. Porto nos últimos 20 anos ter sido esmagadora (independentemente de serem conseguidos de forma duvidosa), tudo me leva a acreditar que infelizmente, ou alteramos a nossa própria história e retomamos rapidamente o trilho do sucesso e da glória, ou seremos ultrapassados por essa corja que são os portistas... e não só no número de títulos conquistados...

Ps. é óbvio que gostaria de abordar mais assuntos (e porventura mais importantes) do nosso clube, mas por agora deixo só este assunto à vossa consideração

sexta-feira, 4 de abril de 2008

Aviso à Navegação...

Só assim de fininho, não tenham cuidado com isto aqui que não é preciso. Já o ano passado perdemos um Grego por razões semelhantes, e vimo-nos Gregos para o substituir ou arranjar alguém parecido. O que o homem quer é mais dinheiro...o Katsou olha para o Zoro, Butt e Makukula (só exemplos) e pensa: " Fonix...mas estes tipos não jogam nada, não fazem nenhum e ganham muito mais dinheiro do que eu, que jogo sempre (e por norma bem diga-se), e jogo onde for preciso? Vou-me mas é embora daqui...".

Eu não sou nem costumo ser adepto deste tipo de atitudes a pedir para saír, ou a pedir mais dinheiro e a dizer que é por 'saudades de casa' e mais não sei quê. mas há casos e casos...se o Luis Filipe me pedisse mais dinheiro porque tinha saudades de casa e da família..."meu amigo; a familia é muito importante, vai ter com eles". Agora neste caso não...paguem-lhe mais, dêem ao homem outro estatudo na equipa, mandem o Luisão embora, façam o que quiserem, mas segurem o Katsou no plantel SFF.

Falar em saídas, só se for por venda...e por muito dinheiro que este homem valem muito e nós não estamos em Saldos...agora não sejam otários que como o Katsouranis não arranjam outro tão cedo.
PS. Já tenho bilhete para a meia final da Taça na Churrasqueira do Campo Grande...mais alguém daqui vai?

quarta-feira, 2 de abril de 2008

Vamos lá ver se a coisa engrena...

Que isto só neste fim-de-semana (e a dois euros cada golo) lá foram 8 euritos para cada Cartão Visa do Benfica...