sexta-feira, 6 de julho de 2012

Os empréstimos

Andam muitos de nós a denunciar em blogs e etc que uma das principais armas do domínio que o fcp exerce sobre vários clubes da 1ª liga são os camiões de jogadores que todos os anos lhes emprestam, muitos dos quais misteriosamente se lesionam sempre antes dos jogos com o patrão e colocam sempre o dobro do empenho e agressividade nos jogos com o Glorioso. Pois agora que a liga aprovou a proibição desses empréstimos, o Benfica está contra. Pasmo. Mesmo que isso nos cause alguns engulhos no imediato por causa dos nossos jogadores que já tinham empréstimos definidos e acordados, não percebo como não se vê que esta é uma medida que com o tempo nos irá beneficiar, porque irá contribuir para uma diminuição da influência dos corruptos. Já temos Equipa B para colocar os jogadores jovens. Para os menos jovens, há sempre a possibilidade de empréstimos no estrangeiro. Sinceramente, não vejo qual é o problema. Os nossos jogadores que não têm lugar imediato no plantel principal têm de compreender que a Equipa B e a 2ª liga são uma opção válida de carreira, uma oportunidade para se afirmarem e uma antecâmara da Equipa principal. Não são um degredo nem um castigo. A presença das equpas B e outras com jogadores jovens de qualidade só será benéfica para o aumento de qualidade da 2ª liga, à semelhança do que acontece noutros países. Ao menos na 2ª liga há equilíbrio e as equipas jogam de igual para igual - e não a fazer metade dos jogos com 10 a defender e a dar pancada como é o caso de muitas equipas mais fracas da 1ª liga. Esse tipo de futebol, chamemos-lhe assim, hiperdefensivo, é que não é escola para ninguém, muito menos para jovens jogadores. Acho eu.

5 comentários:

  1. Toda e qualquer decisão que se pudesse tomar neste tema, teria sempre que partir de uma premissa: Os clubes saberiam as regras. Não é em final de Junho que se pode tomar este tipo de decisão.

    Relativamente aos empréstimos, sou a favor da possibilidade da sua existência desde que regrada. Penso que limitar a um jogador por equipa sem utilização em jogos frente ao clube de origem, seria razoável.

    ResponderEliminar
  2. Enorme benfiquista Hermenegildo, em relação a este assunto escrevi o seguinte e que julgo ir de acordo ao que aqui dizes: "Compreendo que o voto do Benfica tenha sido contra esta medida, pois haviam já vários atletas excedentários colocados, entendo ainda que se defenda que esta medida não deveria ter sido decretada tão perto do começo de uma competição e que até deve-se ter um período de transição, mas como aqui defendi muitas vezes, na sua essência, sou completamente a favor desta medida, pois ela defende a verdade desportiva e lamento até que a direcção do Benfica tenha votado contra, mas repito, atendendo ao que atrás disse, compreendo.
    Esta medida da Liga, ao contrário do que alguns dizem, em nada vai agravar a situação financeira débil dos clubes, assim se mudem algumas mentalidades e se ponham fim a um conjunto de interesses instalados, o que esta medida vai obrigar e bem, é que muitos clubes deixem de ficar dependentes e a dever favores aos grandes clubes e obrigá-los a apostar em jovens da formação, isto na ausência de capital para comprar jogadores em catadupa e de qualidade duvidosa, factor esse que poderá ter reflexos positivos a médio prazo no aparecimento de jovens valores portugueses e que bem falta começam a fazer ao nosso futebol.

    Tal medida vai ainda fazer com que os maiores clubes nacionais sejam mais racionais nas suas compras e impedi-los de comprar a granel, com tudo o que de positivo isso acarreta quer para as finanças dos clubes, quer para um diminuir de uma política comissionista que graça no futebol português.
    O futuro dirá se tenho ou não razão, mas a mentalidade e desonestidade de grande parte da classe dirigente do nosso futebol, pode ser o maior entrave à evolução desta modalidade e a positividade desta medida, é até preocupante que em vez de se tentar mudar um certo modo de estar dos clubes, estes estejam já mais preocupados em encontrar lacunas nesta lei e um modo de a contornar, bem à portuguesa."

    ResponderEliminar
  3. Também estou de acordo em que o timing foi péssimo e penso que se poderá agora corrigir a medida de forma a que se torne mais razoável - por exemplo, limitar o nº total de jogadores que um clube pode emprestar no seu todo, e o nº de jogadores que pode emprestar a um só clube. Talvez 10 no todo e 2 por clube seja um nº razoável.

    Mas para 2013/14 poderia mesmo vigorar já a proibição total.

    ResponderEliminar
  4. Toda esta alteração tem a concordância absoluta de alguns Benfiquistas que sempre viram em todas as decisões das poderosas instâncias do futebol Português boas e racionais intenções.

    Claro que a indignação vai toda dirigida ao próprio clube esse verdadeiro inimigo da verdade desportiva!

    E claro que esta medida vai mesmo civilizar o futebol Português, os sorteios (são regrados) são credíveis, a APAF e os seus (tem regras) são credíveis, os negócios (existem regras) são credíveis, a CS (tem código deontológico) é credível etc. etc.

    Claro que agora (com regras) tudo ficará limpo no que toca ao controle de equipas menores, via treinadores e jogadores!
    Como é evidente os clubes menores que votaram a medida não são os mesmos que à anos se vendem ao poder! É por demais evidente que repentinamente se vão prejudicar em favor do futebol Português!


    A ingenuidade é uma coisa perigosa meu caro!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Leste misteriosamente no meu texto coisas que eu nem escrevi nem pretendi inferir.

      Eliminar