quinta-feira, 29 de agosto de 2013

Prémio justo

Não sou grande adepto de antecipar cenários referentes a arbitragem. Não costumo recear os árbitros e acho sempre que podemos ganhar independentemente dos Proenças desta vida. Contudo gosto de ver determinados pormenores e coincidências, e neste início de época tenho admirado a forma como os meios de comunicação social têm elogiado o sporting e admirei ainda mais a nomeação de Hugo Miguel para árbitro do dérbi. 

É que para além do Sr. ser sportinguista, o que até nem é muito relevante atendendo ao Benfiquismo de Proença, vem-me logo à memória o jogo em Coimbra de há duas épocas e o Paços Ferreira vs FC Porto da última jornada da época transacta. 

quarta-feira, 28 de agosto de 2013

O capitão

Os Benfiquistas são tão ciosos do seu clube e querem ser tão interventivos em tudo o que envolve o clube que por vezes, digo até bastantes vezes, acabam por prejudica-lo.

No domingo, perante a adversidade, infortúnio, num jogo que tinha, a determinada altura, tudo para correr mal, estoicamente em 2 minutos, os últimos do jogo, marcámos dois golos e virámos um resultado extremamente negativo. A motivação originada por esse momento foi notória e deveria ser catapultada por todos para o resto do campeonato, com principal incidência nesta semana que antecede o dérbi com a lagartada. Em vez disso, o que se lê e ouve, ao ponto dos jornais o noticiarem, é que Gaitán, quando foi substituído, fez cara feia e Luisão respondeu de forma pouco educada a alguns adeptos.  Li inclusive que Luisão deveria ser sancionado, deveria retratar-se, deveria perder a braçadeira, etc…
 
Luisão é o capitão da equipa de futebol do Sport Lisboa e Benfica, quanto a mim uma das funções do capitão é, no recinto de jogo, defender intransigentemente os colegas de equipa, a camisola que enverga e o clube no seu todo. Foi exactamente isso que Luisão fez: defendeu os colegas da equipa perante quem tentava agredi-los, a única diferença é que os autores dessa tentativa de agressão deveriam ser quem os apoia. Leio que é uma atitude condenável porque os sócios têm o direito a criticar porque pagam, leio que Luisão deveria respeitar o clube, o que fez foi um desrespeito.
 
Sei que a perfeição é algo que todos devemos procurar atingir, num mundo perfeito Luisão não deveria ter agido daquela forma, foi impulsivo e reagiu mal, mas nesse mundo igualmente perfeito os adeptos que insultavam os jogadores também não o deveriam fazer. Pagam bilhete, quotas, têm o direito a criticar, tudo bem, assim como quem é agredido tem o direito de não gostar e, sendo um ser humano, por vezes comete erros e não actua da forma mais correcta, o que é compreensível.

Perante isto, vamos seguir em frente e esquecer estas minudências que em nada nos ajudam. Luisão já deu a melhor resposta e à capitão: “Desde que o Benfica ganhe, durmo descansado” o que subscrevo integralmente.

sábado, 24 de agosto de 2013

Olhar em frente

Não posso dizer que não gostei da entrevista do nosso presidente, também não consigo afirmar que delirei com a mesma. Acho que esta era essencial só peca por tardia. Não se resolveram todas as lacunas existentes mas foram dadas algumas pistas sobre o que se pretende fazer.
Para mim o sumo da entrevista está em Rui Costa. Foi metido em lume brando numa fogueira onde já paira JJ. O que resultou desta entrevista foi que o maestro é quem dita as regras em termos de construção do plantel, assumindo pelo menos publicamente as funções de director desportivo. Isto era algo que eu há muito defendia: alguém que percebesse de futebol que entrasse na estrutura para a conduzir e impor limites às desventuras do treinador (seja ele qual for).
Assim sendo, por ora enterro o "machado de guerra" e vou desfrutar do futebol que a equipa nos tem para oferecer, esperando que seja o suficiente para festejarmos muitas conquistas.

