quarta-feira, 3 de outubro de 2007

Época 2008/09 é para rebentar

Mais um jogo, mas 90 minutos sem marcar golos, mais uma derrota. Se a conquista da Liga esta época parece ter ficado fora de hipóteses à 6ª ronda (algo nunca antes observado), a continuidade na Europa também já não passa de uma miragem. Sim, porque o triunfo do Celtic ante o Milan não foi mau apenas para as contas da "Champions", mas também para as da Taça UEFA.

Bom, sejamos optimistas no meio de toda esta bagunçada. A temporada 2008/09 será fantástica. É que tendo em conta o que se avizinha no que ainda falta disputar nesta... será mais fácil ganhar o Euromilhões do que não conseguir fazer melhor na época seguinte.

E que fazer enquanto esperar pela passagem de meses que se adivinham penosos? Deixo aqui algumas sugestões:

- Apoiar a candidatura de Rui Costa a qualquer cargo dentro do clube. Aliás, seria interessante que os associados decidissem, em Assembleia Geral, que ninguém sócio de clubes rivais ou reconhecido como adepto de Sporting ou FC Porto pudesse desempenhar posições relevantes no clube. Não estou a pensar só em Vieira. Veiga, Rodolfo Moura, Cunha Vaz, Domingos Oliveira e outros enquadram-se nesse perfil que não gostava de ver no meu Benfica.

- Encarar a actual época como um ensaio para a próxima. Se desta vez não conseguimos fazer uma verdadeira pré-temporada (o mais culpado por isso foi Vieira, ao tardar a despedir o Santos), penso que mais uns meses devem chegar para preparar convenientemente a seguinte. Di Maria, por exemplo, terá mais tempo para aprender o que é futebol colectivo...

- Acompanhar com outro entusiasmo os escalões de formação. Só promovendo uma cultura global dentro do clube, poderemos voltar a ter sempre produtos da casa na equipa principal. Com isso ganha-se gente com a chamada mística (cada vez menos evidente) e poupa-se dinheiro.

- Dar o devido apoio às modalidades. Temos três potenciais campeões olímpicos no clube. Vanessa, Telma e Évora merecem o nosso apoio, assim como as modalidades colectivas. Os benfiquistas têm de perceber, de vez, que o clube não é só futebol. E não se podem juntar às modas de apoio ao basquetebol e ao râguebi das Selecções, ignorando as equipas do nosso clube.

Bom, é evidente que tudo isto deverá ser acompanhado de uns quantos calmantes...

PS - Eu sei que com 2 pontas de lança em campo voltámos a não marcar, mas também sei que só com um o resultado... foi zero! Para mim a receita nos jogos em casa é simples: abdicar dos laterais (os direitos... coitados e o Léo começa a acusar a idade, pese o esforço) e entra um terceiro central (Luisão- David Luiz e Ed Carlos parece-me bem) e o segundo ponta de lança. E com o regresso do Petit, sai o Maxi. Teremos então algo como: Quim; David Luiz, Luisão e Ed Carlos; Petit e Katsouranis; Dí Maria, Rui Costa e Rodriguez; Nuno e Cardozo. Talvez assim... sei lá... isto dê qualquer coisa.

1 comentário:

  1. POr acaso, esta foi das vezes que sai mais frustrado do estádio depois de um jogo do Benfica, e olhem que já vi muitas derrotas...

    ResponderEliminar