terça-feira, 25 de agosto de 2015

Confiança e competência

O Benfica perdeu em Arouca com uma exibição relativamente pobre mas com a qualidade suficiente para numa situação normal ter, pelo menos, empatado o jogo.

Tenho lido e ouvido muitos adeptos culparem o nosso treinador pelo desaire de domingo relembrando pela enésima vez as maravilhosas e esplendorosas exibições que fazíamos com o anterior treinador. Bem sei que a memória dificilmente perdura para além das 48 horas e muitos dos que hoje desesperam já se esqueceram que em 90% dos jogos realizados fora da nossa casa durante época passada foram, em termos exibicionais, iguais ou piores que o jogo frente ao Arouca. Claro que os resultados foram melhores com algumas, felizmente, poucas excepções o que faz toda a diferença, mas importa é perceber o porquê da diferença nos resultados e se essa diferença é responsabilidade única do treinador.

Em termos exibicionais a pobreza de espectáculo nos jogos da passada temporada e da presente devem-se sobretudo à falta de qualidade do plantel. Sem qualidade não há milagres esteja quem estiver a orientar a equipa. Depois existem factores que podem agudizar ou encobrir essas qualidades ou falta delas que é a competência técnica e táctica do treinador e a confiança com que cada jogador vai a jogo e é nestes dois itens que sobejam dúvidas.
Em função da pré-época a que fomos sujeitos, fisicamente, a equipa está debilitada, isso é notório na falta de explosão que alguns dos nossos jogadores apresentam e isso tem implicações directas na confiança dos nossos atletas. Todo o folclore em torno da saída do anterior técnico, sms, processos judiciais, indefinição no plantel, os resultados da pré-época e pressão acrescida face à desconfiança para com Rui Vitória não ajudam nada. O resultado está à vista e julgo que o treinador não será quem tem a maior fatia de responsabilidade.

Não quero com isto dizer que Rui Vitória não tem errado ou que é um excelente técnico. Sinceramente ainda não se percebeu, existem algumas situações que não me deixam descansado, tais como:

- Indefinição no sistema táctico;
- Alguma incoerência de escolhas para os jogos em comparação com os particulares realizados pelo continente Americano;
- Manutenção de um sistema similar ao do anterior treinador mas sem os pontos fortes deste, nomeadamente transições rápidas e movimentação ofensiva, expondo um futebol que se quer de posse a um futebol directo, vulgo pontapé para frente ou bola nas faixas e despejar a mesma na área sem grande critério;
- Substituições que revelam pouca preparação e aposta na fezada. Não percebo no contexto actual substituições que impliquem o desnorte táctico da equipa: tira defesa esquerdo para por um extremo (que não tem jogado) e posteriormente tira o único médio defensivo para colocar um avançado (acabado de chegar).

Ainda assim acho que devemos de uma vez, interna e externamente, saber mudar a página e seguir o nosso caminho. Com confiança, com exigência, com competência e preferencialmente com vitórias não esquecendo que o anterior técnico esteve cá seis anos e tem uma forma de estar e de trabalhar muito marcante, logo a sua substituição nunca seria fácil e temos vários exemplos por essa Europa fora em que a transição de um treinador com essas características não correu bem. Ferguson, Guardiola, Mourinho só para citar alguns quando saíram no ano seguinte os seus clubes sentiram bastantes dificuldades em voltar ao “normal”. No nosso caso temos várias coisas a nosso favor: Lopetegui; Bruno de Carvalho e uma massa adepta que devidamente dedicada poderá dar o toque que falta ao nosso plantel.
A responsabilidade também é nossa.

11 comentários:

  1. Não, a responsabilidade não é nossa. A equipa não se pode queixar de falta de apoio. Rui Vitória não é o problema principal. O problema principal é o Vieira e as opções que tomou. Mas Rui Vitória é, obviamente, um problema. Mesmo com todas as condicionantes (tempo, pré-época, saídas, etc, etc...), uma vitória em oito jogos é simplesmente inadmissível.

    ResponderEliminar
  2. Até podemos ter os factores todos a nosso favor, se os jogadores (fundamentalmente) não acreditarem no trabalho do Rui Vitória nunca vamos ter equipa. Não tem a ver com nós (adeptos) acreditarmos. Um jogador sabe como Jesus trabalhava e vê agora o trabalho de Rui Vitória. Olhamos para a equipa e vemos a equipa a fazer o quê? A defesa parece a fronteira de Portugal com a Espanha e a nossa organização defensiva são 3 gajos nas alas em inferioridade numérica a centrar a bola para 3 avançados plantados na área, a jogar à bisca uns com os outros, também eles em inferioridade numérica. Se o Rui Vitória não apresentar qualidade no treino não vai ser por obra do Deus Aimar que de repente tudo vai começar a funcionar e os jogadores vão acreditar que o trabalho é bom, que vale a pena escutar o treinador, que vão evoluir enquanto jogadores, que vale a pena dar o máximo naquele dia e naquele treino. A responsabilidade não é nossa. Eu comprei redpass Total e tenho a certeza absoluta que em 70% dos jogos vou chegar rouco a casa. Não é por aí que o Benfica ganha ou perde. Os jogadores não se conquistam com cânticos ou palmadinhas nas costas, os jogadores conquistam-se com bom treino no Seixal.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Na mouche!
      Se os jogadores, peças centrais e conhecedoras, não acreditarem, bem que podemos fazer o pino no apoio que eles não se auto-motivam para excederem as suas próprias capacidades!
      E é precisamente o que, nos dias de hoje e em face da (pouca) qualidade do plantel comparativamente ao da corruptagem, é exigido a quem veste o Manto Sagrado!

      Eliminar
  3. Boa noite,
    estou a começar o meu blogue, nos mesmos moldes que a maioria da Blogosfera Benfiquista!
    Gostaria de ganhar alguma visibilidade ao ser colocado no seu blogroll, para que os seus seguidores pudessem também seguir as minhas publicações!
    Farei o mesmo com o seu, com todo o gosto!
    Cumprimentos,
    Nota Artística! (blogue : http://jogarabenfica.blogspot.pt)

    ResponderEliminar
  4. mas olha que das quatro coisas que não te deixam descansado, e que a mim tambem me deixam, a ultima era mato para o outro e vi muito poucos preocupados com isso alias faltava eu criticar isso e era logo apelidado de anti para baixo agora os mesmos acham que é um defeito deste treinador.

    ResponderEliminar
  5. Isso de meter a carne toda no assadouro foi um desespero. O que me preocupa são os sistemáticos passes falhados...

    ResponderEliminar
  6. Estamos de acordo. Basta lembrar-nos da deslocação na 2ª jornada da época passada. Exibição horrível no Bessa, jogo ganho com um petardo do Eliseu e acabámos metidos na toca empurrados por um Boavista de jogadores da 2ªB a jogar com 10. E, nesse 11, tivemos Jardel, Maxi, Salvio, Lima e Enzo.

    ResponderEliminar
  7. NN+simbolos do holocausto=derrota do Benfica
    em vez de:
    no name+simbolosdo Benfica=Vitória do Benfica!

    ResponderEliminar
  8. Não vou falar de Jesus pq esse tb nos deu mtas humilhações, mas voltar a apostar num oze que não resultou na Turquia é no minimo estupido!
    Mark Margo
    www.markmargo.net (site cor de rosa com celebridades, cinema e playmates )

    ResponderEliminar
  9. Já podemos dizer as palavrinhas proibidas?




    "Erro histórico." Obrigado, estrutura!

    ResponderEliminar