sábado, 1 de agosto de 2009

Agora só falta vender Luisão

Keirrison é o reforço do Benfica que foge ao que tem chegado, habitualmente, à Luz nos últimos anos: tem apenas 20 anos, é um craque já formado, segundo Argel, um supergoleador e não é por acaso que pertence aos quadros do Barcelona, uma verdadeira «máquina» a contratar jogadores. Ou seja, finalmente surge um jovem jogador de um colosso europeu, depois de explodir no Brasil, com idade para crescer, e, ainda por cima, atenuou-se o fantasma dos futebolistas que interessam ao Benfica, mas que acabam por ingressar no FC Porto.

Obviamente que o sucesso do K9 não está garantido, mas as perspectivas que o rodeiam são, de facto, muitas boas. Com as vindas de Júlio César - tenho dúvidas que seja melhor do que Quim ou Moreira - e, ao que tudo indica, de César Peixoto, agora só falta vender Luisão. Percebo que tenha fãs, porque marcou o golo do último título, é imponente, com bom jogo de cabeça, revela-se líder, relativamente carismático, mas um central que é sistematicamente humilhado por Liedson (claro que não é a única vítima do Levezinho) e possui a mesma mobilidade da estátua do Eusébio, sem ofensa para o Pantera Negra, não deveria integrar o plantel, quanto mais ser titular. Recentemente, foi eleito o melhor jogador do Torneio de Amesterdão, mas vejam como agiu no primeiro golo do Ajax: nem se mexeu...

É incrível que já tenha sido comparado a Mozer e Ricardo Gomes! Claro que é necessário um bom encaixe financeiro, mas se fosse genial, já teria saído do Benfica e convencido a Fiorentina, ou outro clube, a abrir os cordões à bolsa. Com ou sem Luisão, o Benfica precisa de um central em condições, embora tenha algumas esperanças na evolução de David Luiz, Sidney e Miguel Vítor. Além disso, gostei bastante de ver Roderick a jogar na pré-época. Este é que pode ser mesmo o sucessor de Mozer, uma vez que as parecenças não são apenas físicas, mas, também, técnicas.

PS: Não sei quais os motivos que originaram a saída de João Alves. No entanto, nunca concordei com a saída de treinadores que são campeões nacionais.

4 comentários:

  1. Todas as opiniões devem ser respeitadas. Mas esta sobre o Luisão é um insulto. Resumir o seu desempenho ao golo do titulo é uma injustiça sem tamanho. Os diferentes treinadores que por cá têm passado e o seleccionador brasileiro não percebem nada de futebol.
    Desde que colaboro neste Blog este é o post que mais lamento. Inacreditavel. Nem um tripeiro ou lagarto escrevria um texto tão injusto.

    ResponderEliminar
  2. Sempre que o Luisão está indisponível e temos um jogo a doer a defesa fica logo mais vulnerável... e é só necessário pensar na última temporada...

    Luisão tem defeitos, como a mania de tentar fazer aqueles passos longos, mas são em muito superadas pela sua capacidade de líder, e qualidades defensivas evidentes. Não sabe sair a jogar? É um mito todos os bons centrais o fazerem. É um defesa. Limpa, corta, carrega, antecipa, aparece no sitio certo, sempre sem facilitar e andar a dar o ouro ao bandido, e ainda marca uns golinhos ou distrai em muito as defesas contrárias. São muitos os Benfiquistas que só vão perceber o valor do Luisão quando ele já não poder regressar à equipa... e nessa altura vão se arrepender.. Mas há quem prefira sempre olhar para o que os jogadores poderiam fazer, o potencial, e se esquecem que o Benfica não vive de potencial, mas de grandes jogadores como o Luisão!

    ResponderEliminar
  3. Não concordo nada. Também considero extremamente redutor reduzir o Luisão ao golo contra o sportem... Antes o Luisão em baixo de forma que os estilosos Anderson, Ronaldo e muitos outros mais que tivemos.
    O Luisão, em forma, do ponto de vista defensivo, não fica a dever ao Mozer. Para muitos poderá ser um sacrilégio dizer isto mas o Mozer também dava as suas casas... Obviamente que o David Luiz e o Sidnei são mais tecnicistas e poderão vir a ser melhores que o Luisão. Neste momento, ainda não o são e, se ele saísse, até porque poderá sempre haver lesões, ficaríamos claramente mais fracos.

    ResponderEliminar
  4. Quanto à saída do João Alves, não faço ideia quais foram os motivos. Por princípio, também não me agrada que um treinador campeão nacional saia por iniciativa do Benfica. Se calhar, tratou-se somente de uma racionalização de recursos paralelamente a alguma desconfiança em relação à sua competência. O Diamantino tinha contrato e ele não.

    ResponderEliminar