terça-feira, 18 de setembro de 2012

Luisão não deveria jogar...


Eram os tempos de Otto Glória. Tempos de mentalidade adulta e responsabilidade .
Com a chegada do treinador brasileiro em 1954, houve grandes mudanças no aspecto da organização do clube. O Estádio da Luz estava prestes a ser inaugurado, comprou-se um autocarro para transportar os jogadores e criou-se o Lar do Jogador do Benfica.

O Lar do Jogador, onde viviam os jogadores solteiros e, de quinta a domingo, também os casados, era uma espécie de regime de vigilância em que quem não cumprisse, sequer os horários, era multado em valores superiores ao ordenado. As memórias de Francisco CALADO, expostas no Almanaque do Benfica, não deixam margem para dúvidas: “ Eu, por exemplo, fui uma vez apanhado as 23:10 na casa da minha vizinha, aquando do aniversário dela, e fui multado em mil escudos, quando ganhava apenas 750 escudos por mês.”

Luisão tem sido, ao longo dos vários anos que representa o Clube, um capitão dedicado dentro das quatro linhas, responsável até pela concretização de golos importantes como aqueles marcados ao Sporting e Liverpool, entre outros exemplos. Porém, há adeptos que não esquecem “a multa por excesso de álcool que o obrigou a 40 dias de trabalho comunitário” e as sucessivas chegadas ao aeroporto, com o pescoço carregado de ignóbeis correntes de ouro, a pedir transferências e melhores contratos. E, finalmente,  o caso de Dusseldorf sobre o qual ainda se espera, de braços cruzados, pela resolução da FIFA de participar ou não nas provas europeias. 

Se, por um lado, Luisão foi imprudente na abordagem ao árbitro, por outro, a forma de luta escolhida pelos dirigentes do Benfica foi absolutamente infrutífera e provavelmente oriunda do desespero de perder mais um jogador após um tão mau planeamento da época desportiva, pois trata-se de mais uma posição sem suplente à altura.

Cresci a saber que, no Benfica, vergonha é não ser um exemplo e que nenhum jogador está acima do clube. Por isso, Luisão não deveria jogar... Mas por castigo (e bom senso) dos responsáveis do Benfica. 

32 comentários:

  1. Triste!
    Muito triste que alguém do benfica possa sequer pensar o que escreveu mas enfim!
    É a democracia que temos.

    Fernando Tomás

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Defender o Benfica é saber os seus pergaminhos .

      Eliminar
    2. Fica aqui o exemplo do capitão José Aguas . Também escrito por mim .

      http://www.facebook.com/photo.php?fbid=402162123176653&set=a.399482803444585.90415.399307673462098&type=3&theater

      Até aos proximos comentários !

      Eliminar
    3. Comparar hábitos, costume e mentalidades de épocas diferentes é próprio de gente, ou hipócrita, ou reaccionária na mentalidade. Se o Benfica tivesse sido formado durante o século XVII então os saudosistas iriam ao baú das memórias desencantar hábitos e costumes de antão e tentar implementá-los no século XXI?
      Isto não tem nada a ver com princípios mas com hábitos e costumes. Os princípios são os mesmos, os hábitos e costumes e acima de tudo a mentalidade mudam!

      Não sejamos mais papistas que o Papa nem tentemos ser mais espertos do que aqueles que nos querem fazer de parvos.

      Vivemos no século XXI e não em meados do séc XX, numa sociedade quase feudal e sob uma ditadura, teremos de viver consoante os hábitos da nossa época. Acho que a direcção esteve muito bem, dentro dos condicionantes, e não se pode fazer mais nada.

      É cumprir o castigo com um sorriso nos lábios, com o queixo levantado, aprender com os erros e esperar que tudo corra bem. Tudo o resto não passa, à minha vista, de opiniões hipócritas.

      Os nossos jogadores têm de ser apoiados e incentivados e não humilhados. Isso era na Idade Média!


      Eliminar
    4. Hipócrita, mas minha . Respeite, ao menos, isso .

      Cumprimentos,

      FAS

      Eliminar
    5. Fernando, eu não o chamei de hipócrita. O que afirmo é que a opinião poderia ser hipócrita. Por exemplo, se a mesma fosse defendida por um andrade ou um lagarto. Penso que me faço entender.

      Eliminar
    6. Este comentário foi removido pelo autor.

      Eliminar
    7. Este comentário foi removido pelo autor.

      Eliminar
    8. Não foi isso que me pareceu logo na primeira linha e, voltando a ler, assim me voltou a parecer .

