quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Bom negócio?

Ao que tudo indica David Luiz será vendido ao Chelsea ainda na presente abertura de mercado. Não se sabe muito bem os contornos do negócio, especula-se que serão 25 milhões de imediato mais um jogador ou clausulas relacionadas com a performance que poderão originar um valor total na ordem dos 34 milhões de euros.

Por norma sou contra a grandes movimentações no plantel em Janeiro. Aceito uma ou outra contratação que vise suprimir evidentes lacunas (como aconteceu com Nuno Assis no tempo de Trapattoni) e em termos de vendas por muito bom que o negócio seja sou contra. Num passado não muito distante vendemos Ricardo Rocha em Janeiro, financeiramente seria um excelente negócio, em termos desportivos foi um descalabro que impediu a equipa de lutar pelos seus objectivos o que naturalmente se fez sentir em termos financeiros (receitas de bilheteira e merchandising) .

Na questão David Luiz existem questões que importa ter em consideração. O Brasileiro efectuou uma época fabulosa atingindo o pico máximo da sua valorização. O mercado está complicado, o dinheiro não abunda e a capacidade de clubes cometerem loucuras por determinados jogadores, especialmente centrais cujo potencial de valorização é inferior ao de um avançado, tem-se reduzido de forma significativa. A performance desportiva de David Luiz nesta época, apesar de ter vindo a melhorar nos últimos tempos, não tem sido muito famosa (em comparação com os desempenhos da época transacta), em termos Europeus poderá mesmo dizer-se que foi uma desgraça, a cada jogo que fazia o seu valor caia de forma vertiginosa.

A proposta do Chelsea é de desespero, devido às constantes lesões de Alex a equipa não tem centrais à altura e precisam urgentemente de contratar um central de qualidade, adaptado ao futebol europeu que lhes dê uma resposta imediata. Aquilo que oferecem hoje dificilmente terá repetição em Maio/Junho, pelo que estamos perante um negócio difícil de recusar.

Em termos desportivos naturalmente terá o seu impacto na equipa. Sidnei tem potencial e a jogar com regularidade melhorará as suas exibições, ainda que não seja o bastante para atingir a performance de David Luiz penso que para consumo interno (em 95% dos jogos) cumprirá. Convenhamos que o campeonato está há muito inquinado, não me parece que a APAF permita uma recuperação dos 8 pontos que nos separam do fcp, e para as taças terá que ser o suficiente (por muito que nos custe ainda não temos arcaboiço para a Europa com ou sem David Luiz).

Resta ainda saber que jogador virá como moeda de troca, se for Paulo Ferreira, então colmatamos a nossa evidente lacuna ao nível das laterais (direita e esquerda) que está apenas entregue a Maxi de um lado e Coentrão do outro (manifestamente curto para os jogos em falta).

3 comentários:

  1. Paulo Ferreira? PAULO FERREIRA?

    Imagino um jogo do Benfica com o Paulo Ferreira e o César Pixote ao mesmo tempo em campo!

    ResponderEliminar
  2. Buenas, enhorabuena por el blog, me gustaría intercambiar enlaces contigo y que nos sigamos mutuamente.
    Un enorme saludo desde http://orgullobenfiquista.blogspot.com/

    Oi, parabéns pelo blog, gostaria de trocar links com você e nós seguimos uns aos outros.
    Uma grande saudação de http://orgullobenfiquista.blogspot.com/

    ResponderEliminar