domingo, 23 de setembro de 2007

Postes ajudam... no basquetebol

Não foi o empate (e a consequente divisão de pontos, como muitos espertos dizem esquecendo-se que 3 a dividir por 2 dá 1,5...) que mais me aborreceu na deslocação a Braga. O pior foi ver Camacho adoptar uma filosofia “à Scolari”, pensando quase sempre em resguardar o nulo em vez de procurar o triunfo num relvado difícil, é certo, mas diante um conjunto que teve menos dois dias de recuperação após a jornada europeia e que deu sempre a ideia que, pressionado a sério, acabaria por ceder.

Volto a insistir na tese dos dois avançados. Ao jogar apenas com um de cada vez, o Benfica torna-se uma formação sem presença na área contrária, incapaz de segurar os defesas adversários. Quantos lances espera o treinador ver Nuno Gomes ou Cardozo ganharem face a um esquema com quatro defesas, fora as ajudas dos trincos? Pode acontecer um ou outro, mas isso será a excepção e não a regra e quando suceder outra questão se levanta: a quantos “quilómetros” estará o necessário apoio?

Com Rui Costa em excepcional momento de forma e com Rodriguez a justificar desde já a renovação do contrato (só está ligado ao clube até ao final da época), continuo sem perceber o porquê de se apostar somente num verdadeiro dianteiro. Maxi Pereira – que é um lutador e parece-me um elemento bastante interessante – é importante a jogar no centro do relvado, mas não tem características para estar na faixa. Coloque-se lá o Di Maria, que é bastante veloz (voltei a ficar com a sensação que é um pouco egoísta e que se esquece que os malabarismo são próprios do circo...), e toca de meter dois homens na frente de ataque. Jogue-se com um só trinco! Ainda por cima, agora, não há Petit (lesão) nem Katsouranis (deslocado para central, onde tem estado brilhante, acrescente-se), o que facilita a decisão.

Dois empates valem 2 pontos. Uma vitória e uma derrota... 3. A matemática diz-nos que se deve arriscar. E não foi isso que Camacho fez no Minho. Ao fazer a troca directa entre Nuno Gomes e Cardozo, o espanhol fixou um “poste” entre a defesa contrária. Mas, amigos, postes ajudam é no basquetebol. Assim, prejudica-se o Nuno Gomes (depois de tanto tempo a ser assobiado marca em dois jogos seguidos e não tem direito a 90 minutos), o Cardozo (não deve faltar muito para começar a sentir a pressão de ter custado uma pipa de massa e justificar pouco) e a equipa (o mais grave de tudo).

Colocar Nuno Assis ao mesmo tempo que Rui Costa também não me parece uma ideia interessante. São atletas com as mesmas características (a qualidade é que é substancialmente diferente...) e estorvam-se um ao outro. A solução passa por adiantar Rui Costa, outro disparate, pois a equipa, infelizmente, não tem mais ninguém com o mesmo toque de bola, visão de jogo, sentido posicional ou capacidade para fazer passes a rasgar a defesa contrária. Logo, fazê-lo avançar no terreno só serve para lhe retirar espaço de manobra.

Introduzir Romeu Ribeiro, em vez de Fábio Coentrão, nos últimos minutos, foi a confirmação do interesse do técnico em preservar o 0-0. Conseguiu o que queria. Deve ter ficado contente. Eu não! E pouco me importa que, nas duas temporadas anteriores, tenhamos saídos de Braga derrotados. Esses dados, para as contas do actual campeonato, nada valem. Os 2 pontos que deixamos lá este domingo é que fazem muita falta.

7 comentários:

  1. Inexplicável o que Camacho fez neste jogo, já com o Guimarães foi as mesma coisa, as substituições foram de bradar aos céus, está com medo de perder um jogo só porque Santos não perdia há não sei quinto tempo.

    Se fosse Santos e Trapattoni a fazerem estas substituições caía o carmo e a trindade, mas como é Camacho o abençoado não se passa nada.

    Agora espero que não vá pra Madrid uns dias e apareça na quinta-feira pra treinar.

    Devo dizer que prefiro Camacho a Santos claramente, mas isto hoje foi demais.

    Se me saírem os 130 milhões do euromilhões ofereço o Mourinho ao Benfica.

    Agora não posso escrever mais já cá venho falar mais sobre isto sem antes referir que concordo inteiramente com o que foi escrito aqui neste post, que é um alerta para o futuro, porque já nem me preocupa este jogo porque 2 pontos já voaram, o que me preocupa é os jogos que aí vém.

    Estou pra ver o que Camacho vai fazer com o Sporting.

    Saudações gloriosas

    ResponderEliminar
  2. Concordo com o 'post'. Hoje, o pior foi Camacho. Até poderia não ter querido colocar logo no início o Nuno Gomes e o Cardozo (eu tê-lo-ia feito), mas por que não experimentar mais tarde, quando o 0-0 persistia? O Rui Costa, que fez o mais fraco jogo da época, visivelmente cansado, deveria ter sido substituído mais cedo e os uruguaios devem ter uma cláusula no contrato que os obriga a jogar 90 minutos. O Di Maria não fez um grande jogo, mas quando a bola lhe chega a expectativa é sempre grande. O Rodriguez não. Deveria ter sido substituído. Também estou de acordo quanto a pressão que começa a colocar-se sobre o Cardozo e à não opção pelo Coentrão no final do jogo.

