quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Prognósticos

Fábio Coentrão vaticinou uma vitória do Benfica no Dragão por 4-0. Não sei se este prognóstico se trata de um auto de fé, um sonho, esperança ou resulta de observação cuidada de factores nas equipas que me têm escapado. Sinceramente não tenho pejo nenhum em afirmar que nesta altura o fcp é melhor. Tem melhor conjunto, joga em casa (nos últimos anos a história tem sido madrasta para as nossas cores) e acima de tudo possui individualidades que podem decidir o jogo de um momento para o outro. Hulk, João Moutinho, Jorge Sousa e assistentes podem em qualquer altura inclinar o prato da balança o que em jogos equilibrados por norma é decisivo. Do nosso lado a fragilidade defensiva que nos continua a acompanhar (o único jogo em que não sofremos golos jogou o Jardel em vez do Garay, será coincidência?) não me deixa nada confortável. Penso que continuamos desequilibrados em termos de conjunto principalmente no aspecto defensivo, temos potencial para crescer mas neste momento parece-me curto para enfrentar fcp/apaf.
Tratando-se de futebol tudo pode acontecer e o segredo para o sucesso passa pela abordagem ao jogo. Julgo que JJ deve encarar esta partida da mesma forma que o fez no embate frente ao Manchester, reconhecer a superioridade ao adversário, ser humilde e sobretudo realista. Mais importante que o resultado final está o impacto deste para o resto da época.

4 comentários:

  1. O Fábio Coentrão é mas é parvo. Depois do que se passou no ano passado, e com o Hulk e o Moutinho em forma, vem com estes bitates completamente dispensáveis. Os portistas movem-se pelo ódio, pelo picanço. Ninguém pivou ninguém durante a semana e este parvo tinha que vir abrir a boca!
    Acima de qualquer esquema ou táctica, maturidade mental é o que se pede aos jogadores. Cabeça fria e concentração. E o resto, devido à sua qualidade, será bem mais fácil.
    Abraço
    http://irredutivelslb.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  2. É completamente estúpido! Só tem pés e umas pernitas... Quanto a cérebro, ficou manco!
    Para se desculpar das parvoíces que protagonizou antes da ida para Madrid, não precisa nem deve passar graxa parva, estúpida e acima de tudo dispensável!
    Coitado, ainda é um jogador à moda antiga, do tempo em que nem falar sabiam...

    ResponderEliminar
  3. Vários pontos podem ser a diferença entre sucesso e insucesso neste dérbi. Até agora não me parece mal, por diversas situações:
    1 - Dirigentes calados. A onda de provocações habitual tem vindo a beneficiar os porcos nos últimos anos. Acabamos por raramente lidar bem com elas, por isso... tranquilidade do nosso lado. Espero que se mantenha no final do jogo, em especial com o mau perder dos andrades...
    2 - Boa postura no discurso do Jesus. Afinal, a grande estocada já havia sido dada. É claro que ele via jogos do Porco. Só o Vitor das Peras não via os jogos do Benfas. Que discurso tacanho. Bah...
    3 - A pressão do lado dos porcos. O jogo é em casa deles, as mudanças foram poucas, o Hulkiu está de volta e o estádio... cheio. Mas isto representa a obrigação de ganhar...
    As chaves do nosso lado:
    Não haver expulsões nem reagir a quente. Porque n deixar o Hulk irritar-se, forçar o Fernando, Belushi ou qualquer dos defesas direitos a amarelos cedo, intranquilizando a equipa porquista?
    Bola do nosso lado. Sinónimo de confiança e facilmente irritando o adversário. Neste papel, witsel, aimar e gaitan serão fundamentais.
    A aposta:
    Artur, Emerson, Luisão, Garay e Maxi, Javi Garcia, Witsel e AImar, Gaitan à esquerda e Ruben à direita, Tacuara ou a surpresa Rodrigo na frente.
    Explicação: Gaitan na esquerda é outra fruta e é capaz de forçar faltas do lado esquerdo com facilidade (venham os amarelos!). Ruben na direita cumpre mais tacticamente, é inteligente nas subidas e conserva bem a bola. Sustém assim as subidas do lateral. Finalmente o joker Rodrigo. Tenho dúvidas que Jesus ponha este coelho mas aposto que seria interessante. Um homem menos fixo e mais rápido na frente era bem capaz de desorientar os centrais pezudos dos porcos. E o puto quer mostrar valor (sem desprimor do enorme Tacuara). Quanto a Nolito ou Bruno César, são sempre alterações válidas com qualquer dos resultados.
    Ganhar? Porque não? Último prognóstico: 1 - 2. Garay e Ruben. Pumba...
    Já agora, adicionem o link do meu blog. O vosso já "dispara" no meu...
    http://carregaslb.wordpress.com
    Saudações envaidecidas...

    ResponderEliminar
  4. Eu estou com fé! Talvez por não detectar uma fé generalizada, não sei, mas tenho-a... Acredito no Emerson e passará por aí a chave do jogo.

    ResponderEliminar