PS: Também foi dada uma indicação importante para a luta contra o sistema: acabar com a subscrição na SportTV e massificar subscrição e visionamento da Benfica TV.

quarta-feira, 21 de agosto de 2013

Erros nossos e alheios, má fortuna, amor ardente pelo Benfica

Caros co-bloguistas TC e MLeal,

Algumas notas após a leitura dos vosso últimos posts. (isto estava para ser um comentários mas ficou tão longo que resolvi transformá-lo em post).

 Em primeiro lugar, acho que ambos têm razão, ou pelo menos ambos têm boas razões, o que já não é pouco.

Foram apontadas aqui duas vertentes que têm causado o nosso insucesso - erros próprios e o sistema. Concordo com ambas, só não concordo que se hierarquizem as mesmas ou que elas sejam mutuamente exclusivas.
Ou seja: há que apontar e corrigir os erros próprios, e há que continuar a denunciar e combater o sistema. Sem desculpar tudo com os árbitros e o sistema e fechar os olhos aos nossos erros, mas sem também apontar apenas dedos para os nossos e esquecer as injustiças que nos são feitas. A virtude está no equilíbrio entre ambas as abordagens. Eu sei, La Palisse diria o mesmo, mas às vezes o óbvio escapa-nos.

Votei LFV, e acho-o um excelente Presidente, o melhor dos últimos 20 anos pelo menos. Mas LFV tem um problema, percebe pouco de futebol e do que seja gerir uma equipa de futebol. E tem um problema ainda maior; se calhar devido à sombra do seu homólogo lá de cima, não consegue conviver com isso. Enquanto LFV não se convencer que não é a pessoa certa para tomar decisões cruciais sobre a gestão do futebol, ou pelo menos tomá-las sozinho, temos um problema. Ninguém é bom em tudo, e o nosso Presidente devia concentrar-se naquilo que faz bem, e delegar o que não tem valências para gerir directamente.

Quanto a JJ. Não tenho dúvidas de que é um muito bom treinador. A qualidade do seu trabalho está à vista. Mas estão também à vista as limitações do mesmo; não é um treinador ganhador, daqueles que têm aquele extra que lhes permite vencer nos momentos decisivos, como se viu dolorasamente a época passada. E, aparentemente, tem também um qualquer complexo com o nosso rival lá de cima, como o parece demonstrar a série de maus resultados nos confrontos directos, e o inacreditável ajoelhar no estádio deles a época passada.

Um abraço aos dois e a todos os Benfiquistas nesta hora difícil. Estamos todos a sofrer por igual, tenho a certeza disso, e a diferença de opiniões e abordagens resulta disso mesmo. Cada um sofre à sua maneira.

terça-feira, 20 de agosto de 2013

O problema está sempre nos outros

A capacidade de se olhar ao espelho e identificar os seus próprios erros resulta de uma visão muito mais alargada do que sistematicamente culpar os seus erros com acções de terceiros. Culpar os outros pelos nossos insucessos é exactamente o que impede a progressão do ser humano ou das organizações e historicamente resultou ou foi o alicerce para o início de movimentos históricos hostis, tais como os de Hitler face aos Judeus.  
 
Este tipo de comportamento resulta numa incapacidade de análise que vai para além do óbvio e tece-se comentários sem se ler a substância. Talvez sejamos mais felizes assim, a festejar a consistência na mediocridade. Talvez seja essa a visão do Benfiquismo, não tem é que ser a minha.

segunda-feira, 19 de agosto de 2013

Benfica - Sem reservas nem desejos secretos.

“83% dos votantes nas últimas eleições decidiram passar um cheque em branco a LFV e reforçar a sua posição no clube. Bem sei que a alternativa não o era verdadeiramente, mas existiam opções que teriam transmitido à direção que este não era o caminho desejado pelos sócios.

Votar é optar entre as soluções propostas, não é dar cheques em branco. É participar na vida do clube, de modo a garantir que os seus destinos são entregues aos mais capazes. Com orgulho pertenço aos 83% de votantes que escolheram a atual direção, mas respeito a opinião daqueles que preferiam o Juiz Rangel.
Se a alternativa não o era verdadeiramente, pergunto com se transmite à direção que este não era o caminho? No boletim de voto só existe espaço para uma cruz. No mínimo confuso.

