sábado, 14 de agosto de 2010

To Bi or not to Bi

O campeonato já começou e o Braga parece que quer manter a bitola do ano passado, com um jogo tremendamente eficaz na primeira parte com 2/3 remates à baliza e 2 golos. Estando presentes na Liga Europa ou na Champions a história pode ser outra mas contem com este Braga.
Porto e Sporting entram hoje em acção. O Porto tem sangue fresco no banco de treinador. Infelizmente, começou bem a época oficial, vamos ver como reage à perda do Bruno Alves e à eventual saída de Raul Meireles, mas tal como o nosso treinador disse é o nosso principal adversário, quer no campo, quer fora dele como já vem sendo habitual. Quanto ao Sporting, as maçãs podres já saíram mas ainda paira para lá um cheirinho apodrecido. Pior do que o ano anterior é impossível mas penso que, à imagem do treinador, teremos uns lagartos mais aguerridos e capazes de andarem mais perto dos lugares cimeiros mas num patamar inferior. Juntamente com o Benfica estes serão os 4 candidatos ao título mas com diferentes níveis de favoritismo (Benfica e Porto à cabeça).
Em relação ao resto das equipas, existirá um grande bloco nivelado por baixo com, creio, Guimarães, Nacional e Marítimo num patamar intermédio.

Relativamente ao nosso clube, o nosso presidente já deu o mote – “Verdadeiros campeões não ganham só uma vez”. Diria que se o Benfica mantivesse o nível do ano passado não teria problemas em revalidar o título mas, olhando para este Benfica de hoje, não me parece que tenha o equilíbrio do Benfica da época passada. O guarda-redes ainda não transmitiu confiança, os reforços ainda estão a integrar-se, perdeu-se velocidade, fundamental, com as saídas de Di Maria e Ramires e o Coentrão só não chega. A equipa parece nalguns momentos partida em blocos, criando desequilíbrios. Com o regresso do Maxi, uma das soluções mais óbvias que poderá trazer o tal equilíbrio é avançar o Ruben Amorim para o lugar deixado vago pelo Ramires. Outras das coisas menos positivas é o esbanjamento de dinheiro que se verifica, com a saída iminente do Ramires não teria sido preferível gastar caroço no seu substituto em vez de um possível futuro craque a avançado (Rodrigo).

O nosso clube quando ganha deslumbra-se. É natural tendo em conta a sua dimensão e emoção que gera mas esse deslumbramento nunca pode entrar para dentro do clube. Infelizmente acho que houve alguns sinais de deslumbramento neste início de época na estrutura de futebol, a começar pelo nosso próprio treinador. Quando ganhamos os últimos campeonatos não soubemos manter esse espírito de vitória, está na altura de trabalhar e corrigir esses erros do passado, a Supertaça foi um bom wake up call. O Benfica é o seu “próprio inimigo” e deve-se preocupar consigo mesmo, só assim será mais forte.

Como o João Tomaz já disse, a Liga dos Campeões é para ir o mais longe possível e fazer boa figura mas mais importante que isso é revalidar o título, senão não voltará a haver Champions.

TO BI OR NOT TO BI THAT`S THE QUESTION!

Eu acredito que chegaremos ao Bi-campeonato se corrigirmos algumas lacunas e para começar temos de conseguir uma coisa que já não fazemos desde a época 2004/2005, ganhar a primeira jornada do campeonato.

3 comentários:

  1. Concordo inteiramente contigo. Mais tarde perceberemos o que vale o porto e o sportem mas vamos ter que contar com o braga. O Felipe era o GR titular do Corinthians e é bom. Se estiver ao nível do Eduardo, eles são candidatos.

    ResponderEliminar
  2. Não somos bi-campeões, se não me engano, desde 83. Está na altura de inverter este recorde negativo.

    É claro que a análise que faço é no pressuposto que não sai mais ninguém. Tou a contar com un novo "Ramires", agora, não gostei foi da ideia que vem hj na bola de irmos buscar um DE (onde é k se vai arranjar agora um de jeito, só se o Léo quisesse dar uma perninha outra vez) para avançarmos o Coentrão.

    ResponderEliminar
  3. alguém quer uma fatia de melão???? ahahahahha

    ResponderEliminar