terça-feira, 30 de outubro de 2007

Lamentável

Não posso deixar de lamentar as tristes cenas que se passaram na assembleia geral do nosso clube, realizada ontem à noite. Não estive presente, mas, pelos relatos feitos pela comunicação social, a coisa descambou. Não sei se as 'claques' têm razão, mas não posso admitir que participem numa assembleia geral para insultar o presidente da Direcção do clube e ameaçar os jornalistas ou que o seu voto na discussão de umas contas que finalmente apresentam saldo positivo seja determinado por razões de outra natureza. Afinal, por que não se legalizam as 'claques'? O que receiam os seus membros? Tem que ver com a possível responsabilidade penal, civil, desportiva ou de outra ordem se ocorrerem desacatos? Ainda que sintam que o clube e a sua segurança não estão a tratá-los bem, não encontro explicação para esta recusa de legalização ou para o comportamento de ontem.

Ficou-me a ideia, porventura errada , de que o presidente da mesa da Assembleia Geral não teve mão naquilo. Não me surpreende, pois sempre achei que Manuel Vilarinho não tem as características essenciais para o cargo. Se, por acaso, alguém esteve presente na reunião magna e esta minha ideia não é correcta, corrija-me.

PS - Mas por que carga de água haveria Henrique Granadeiro de ser sócio honorário do Benfica?

segunda-feira, 29 de outubro de 2007

Léo

Ontem, no Estádio da Luz, exultei com o segundo golo do Benfica. Nada mais natural. Estávamos empatados a poucos minutos do fim, há uma hora a jogar com menos um jogador, frente a um adversário com valor. Era um golo que a equipa merecia, pela atitude guerreira, destemida, firme, ambiciosa. Mas a minha maior satisfação foi ver coroada de êxito uma jogada protagonizada por um jogador que muito admiro e considero o melhor defesa-esquerdo que vi jogar com a nossa camisola. Quando o pequeno Léo pegou na bola no centro do terreno, avançou de forma destemida para o lado contrário ao seu, fintou um adversário e centrou com o pé direito, oferecendo o golo ao Adu, só me apeteceu descer do piso 3, abraçá-lo no relvado e dar-lhe uma caneta para renovar de imediato o contrato. Foi um momento que define um jogador.

quinta-feira, 25 de outubro de 2007

A equipa que mais remata na Europa

Se calhar passou despercebido à maior parte dos benfiquistas uma notícia que saiu antes do jogo de ontem, o Benfica é a equipa que mais remata na Europa, segundo as estatísticas oficiais da Champions. Fui verificar esta informação hoje no site da UEFA e ainda mantemos a liderança – 51 remates no total, dos quais 21 à baliza (não somos líderes neste ponto) e 30 remates para fora (estamos também em 1º neste capítulo).

O nosso técnico ainda ontem afirmava isso como se fosse um aspecto positivo - link

Será que isto é positivo? Será que isto representa bom futebol? Por isto se calhar percebemos por que as bolas chegam pouco à grande área e temos criado pouco jogo para os nossos avançados. O nosso treinador está sempre a dizer que estamos a criar muitas oportunidades mas, sinceramente, penso que isso tem sido a excepção e não a regra (ainda me lembro do que é criar oportunidades de golo quando ele era treinador no jogo Benfica-Inter, apesar do 0-0). À pala dos remates do Rui Costa e Di Maria é que temos 30 remates para fora, ainda que com este último acho que ganhamos mais capacidade de penetração na grande área.

Contrastes...

Intervalo do Benfica-Celtic: "A nossa equipa não vale nada. O Bergessio não dá uma. O Rui Costa está velho. O treinador não percebe nada disto. E o Sr. 9 Milhões, viste aquele remate no ar? Não sei onde vamos parar...".

Final do Benfica-Celtic: "Estamos a ficar com uma grande equipa. Reparaste naquela jogada do Rui Costa que quase deu golo? Que jogador! E o Cardozo? Sempre vi nele um 'ponta-de-lança' a sério. E as geniais substituições do Camacho? O Di Maria tem cá uma classe...".

segunda-feira, 22 de outubro de 2007

O 'stick' está torto?

