segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

Os "Apagões"

São extremamente preocupantes os "apagões" que a nossa equipa sofre regularmente em momentos cruciais e geralmente em casa contra adversários menos cotados.

Estão na memória de todos nós - Estoril, Belenenses, agora o Aoruca. Já para não falar da final da Taça.

No caso do Campeonato actual, que é o único que interessa agora, ambos os empates se deram poucos dias antes de um jogo da Champions. Não pode ser coincidência.

Sabemos que os jogadores são profissionais, que muitos aspiram a melhorar os seus contratos, que a Champions é uma grande montra. Nada tenho contra o facto de cada um ter objectivos profissionais e pessoais de melhoria, como todos nós.

O que não pode acontecer é que os objectivos individuais vão contra os objectivos da equipa. E é isso mesmo que se está a passar. Não estou a dizer que os ojogadores fazem de propósito, que se empenham menos - mas de facto, mesmo que seja inconscientemente, é óbvio que entram nestes jogos contra equipas pequenas a poucos dias de jogos europeus com a cabeça já no jogo seguinte.

Para um jogador, fazer nem que seja mais uma eliminatória da Champions pode ser a diferença entre sair para um contrato melhor ou não o fazer. Mas para o Benfica, conquistar a Champions é um sonho lindo mas pouco concretizável, e ser Campeão Nacional tem de ser o objectivo principal.

Eu propunha ao Presidente duas medidas:

- Os prémios pelo sucesso na Champions deveriam também depender de alguma forma dos resultados no Campeonato nos dias que antecedem os jogos europeus;

- Sempre que haja desastres como o de 6ª feira, metade da equipa que tivesse feito o jogo de campeonato ficava afastada do jogo europeu seguinte, como castigo, fossem quais fossem as consequências desse facto.

A médio prazo, acho que são medidas que surtiriam efeito.

7 comentários:

  1. E que tal sugerir que a direcção se demita e dê lugar a alguém que, efectivamente goste do BENFICA desportivo e não no BENFICA veiculo de cimento?

    Se calhar resolvias estes problemas e muitos mais. Espero que não respondas com a ladainha da alternativas pois essas existem desde que o BENFICA volte a funcionar numa lógica democrática o que já não acontece hà alguns anos.

    ResponderEliminar
  2. diziam tanto mal do sporting mas ele correu com brumas e iloris ke keriam era dinheiro e todos os outros ficaram com medo do mesmo e agora so kerem correr kem nao ker sai fora e a ekipa nao se resentio,axo ke se devia fazer o mesmo no benfica ke le so kerem ao fim do mes la ter o dinheiro mas correr nem nada,mas ke ke faz mas impresao sao os jogaores mais antigos do clube fazerem isso,..o luisao esta ca tanto tempo e nao sabe fazer um remate de cabeça,fonix!!

    ResponderEliminar
  3. Plenamente de acordo, e baixar no salario.

    ResponderEliminar
  4. Nao sei e se nao havera muita gente a ganhar com as apostas. Quanto rendeu uma aposta que o modesto arouca empatava?

    ResponderEliminar
  5. patriarca disse:

    O Carraça foi embora, mas no interior do Benfica existem outros hematófagos que se não houver urgentemente um ataque a "essa praga", dificilmente o Benfica sairá do AMORFISMO abismal em que o colocaram, também com conivência e responsabilidade máxima de LFV.
    Um dos factos relevantes e "QUASE ÚNICO" para o que está a acontecer no Benfica, foram a Renovação com um anti Benfiquista que de treinador só tem o Ordenado CHORUDO e a sua destreza malévola como fala e age perante o declínio acentuado da equipa, desculpando-se sempre e incriminando quem menos culpa tem, não tendo coragem nem seriedade de assumir a trampa que faz no clube, pois se fosse pessoa de bem há muito que tinha colocado o SEU lugar à disposição, já que ELE sabe que à frente do Benfica nada ganha ou ganhará.

    ResponderEliminar
  6. Esta questão colocar-se-ia se o Lima não tem falhado tantos golos?! Infelizmente, parece-me que os problemas da equipa são maiores e mais difíceis de resolver que apenas a atitude dos jogadores.

    ResponderEliminar
  7. Uma nota final. Obviamente que a vitória de ontem, sendo interessante, não redime a equipa do jogo com o Arouca.
    O jogo de ontem não serviu para nada, e na melhor das hipóteses serviria para seguirmos em frente numa competição que dificilmente poderíamos ganhar.
    O jogo com o Arouca pode-nos custar o título nacional.
    Não há comparação, nem redenção, possível.

    ResponderEliminar