“O verdadeiro problema reside no topo da hierarquia.
 LFV assumiu para si a responsabilidade nas decisões do futebol: contra todos decidiu apoiar Fernando Gomes; contra todos decidiu a continuidade de Jorge Jesus;
 Faltam 3 anos desta direção, pelo meio ainda espero que o Benfica seja campeão, até poderá ser este ano, mas será certamente algo casual e não sustentado.

O apoio a Fernando Gomes decorreu antes do processo eleitoral no Benfica, logo esta decisão foi escrutinada. Não percebo onde se pode aplicar a expressão “contra todos”.
Novamente a expressão de “contra todos” na continuidade de Jorge Jesus. Em que universo foi auferida essa sondagem? Depois jogo do Barreiros? Como cola essa vontade de rutura com o treinador com o argumento da “falta de consistência” e de “casualidade” da gestão do Presidente? Pensava eu que manter o mesmo treinador durante 5 épocas era o melhor sinal de consistência de um projeto.
Exceção feita á sua segunda época (frangos do Roberto), em todas as outras fomos os melhores em Portugal, a praticar um dos melhores futebóis da Europa que não se traduziram em mais títulos por uma única razão NÃO EXISTE VERDADE NA COMPETIÇÃO.

No Domingo lá estarei do primeiro ao último minuto a apoiar treinadores e jogadores.
Sem reservas nem desejos secretos.

p.s. – ainda no jogo de ontem gostava de ter visto uma repetição de um angulo por trás da baliza de um lance decorrido na primeira parte sobre o Gaitan quando se isolava. Também gostava de ter visto uma repetição de um angulo que permitisse auferir da legalidade da posição do avançado do Marítimo no momento do passe que lhe é dirigido e que no seu seguimento dará origem ao lance da grande penalidade. E muitos outros lances em que as disputa de bolas perdidas pelos jogadores do Benfica nunca mereciam ser revistas. Registo sempre, sem surpresa, que na nossa área nunca existem dúvidas ao contrário do que se passa nas áreas dos nossos adversários. Mas também o que esperar do Super Dragão Jorge de Sousa. O pai da nossa derrota na Final da Taça. Sim, não foi o Jesus, o Cardozo ou o André Almeida, foi um golo ilegal validado que mudou a história do jogo.

Em Setúbal foi mais do mesmo, pelos vistos pouco interessa.

Nota: Sobre Jorge Jesus, convido-vos a ler aqui, o cronista do Expresso Henrique Raposo também ele, um ilustre Benfiquista 

Mais 3 aninhos, pelo menos!

83% dos votantes nas últimas eleições decidiram passar um cheque em branco a LFV e reforçar a sua posição no clube. Bem sei que a alternativa não o era verdadeiramente, mas existiam opções que teriam transmitido à direcção que este não era o caminho desejado pelos sócios. Agora andamos todos a sofrer as consequências das nossas próprias decisões. Uns atiram-se a Jorge Jesus, outros aos jogadores, há quem persista em culpar o sistema corrupto. Terão certamente todos a sua razão, Jorge Jesus tem culpa por insistir nos mesmos erros, os jogadores, pelo menos alguns parecem estar com a cabeça longe da luz e o sistema corrupto como é habitual actua sempre estrategicamente e no momento certo: um sorteio cirúrgico, uma expulsão também ela muito conveniente face ao andamento do jogo, contudo o problema, o verdadeiro problema reside no topo da hierarquia.

LFV assumiu para si a responsabilidade nas decisões do futebol: contra todos decidiu apoiar Fernando Gomes; contra todos decidiu a continuidade de Jorge Jesus; contra tudo o que seria natural alimentou uma pré-época conturbada e a construção de um plantel em que os mais antigos vêm o treinador de gatas. A falta de liderança, de conhecimento, de feeling espelhados numa década de “liderança” é por demais evidente.


Faltam 3 anos desta direcção, pelo meio ainda espero que o Benfica seja campeão, até poderá ser este ano, mas será certamente algo casual e não sustentado.

domingo, 18 de agosto de 2013

Esperado!!!