Não é uma das minhas preferidas, mas não deixa de ser uma modalidade praticada pelo Benfica e, como tal, merece a minha atenção. Sempre vi esta época como uma espécie de tira-teimas, em que se veria se teríamos capacidade para finalmente suplantar o crónico campeão dos últimos anos. Afinal, o começo está a ser desolador, com péssimos resultados. Alguém sabe explicar-me o que se passa com a nossa equipa de hóquei em patins?

terça-feira, 16 de outubro de 2007

Agora é que são elas

O Nuno Gomes lesionou-se e, se tudo correr bem, estará de fora 1 mês. Quer isto dizer que, agora, o Cardozo tem mesmo de marcar golos. Com Mantorras sempre K.O., restará Dabao para a posição, pois Bergessio - caso tenha alguma utilidade no clube - não triunfará neste posto. Espero estar muito enganado, mas temo ter chegado a hora de ver muitos ingratos a rezar pela célere recuperação do Nuno. Ainda por cima, a lesão surge quando o rapaz tinha voltado a fazer as pazes com os golos...

quarta-feira, 10 de outubro de 2007

Manifesto pró-Diego

Numa altura em que se começa a falar de reforços, gostava de lançar uma sugestão à "nação encarnada". Com a possibilidade que temos agora de ver tudo o que se passa no futebol brasileiro (através do canal 27 da TvCabo), acompanhar as performances de Diego tem de ser uma obrigação de todos os benfiquistas. Vejam o que o rapaz faz, escutem as opiniões de treinadores, adversários e comentadores e percebam que não podemos esbanjar uma aposta notável feita quando o Diego ainda valia pouco dinheiro. Como o Veigarista e o Parapseudopsicotáctico grego já foram despachados não há nenhuma razão objectiva para ele continuar no Grémio. Se o Camacho o vir... é garantido que fica com ele. Se apostou no Binya, no Romeu Ribeiro e no Miguel Vítor, também não desaproveita este talento. Se, na época passada, a pressão dos adeptos foi fulcral para o brasileiro não ser dispensado após o estágio na Suíça (fizeram-lhe a cama na mesma, não lhe dando oportunidades nos jogos a sério), creio que agora pode ser igualmente importante para o Diego voltar ao local onde deve estar: no Glorioso!

terça-feira, 9 de outubro de 2007

Que alívio!

O mercado fechou há pouco mais de um mês, mas Domingos Soares de Oliveira fez questão de nos deixar descansados: há meios para reforçar a equipa na reabertura do mercado em Janeiro. Fiquei muito mais aliviado e aguardo com impaciência, não só as manchetes dos jornais com a divulgação dos nomes dos novos 'craques', como a chegada efectiva destes. Animem-se: vêm aí vedetas do calibre de Manduca, Robert, Marcel, Delibasic, Derlei ou... Marco Ferreira. Hoje, já dormirei melhor. Em Janeiro ninguém nos pára e passaremos a ter o melhor 'plantel' dos últimos 20 anos.

segunda-feira, 8 de outubro de 2007

Vanessa e as modalidades

Gostar de desporto e do Benfica não é gostar apenas de futebol. Aos mais distraídos queria dizer que a Vanessa Fernandes continua a conquistar vitórias em todo o Mundo (a última foi na Grécia, mas não sei se o parapseudopsicotáctico a foi vitoriar...); que o basquetebol - embora com escassa oposição - ganhou mais um troféu para a vitrine do clube; que o futsal já parece ter esquecido a surprendente derrota de há uns dias; que o voleibol entrou bem no Nacional e que o hóquei em patins tem condições para acabar com a hegemonia portista. Só não entendo a inconsistência do andebol.Mas com um timoneiro como o Donner... a crise deve passar depressa.

O 21 é danado para os críticos

Pois é. Não sou adivinho, mas tenho a mania que percebo um bocadito de futebol. Jogámos com dois pontas de lança de início e - imagine-se... - marcámos golos. Melhor: ganhámos um joguito, coisa que nos tempos que correm é sempre de enaltecer. E o Di Maria foi para o banco! Pois, também já tinha sugerido que o rapaz precisa de percorrer, com calma, o seu trajecto até à fama. E toda a gente gostou do Rodriguez. Pudera, é só a melhor aquisição da temporada. Só espero é que não se esqueçam de renovar o contrato quanto antes.

É evidente que Cardozo continua distante daquilo que pode e deve render, mas o mais importante é que se confirmou que Nuno Gomes é outro jogador quando tem um verdadeiro parceiro de ataque ao seu lado. O 21, por muito que isso custe a muita gente (benfiquistas incluídos, infelizmente), é um jogador bastante acima da média. Como é possível colocar o rapaz na lama quando o nome dele figura no "top" entre os melhores marcadores de sempre do Campeonato Nacional, do Benfica e da Selecção? Só por má fé ou escassa clarividência futebolística, embora seja óbvio que, por vezes, joga mal.