    Apesar de tudo, houve coisas positivas: o Quim confirmou a boa forma; o Edcarlos fez o melhor jogo no Benfica; o Gilles Binya não esteve mal.

    PS - Não há maneira de ganharmos um jogo com o maldito cor-de-rosa.

    ResponderEliminar
  3. Concordo com a falta de ambição de Camacho,mais a mais com o Braga de rastos. E a desculpa que jogamos a meio da época,isso é só falta de profissionalismo,os jogadores preferem que haja 5 jogos a 5 treinos e os treinos não são para descansar.
    Gilles esteve muito bem, para quem jogava na Argelia
    Di Maria melhor,com boa atitude, não percebia a troca, Rodriguez tambem esteve bem,Maxi a mostrar ser um jogador regular, L.F. mais ou menos, Edcarlos bastante melhor apesar de não perceber a técnica de defender jogadores desmarcados a 15 metros de distancia a defender a pequena area e por fim CARDOZO...o que dizer CAMACHO ja viu, o que eu ja vi, pouca atitude em prol da equipa sem bola com bola esta a perder confiança,mas tb concordo que não pode jogar sozinho..
    Que venha o E.AMADORA na T.LIGA para ver umas experiencias do CAMACHO e ADU + COENTRÃO com CARDOZO e DABAO...hehehe

    ResponderEliminar
  4. O Benfica perdeu mais 2 pontos para o líder num jogo que foi parecido com o do Vitória de Guimarães na Luz para a 2ºjornada da Liga Bwin, parecido nas substituições pois o treinador do clube que luta pelo título nestes dois embates resolveu fazer substituições nos 2 jogos com o intuito de segurar o empate, neste caso o 0-0. Camacho veio dizer no final na conferéncia de imprensa que o objectivo é entrar na liga dos campeões seja pelo primeiro lugar seja pelo segundo lugar....alguém tém de explicar ao treinador do Benfica que ele no clube onde está o segundo é o lugar dos últimos, a sua substituição final em que meteu Romeu Ribeiro em vez de Fábio Coentrão é de bradar aos céus pois foi um sinal claro de que queria segurar o empate. E tanto segurou que o Porto já está a 6 pontos, e quiser segurar o empate com Sporting na Luz no próximo sábado o Porto estará a 8 pontos e a começar a preparar a próxima época porque esta acaba no próximo sábado se o Glorioso voltar a perder pontos. O presidente Luís Filpe Vieira tém que explicar, se é que é preciso, que o Benfica tém que lutar pelo título, e para lutar pelo título tém que jogar para ganhar.....não para segurar empates como já aconteceu 2 vezes em 15 dias!

    Publicada por Coluna D'Águias Gloriosas em 00:47

    ResponderEliminar
  5. Mas como equipas campeãs não se formam de um dia para o outro é preciso ter calma, as camisolas já ha muito que não ganham jogos,por tanto essa ideia de que é obrigatório ser campeão, é para os sócios. Os jogadores são novos de idade e de clube é preciso reconstruir sem nunca perder a identidade.Temos que dar tempo e se ficarmos a 8 pode ser que para o ano estamos nós a 8pts.Vamos ser realistas não temos qualidade e perdemos jogadores de classe mundial que criavam mais de 50% dos golos do benfica(karagounis,simão e miccoli). Por isso vamos ter calma...

    ResponderEliminar
  6. Não tenho nada a acrescentar aos comentários já feitos. Parece que há unanimidade na crítica ao Camacho no que diz respeito à sua falta de ambição. Curiosamente, quando ele cá esteve da outra vez, o seu maior problema foi, por vezes, destapar demasiado o meio-campo. Falta-lhe o Petit, é o que é...

    ResponderEliminar
  7. FALTA DE AMBIÇÃO

    Como eu já tinha dito, o jogo de Braga seria decisivo. Mas não era, pelo menos para o técnico do Benfica. Mas que declarações são aquelas? Ai se fosse Fernando Santos....
    Quanto ao jogo não há muito a dizer. Um empate que assenta que nem uma luva ao Benfica, porque só houve uma equipa a tentar ganhar o jogo, o Braga. Com várias unidades desinspiradas, seria dificil ao Benfica fazer melhor e aquelas substituições são de bradar aos céus (ai se fosse Fernando Santos...) Resumindo e concluindo, já estamos a seis pontos e só nos resta "salir a ganar".
    P.S: O Porto está e bem em primeiro. Não vejo os jogadores do Benfica lutarem tanto como os do Porto
    P.S 2: Mas não há nenhum dirigente sportinguista que critique a arbitragem para os lados de Alvalade? Pois, agora não convém falar

    ResponderEliminar