Toda a gente sabe que só é possível ganhar na Madeira com enorme disponibilidade física. Todos sabem menos Jorge Jesus. Jogar com Maxi e Enzo sem condições físicas mínimas, com os restantes jogadores a passo e com os centrais a darem baldas como deram no primeiro golo, só pode dar derrota.
Algo perfeitamente esperado face aos acontecimentos da pré-época. Será a primeira de muitas que viveremos na presente temporada, primeiro estranha-se depois entranha-se. O que interessa é que reabilitou-se financeiramente o clube, temos um estádio, um centro de estágios e um museu que, segundo quem já o visitou, é maravilhoso. Estamos perto da hegemonia do futebol Português, mas não em resultados, sim em parvoíce, estupidez.

segunda-feira, 12 de agosto de 2013

Em depressão

A nação Benfiquista está deprimida. Esta pré-epoca correu mal, muito mal, a equipa não demonstra solidez, apresenta um futebol pouco consistente. Do ponto de vista defensivo é uma desgraça, principalmente nas bolas paradas, ofensivamente continua a ter movimentos muito interessantes mas face a equipas mais poderosas não consegue impor o seu jogo (sem bola é difícil).
Tudo indica que até ao final do mês sairão jogadores “nucleares”. As capas dos jornais de ontem a pouparem Jorge Jesus são indiciadoras. Matic, Garay e eventualmente Salvio (caso algum dos outros não saia) estão à cabeça para realizar o encaixe financeiro necessário para o equilíbrio das contas. Hoje até Luisão está na berlinda.
Os casos Roberto e Pizzi, puseram a nu as negociatas directivas que os mais incautos não queriam ver. O silêncio da Direcção em especial do seu “timoneiro” é confrangedor, nem um único discurso a falar da sua grande obra: credibilizar o clube, construímos um estádio, um centro de estágio, temos uma equipa de topo Mundial, no futuro seremos mais fortes e dominadores. Nada, apenas silêncio. Silêncio este que transborda na cara do JJ quando fala à comunicação social: sem chama, sem confiança, a sua habitual arrogância foi substituída por conformismo.

Pelo meio, fcp conquistou mais um troféu, com uma exibição muito interessante antevendo um estilo de futebol muito mais entusiasmante do que nos últimos dois anos. Veremos se é mais consistente mas se embalar nas primeiras jornadas será muito difícil acompanhá-los.
Até o sporting vai dando sinais positivos com resultados bastante satisfatórios. Isto para não falar do Braga que me parece bastante coeso quando comparado com a passada temporada.


Precisamos de Luz, de vitórias, de exibições galvanizantes. Precisamos de um sinal que nos dê a ideia que é possível ganhar títulos. Precisamos de Benfica.

sexta-feira, 9 de agosto de 2013

Mais vale tarde que nunca

Célebre ditado popular: “Mais vale tarde que nunca” costuma, como a maioria dos ditados, ter aplicação na maior parte dos casos. O que falta completar ao ditado é se as implicações do mais tarde têm ou não as mesmas repercussões do nunca.
 
Cardozo, com um atraso de dois meses, na melhor das hipóteses de um mês, lá se dignou a pedir desculpa. Fica por saber se foi algo que a Direcção sempre exigiu desde o primeiro dia ou se foi negociação recente em resultado do triste espectáculo do passado Sábado.
 
Pouco interessa agora o porquê, resolveu-se um diferendo, reintegra-se o jogador e contrata-se o seu substituto, pois Cardozo é para despachar o que atendendo à novela que o envolve, neste momento, é o mais acertado (lá está a consequência do ditado!).
 
O seu substituto também já tem novela. Esta já decorre há uns três ou quatro anos: Funes Mori todos os anos é associado ao Benfica como pretensão de JJ. Com tantos anos de namoro só pode ser paixão e assim sendo certamente teremos reforço de peso. O que estranho é sermos os únicos a termos essa percepção, pois com tantos anos de exposição futebolística mais ninguém lhe pegou. Um diamante escondido para o nosso treinador lapidar. Veremos se neste caso o ditado resulta.

quarta-feira, 7 de agosto de 2013

Lealdade? Nos dias de hoje? O que é isso?