O Nuno falha muitos golos? Falha! E depois? As estatísticas dizem-nos que também marca mais que a maioria dos futebolistas portugueses. Os actuais, os antigos e, seguramente, muitos dos que hão-de surgir. O seu maior problema é ser compreendido, nomeadamente por aqueles (técnicos e adeptos) que acham boa ideia colocá-lo a jogar sem apoio entre os centrais contrários.

E como se o seu desempenho futebolístico não fosse suficiente para o apreciar (marcar golos não é a sua única virtude), destaco a forma como vive o clube; o entusiasmo com que vibra nas vitórias; o respeito pelo símbolo do clube e, claro, a forma frontal, inteligente e descomplexada como fala nos momentos menos bons, mesmo que isso, aparentemente, possa implicar critícas à equipa, ao técnico, aos dirigentes, ao clube. Com homens firmes é que o Benfica se fez grande e, sabendo eu que há muita gente que não gosta dele, aproveito o facto de ele ter regressado à "boa onda" (espero que seja para continuar...) para dizer que, até ver alguém muito melhor, no meu Benfica o Nuno Gomes é peça fulcral.

PS - Se no próximo jogo o Camacho resolver premiar o Nuno, tal como fez após os golos à Naval e ao AC Milan, com o estatuto de suplente... proponho, antecipadamente, que o espanhol seja internado para fazer exames. O homem está cada vez mais nervoso e stressado. E isso, confesso, deixa-me transtornado. Faz-me lembrar o parapseudopsicotáctico que os gregos consideram um gajo a sério...

sexta-feira, 5 de outubro de 2007

Cartão de Crédito SLB

Nem vem mais a propósito, acabei de ver o anuncio do Cartão de Crédito onde os golos do Benfica valem EUROS...Está tudo explicado porque é que o Benfica não marca golos... É que os jogadores devem ter um bónus do patrocinador caso NÃO MARQUEM!!!! Isto só ao Benfica!!!!
Mas que timing fenomenal...

Em relação ao Rui Costa que é a imagem do anuncio, apenas digo que o papel dele devia ser esse...Publicidade, camisolas, maturidade e experiência no balneario...e 30 min por jogo na 2ª parte!!!

E viva o BENFICA que é maior que algum jogador,treinador ou presidente!

quinta-feira, 4 de outubro de 2007

Dida

Proponho um novo blogger para este nosso espaço. O guarda-redes do Milan provou ser Benfiquista desde pequenino ao fazer um teatro absolutamente formidável na pseudo-agressão a que foi sujeito por um adepto do Celtic. Absolutamente ridículo. Vejam as imagens. Possivelmente o Celtic vai ser castigado e jogar à porta fechada ou em campo neutro contra nós...Muito bem Dida!!!

quarta-feira, 3 de outubro de 2007

Partir do zero

O que dizer depois da noite de hoje? Do ponto de vista da produção da equipa não se pode dizer que não estivéssemos à espera deste "tipo" de exibição. O que não contávamos era que os ucranianos fossem tão bons.

Já sabíamos que a primeira época sem ter o Simão não ia ser fácil. Tínhamos um jogador que além de ser de longe o melhor jogador do Benfica, era o transportador de jogo, o marcador de livres, veloz, bom a finalizar, bom a cruzar e com uma condição física excelente, aguentando os 90 minutos sempre em elevado rendimento ao longo de uma época. Além disso perdemos o Miccoli e o Karagounis.

Infelizmente parece que nos últimos 2 anos temos estado sempre a partir do zero. Quer seja através da mudança de treinador, de sistemas tácticos, contratações falhadas ou vendas/saídas de jogadores fundamentais.

Confesso que o 4-3-3 é o meu sistema de jogo preferido. Mas para funcionar bem tem que ter 3 características importantes :

1) Um triângulo de meio campo pressionante e dinâmico em que pelo menos 2 dos seus jogadores tenham facilidade de construção, transporte e apareçam com frequência na área adversária.
2) Dois extremos rápidos, tecnicistas e que saibam cruzar bem.
3) Um ponta de lança rápido, móvel e lutador qb. (Daqueles que custam 15M €, portanto :) )

No Benfica isto traduzir-se-ia:

1) Triângulo composto por Petit, Katsouranis (Rui Costa) e Cristian Rodriguez. Custa admitir mas o Rui Costa já não tem andamento/resistência para jogar a 10.
2) Di Maria e ?????. O extremo direito não existe e jogando com o Di Maria nesse lado não lhe podemos pedir que vá à linha e cruze de pé direito...
3)??????. Cardozo é quase a antítese daquilo que eu disse.