      Mas precisamente por não o conhecer a si - nem à sua escrita - acreditarei naquilo que acabou de escrever e não na minha interpretação daquilo que li . Até porque nem responderia a uma "acusação" de fazer da minha opinião parecida com alguém oriundo de outros clubes . Discutir o Benfica não é estar contra o Benfica . Penso que me faço entender.

      Apenas para terminar, na Idade Média ainda não havia futebol e, embora hoje se reconheça sobretudo o trabalho de Béla Guttmann na conquista dos dois maiores títulos do nosso palmarés, foram estas difíceis e exigentes decisões de Otto Glória – esteve no Benfica até 1959 - que permitiram que o Benfica iniciasse o seu percurso de conquista da Europa e levantasse, em Berna, a primeira Taça dos Clubes Campeões Europeus frente ao Barcelona.

      Eu sei bem o que quer dizer anacronismo na análise da história . Mas as instituições que querem manter viva a sua glória, devem saber manter a sua própria natureza .

      Até aos próximos comentários .

      Eliminar
  2. Há outras formas de punição que não significam um tiro no pé... Aliás, como é referido no exemplo do Caiado: multa.

    ResponderEliminar
  3. Tiro no pé porque não há suplente.. O capitão tinha de ter outra postura .
    Era mesmo o Calado, não o Caiado.

    Nos outros exemplos que dou , para além do caso Dusseldorf, nunca soube de nenhuma multa também.. Assim não ha disciplina, não ha respeito, não ha titulos e não ha historia .

    ResponderEliminar
  4. eu entendo as duas posições, porém partilho da posição do blogger... eu ainda vejo o Benfica como um clube de valores... isto faz-me lembrar, a propósito de um outro clube (real madrid) as declarações dos históricos do clube acerco de Mourinho, o Benfica não pode ganhar a qualquer custo, os valores essenciais do clube têm de estar presentes. (honra, lealdade e respeito pela história desta grande instituição)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estou de acordo .

      Tudo o que o Porto faz mal não serve para "salvar" a má face do Benfica . O Benfica é dono de outros valores e de outra história .

      Eliminar
    2. A sociedade tem que aprender a desenvolver-se pelo exemplo ! E muita falta tem feito a esta sociedade um Benfica de outros tempos e participativo .

      Eliminar
  5. Respostas
    1. " Eu não saio do Benfica. Fico cá sem ganhar dinheiro e podem pôr-me na categoria que quiserem. Se for preciso, até compro as botas para jogar. Mas só jogo com a camisola do Benfica . "

      Francisco Antero Perdigão CALADO Ribeiro - Trabalhava na caixa de câmbios do Presidente Joaquim Ferreira Bogalho . Um jogador mesmo à Benfica :)

      Eliminar
    2. Foi o seu pai que lhe contou essas estórias...mas isso era no tempo em que os jogadores andavam com a baliza ás costas!

      Já agora, podia complementar a informação acerca do grande Chico Calado, que depois de abandonar o futebol em 1958,ainda praticou rugby e atletismo pelo Glorioso durante mais cerca de 11 anos !

      Eliminar
    3. Red Sniper, você gosta muito dos meus textos :)

      Obrigado pelo acrescento, mas não estava a fazer a biografia dele .

      Apareça sempre ! Um abraço

      Eliminar
    4. ..."Red Sniper, você gosta muito dos meus textos "...

      Olhe que não .. olhe que não, saudosismo não é exatamente a minha praia...

      Mas continue a ler memórias, e a receber umas dicas do pai Fernando que lhe faz bem, nem que seja para mostrar aos meninos da sua idade, que sabe umas coisas acerca do Glorioso :)

      E já agora, uma pergunta indiscreta...
      Há muito que não o vejo na " Rua dos Aviadores " na Princesa do Alentejo?

      Eliminar
    5. Eu não escrevo nada para mostrar o que quer que seja . Escrevo porque gosto do Benfica apenas .

      Eliminar
  6. O que escrevi em cima não faz de mim menos Benfiquista, nem é um ataque a um jogador que representa, para o bem e para o mal, os valores do Benfica... é precisamente o inverso, é defender o Benfica, pelo menos aquele que aprendi a amar, franco e leal, não um Benfica que se vem tornando numa cópia rasca do F.C.P., recuso-me a isso!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. NENHUM benfiquista é mais ou menos do que qualquer outro .
      E estou de acordo com aquilo que escreveu .