Cardozo pelos vistos há muito que pressiona para sair do Benfica para ir ganhar bastante mais para o Fenerbace.. Lembro que Luisão, o nosso "capitão", também já fez o mesmo por diversas vezes, por razões similares.

Wayne Rooney, imaginem, essa lenda viva do MU, quer ir para o Chelsea. Suarez quer sair do Liverpool. Van Persie, um símbolo do Arsenal, saiu para o MU; e Fabregas, "capitão" do mesmo clube, armou uma novela sem fim e saiu para o Barcelona.

Já para não falar de Figo aqui há uns anos, traindo o Barcelona pelo dinhero do Madrid. Etc etc etc.

Ou seja: a lealdade dos jogadores profissionais é para com eles próprios, a sua carreira e o dinheiro que podem ganhar. Há excepções, mas são cada vez menos. No que aliás não se distinguem dos profissionais de outras profissões, e muito legitimamente.

Sempre defendi o Cardozo, e naõ tenho de o repetir porque está documentado em vários textos por mim escritos nestes últimos anos. Acho triste que a saída dele se tenha transformado nesta novela pouco edificante para ambas as partes, mas não é a primeira vez que tal acontece com um jogador nem será a última.

Neste momento, depois de tudo o que aconteceu, parece-me claro, por muita pena que tenha, que Cardozo não pode voltar a ser reintegrado no plantel, mesmo que com castigo, multa, e etc (a entrevista do Miguel Vítor, que não tem qualquer razão para defender o Jesus, reforçou esta minha convicção). Acho que nem o treinador nem os colegas veriam isso com bons olhos, e as consequências para a equipa poderiam ser graves.

Foi um ciclo importante e bonito que chegou ao fim, como muitos outros.


PS - Nada disto tem a ver com defender ou atacar o Jorge Jesus e/ou o Presidente. Tem a ver apenas e só com o Cardozo e o  Benfica.

segunda-feira, 5 de agosto de 2013

A novela Cardozo

A novela Cardozo a cada dia que passa ganha contornos de parvoíce a um limite perfeitamente inimaginável. 

Desde o início que o assunto não teve tratamento por parte do clube. Ouviu-se comentários de “figuras” do clube e Jornalistas opinadores com argumentação diversa e em vários sentidos.

Oficialmente temos Miguel Vitor a condenar a acção do colega e Jorge Jesus em entrevista ao canal do clube a qualificar a acção como injustificável e remetendo o assunto para a direcção, ficando no entanto a ideia que não conta com o jogador.

O jogador não se retrata publicamente, mas mostra-se disponível para jogar pelo Benfica.

Neste marasmo de ideias percebe-se que o clube o quer despachar (planta noticias de interessados e fomenta publicamente as negociações com os Turcos) mas não aceita vendê-lo nas condições que o “único” interessado oferece.

Dado o impasse, o jogador é impedido de regressar aos treinos e de frequentar as instalações do clube, numa atitude de confrontação directa ao jogador.

Na apresentação da equipa aos sócios, as coisas não correm bem. Os adeptos presentes no jogo numa atitude que demonstra hostilidade para com JJ cantam e clamam por Cardozo (que antigamente era assobiado). Do jogo fica a evidência que um ponta de lança com as características do Cardozo faz falta.

Na conferência de Imprensa pós jogo, o nosso treinador informa que sempre defendeu o jogador remetendo uma vez mais o assunto para a direcção, ficando no entanto uma ideia diferente da que tinha saído da entrevista a José E. Moniz.

Hoje, Manuel Sérgio, amigo pessoal de JJ e suposto guru de apoio ao treinador informa que para o seu “protegido” Cardozo poderia ficar.

Ou seja, parece evidente uma inflexão nos protagonistas desta historia e o que interessa é o Benfica e não a pessoa A ou B.

Folgo em sabê-lo, mas olhem que assim de repente não parece nada, o que me parece é que alguém pretende salvar a face, face às contrapartidas desportivas que este assunto originará.