O que tem acontecido é que for falta de dinâmica da equipa, atacamos quase sempre com poucos jogadores e o perigo que criamos tem surgido de lançes individuais e não de jogadas de equipa.
O Di Maria é um grande jogador em potência mas vê-se que ainda está verde ao nível das decisões, mas o potencial está lá. Mas tal como já disse num post anterior a melhor contratação da época é claramente o Cristian Rodriguez. Grande jogador. Devido à sua polivalência no ataque Camacho tem-no usado demasiado recuado para compensar a menor capacidade defensiva do Rui Costa, perdendo assim o uruguaio importância nos lances de ataque. Espero que o Benfica até ao Natal faça uso da opção de compra e não o deixe fugir.

Se queremos ter aspirações a qualquer coisa vamos ter que reforçar a equipa nessas duas posições críticas que já mencionei e claro que o fio de jogo que não temos ainda vai demorar algum tempo a ganhá-lo. Até lá as perspectivas não são as melhores. Ganhar em Glasgow e na Ucrânia vai ser quase impossível, pelo que melhor que o 3º lugar vai ser difícil. Quanto ao campeonato, até o 2º lugar será complicado.

Época 2008/09 é para rebentar

Mais um jogo, mas 90 minutos sem marcar golos, mais uma derrota. Se a conquista da Liga esta época parece ter ficado fora de hipóteses à 6ª ronda (algo nunca antes observado), a continuidade na Europa também já não passa de uma miragem. Sim, porque o triunfo do Celtic ante o Milan não foi mau apenas para as contas da "Champions", mas também para as da Taça UEFA.

Bom, sejamos optimistas no meio de toda esta bagunçada. A temporada 2008/09 será fantástica. É que tendo em conta o que se avizinha no que ainda falta disputar nesta... será mais fácil ganhar o Euromilhões do que não conseguir fazer melhor na época seguinte.

E que fazer enquanto esperar pela passagem de meses que se adivinham penosos? Deixo aqui algumas sugestões:

- Apoiar a candidatura de Rui Costa a qualquer cargo dentro do clube. Aliás, seria interessante que os associados decidissem, em Assembleia Geral, que ninguém sócio de clubes rivais ou reconhecido como adepto de Sporting ou FC Porto pudesse desempenhar posições relevantes no clube. Não estou a pensar só em Vieira. Veiga, Rodolfo Moura, Cunha Vaz, Domingos Oliveira e outros enquadram-se nesse perfil que não gostava de ver no meu Benfica.

- Encarar a actual época como um ensaio para a próxima. Se desta vez não conseguimos fazer uma verdadeira pré-temporada (o mais culpado por isso foi Vieira, ao tardar a despedir o Santos), penso que mais uns meses devem chegar para preparar convenientemente a seguinte. Di Maria, por exemplo, terá mais tempo para aprender o que é futebol colectivo...

- Acompanhar com outro entusiasmo os escalões de formação. Só promovendo uma cultura global dentro do clube, poderemos voltar a ter sempre produtos da casa na equipa principal. Com isso ganha-se gente com a chamada mística (cada vez menos evidente) e poupa-se dinheiro.

- Dar o devido apoio às modalidades. Temos três potenciais campeões olímpicos no clube. Vanessa, Telma e Évora merecem o nosso apoio, assim como as modalidades colectivas. Os benfiquistas têm de perceber, de vez, que o clube não é só futebol. E não se podem juntar às modas de apoio ao basquetebol e ao râguebi das Selecções, ignorando as equipas do nosso clube.

Bom, é evidente que tudo isto deverá ser acompanhado de uns quantos calmantes...

PS - Eu sei que com 2 pontas de lança em campo voltámos a não marcar, mas também sei que só com um o resultado... foi zero! Para mim a receita nos jogos em casa é simples: abdicar dos laterais (os direitos... coitados e o Léo começa a acusar a idade, pese o esforço) e entra um terceiro central (Luisão- David Luiz e Ed Carlos parece-me bem) e o segundo ponta de lança. E com o regresso do Petit, sai o Maxi. Teremos então algo como: Quim; David Luiz, Luisão e Ed Carlos; Petit e Katsouranis; Dí Maria, Rui Costa e Rodriguez; Nuno e Cardozo. Talvez assim... sei lá... isto dê qualquer coisa.

ANDERSON

É bem verdade que às tantas deixei de acompanhar o folhetim e nem sei muito bem como é que acabou a coisa, mas o Anderson não queria sair porque tinha de ir para o Brasil, para poder acompanhar o filho que estava doente e que tinha de estar lá?

Se sim, o que é que ele está a fazer no Lyon? Ou era mesmo só uma desculpa para sair?