      Até à próxima,

      FAS

      Eliminar
    2. patriarca disse:


      Existem certos elementos que se dizem Benfiquistas e pelo que afirmam SÃO PIORES QUE OS ANDRADES e seus seguidores.
      Onde paira afinal o Benfiquismo dessa gente ???!!!
      Defender sempre e em qualquer circunstância é UM DEVER e UMA OBRIGAÇÃO dos Benfiquistas Verdadeiros.
      Não podemos esconder o óbvio, aliás nem isso é prática Benfiquista, como no NOSSO Clube REINA a Verdade, Criticar é um acto de Benfiquismo, falar é um acto de Benfiquismo, já o inverso poderá ser cobardia, no entanto criticar só para desestabilizar ou criar fantasma, já bastam os do Sistema Mafioso Corrupto, esses sim vivem num mundo á parte, onde a IMPUNIDADE é total e nojenta, mas os dirigentes Benfiquistas também têm culpas no cartório, porque não souberam em devido tempo lidar com este GRAVE Problema ou então interessou-lhes algo que de momento é ignorado. Basta sabermos que na sua direcção estão elementos do INIMIGO e como tal jamais o Benfica sairá da cepa torta enquanto isso não for devidamente alterado.
      O Benfica tem de estar acima de tudo e de todos, mas infelizmente isso não é a realidade

      Eliminar
  7. Para os benfiquistos, agora já devem estar contentes.....

    ResponderEliminar
  8. A não publicação de comentários que nada de errado continham, prova bem a tua conduta, valores e filosofia que advogas para o Benfica.... és um tretas.....

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. José Almeida,

      Eu não tenho poderes de administração desta página pelo que não sou eu responsável pela não publicação ou publicação de qualquer comentário .

      Por mim, chame-me ou escreva "tretas" até que a voz ou as mãos lhe doam ! Eu até costumo publicar pouco...

      Um abraço,

      FAS

      Eliminar
  9. Os Benfiquistas com costela Marialva devem ter ficado contentes agora que a FIFA lhes fez a vontade!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Com Luisão já ganhámos . Com Luisão já perdemos .

      Sem Luisão já ganhámos . Sem Luisão já perdemos .

      Até com Eusébio o mesmo aconteceu...Eu fico contente é quando o verdadeiro Benfica não se esconde e dá a cara.

      Eliminar
  10. Já chegou, como já todos sabemos, o castigo da FIFA.

    O que ressalta de toda esta história é, como aliás escrevi na altura, a extrema inabilidade do sr. Carraça, que liderava a comitiva, para lidar com a situação.

    Toda aquela história do "não se passou nada", "foi tudo teatro do árbitro", etc, só contribuiu para acicatar os ânimos contra nós, do árbitro, do clube alemão, dos jornais alemães. E isso não ajudou nada, com certeza.

    Espero que este sr. não volte a ser colocado numa posição na qual possa prejudicar o Benfica.

    Agora é quase toda a fase de grupos sem Luisão, a juntar às saídas do Javi e do Witsel. Espero que quem ficou esteja à altura, mas que vai ser difícil, vai.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acho que, desta vez (e certamente noutras!), estamos inteiramente de acordo, Artur .

      Um abraço :)

      Eliminar
  11. O Sport Lisboa e Benfica errou quando não pressionou a existência de um castigo logo na altura.
    Ter-se-ia evitado este problema todo. Assim deu jeito à CS que temos (todos sabem especialmente qual) para meter isto ao barulho de tempos a tempos. E continuar a massacrar como água mole em pedra dura (se calhar não tão dura assim).
    Isto para não falar na própria performance desportiva do jogador (eu lembro-me bem do Benfica-braga e dos nervos com que o Luisão estava).
    Só quem não tem noção das coisas é que pensou que o Luisão não seria castigado. Tal como só quem não tem noção das coisas pensava que ele não seria castigado na champions depois da decisão daquela coisa a que chamam federação.
    Isto vai meter uma pressão extra na equipa amanhã. Pressão que seria evitada além de que o jogador já estava com a "pena" quase cumprida nesta altura e vêm aí desafios bem difíceis!
    Ficámos a perder ética e desportivamente.

    Mas fico triste por o Sport Lisboa e Benfica não emitir um comunicado a perguntar àquela coisa a que chamam federação se o belluschi depois de uma situação igual com o duarte gomes podia jogar.
    E a perguntar se ia demorar muito a sair o castigo ao "outro" depois do que disse nos jogos com o gil vicente.
    É importante as pessoas perceberem e se repetir muitas vezes (essa pedra sim, é dura) sobre a "justiça desportiva" que temos.

    ResponderEliminar