Venha a primeira jornada e uma vitória nos Barreiros. Já não há paciência para esta pré-epoca.

sábado, 3 de agosto de 2013

Filme do futuro?

Hoje já sentimos na pele o que significa a ausência de Cardozo no plantel. Num dia em que Lima tenha deixado a inspiração em casa, como aconteceu hoje, não existe alternativa e a nossa capacidade de finalização é inexistente.
Rodrigo apenas existe a espaços e raramente resolve quando as coisas estão fechadinhas lá atrás.

JJ continua a insistir numa metodologia defensiva que não resulta. Nas bolas paradas chega a ser ridículo a quantidade de lances que sofremos.

Se perdermos Matic até 31 de Agosto espera-nos uma época muito complicada. Expectativas muito em baixo.

quinta-feira, 1 de agosto de 2013

Impressão sobre os reforços

A poucos dias da apresentação do plantel aos sócios e após a realização de alguns jogos de preparação é já possível ter uma impressão sobre os jogadores contratados.
 
Partilho aqui a ideia que tenho sobre esses atletas:
 
 - Cortez (DE): Upgrade de Melgarejo, ataca melhor e nos processos defensivos sente algumas dificuldades. Sendo mais experiente e rotinado é para já melhor solução que o Paraguaio. Veremos a sua progressão ao longo da época para se perceber se é uma boa solução, mas à primeira vista estamos melhor servidos;
 
 - Silvio (DD ou DE): Excelente suplente. Não é um grande jogador mas é daquelas soluções que os plantéis devem sempre ter. Não deslumbra mas é regular tanto à esquerda como à direita constituindo-se como ideal para ter no banco. Para além disso, conta como Português formado no clube. Que as lesões o ajudem;
 
 - Lizandro Lopez (DC): Central jovem, deixou boas indicações nos primeiros jogos. Visivelmente desadaptado ao nosso futebol. Precisa de tempo para se perceber o que vale. Para já não é opção para titular, talvez para o ano o possa ser;

 - Mitrovic (DC): Central à antiga, fisicamente forte mas um autêntico cepo. Com a bola nos pés é um perigo. Não percebo qual a sua valia em relação a Miguel Vitor.
 
 - Steven Vitória (DC): Ao estilo de Jardel. Melhor no jogo aéreo mas mais lento que o Brasileiro. Quando descaído para o lado direito se o companheiro do lado tiver características diferentes poderá ser solução. Em dupla com Jardel, Luisão ou Mitrovic, a coisa não resulta;
 
 - Ruben Amorim (MC): Velho conhecido, boa alternativa para o meio-campo. Será alternativa a Enzo Perez mas se for preciso também joga no lugar de Matic. Em caso de aperto ainda faz de lateral direito;
 
 - Sulejmani (MO): O mais conhecido de todos os reforços. Vem de um ano praticamente sem jogar o que naturalmente tem reflexos nas suas exibições. A sua posição natural é avançado ou 9,5 em linguagem de JJ. O facto de estar a actuar nas alas não o beneficia. Certamente vai melhorar e poderá constituir uma alternativa muito interessante, muito mais se puder jogar na sua posição;
 
 - Djuricic (MO): N.º 10 puro de grande qualidade. Natural herdeiro de Aimar no plantel. Assim como o Argentino, no sistema de JJ, sentirá dificuldades. É demasiado ofensivo para jogar na posição 8 e demasiado centrocampista para jogar na tal posição de 9,5 pois falta-lhe bola;
 
 - Markovic (MO/A): Um avançado móvel talhado para a tal posição de 9,5. Para mim a grande surpresa. Velocidade e um toque de bola de grande qualidade. Cheira-me que não ficará muito tempo por cá, pelo que sugiro que lhe subam a cláusula de rescisão. Espero que não o encostem às alas, perderia muito do potencial que aparenta ter;
 
 - Fariña (MO): Não é jogador que faça a diferença apesar de se perceber que tem toque de bola. Considerando o excesso de alternativas para a posição só se percebe a sua contratação como oportunidade de negócio. Não tem características para jogar na ala. Como Guarda-Redes e Ponta de Lança não se sabe as suas qualidades.