domingo, 2 de março de 2008

Cabeçudos?Onde?

Este foi à semelhança de muitos nos últimos anos, um dérby sem a chama do título por perto. Mas mesmo assim, um Sporting-Benfica (ou vice-versa) é sempre um jogo de emoções e que ninguém quer perder. Este ano, para além do título já nem uma miragem conseguir ser, as duas equipas vinham de más exibições e resultados ainda piores. Desfalcados de um lado e de outro, os dois rivais da segunda circular, apresentaram-se em Alvalade com o pensamento na vitória. Os leões para ainda acreditarem no segundo lugar, o Benfica para alargar a vantagem na luta por essa posição.
...
Mas que coisa? Não tou a escrever para nenhum jornal...tenho de começar a perder a mania (e o hábito antigo) de escrever sobre futebol, sendo imparcial e mais não sei quê, blá blá blá blá blá blá blá blá...

É verdade que os dois têm feito uma época (no minimo) miserável. Mas com o mal dos outros posso eu bem; preocupo-me é com a pobreza exibicional do meu clube, e com os 12 pontos de atraso para os Andrades. Se os lagartos estiverem a 500000 pontos de distância...SEE IF I CARE.

O que eu vi hoje, foi um Benfica até bem melhor do que aquilo que tem sido hábito. Mesmo sem vários titulares (Petit, Luisão, Nuno Gomes e à última hora também Nuno Assis), vi muita luta, muito querer, entreajuda q.b., e (ALELUIA) algum Futebol. É certo que do outro lado estava uma equipa que não só não prima pela qualidade exibicional, como também parece que fazem deste, o jogo da sua época. Entrámos mal...é certo, e confesso que aos 15 minutos e a perder por 1-0, pensei que ia ser mais uma tarvessia no deserto como tem sido hábito. Mas a equipa parece que juntou forças e esforços, cresceu, equilibrou a partida e dominou, culimando com um golo de Cardozo...de cabeça. Depois dos 20 minutos...pouco se viu dos lagartos. Na segunda parte, conseguimos inclusivamente trocar a bola, e fazer mais do que 2 ou 3 passes sem perder a dita, ou atirá-la para a bancada. Já não via isto no Benfica há muitos jogos...sério que não via. O que é costume é: bola dos centrais para a frente, e bola perdida; ou então, bola para o Rui Costa e o maestro que resolva. Vi algum entendimento, boas jogadas pelas linhas, e um entrosamento entre colegas que rareia pelas lados da Luz esta época....gritaram-se 'Olés' em Alvalade. Não quer dizer nada...mas por um 'Olé' que seja aos Lagartos é sempre bom.

Vão dizer: 'Ó Martunis: foi contra os lagartos pá'. Sim é verdade...mas apesar de tudo, o Moreirense, o Feirense, o Paços de ferreira, a Naval e outros tantos (sem desprimor para estes clubes) não são certamente melhores equipas que os Betos Viscondes do Campo Grande, e contra esses não sei se fizemos alguma série de 3 passes sem perder a redondinha. Portanto...apesar de não ser brilhante...mostrou que os homens de encarnado até sabem fazer a coisa. Só me pergunto é que porque não o fazem sempre...???

Empatámos. Conscientemente, axo que podiamos ter ganho...e mereciamo-lo; mas se tivermos em conta que o titulo já lá vai há muito tempo, agora é concentrar energias na Taça de Portugal (único troféu que acredito termos algumas condições de ganhar), tentar fazer boa figura na UEFA (para ganhar alguns trocos mais), e garantir o segundo lugar. Logo...tarefa cumprida. Nota? Um suficiente...mas como eu dizia na Faculdade: 'deu para passar'.

Individualmente: Quim - mal batido no golo, de resto sem mácula. Nélson - distraído, desconcentrado a defender, trapalhão a atacar, e ainda por cima foi expulso (vamos ter de levar com o Luis Filipe para a semana). Edcarlos - Entrou muito mal e é co-culpado no golo lagarto; equilibrou-se e juntou-se á luta. Katsou - O melhor da defesa. Léo - subiu pouco, lutou muito mas não foi o Léo que nós tanto gostamos. Binya - o costume; foi dos melhores. Matraquilho (vulgo Maxi Pereira) - Nitidamente em baixo de forma, ainda assim nunca virou a cara. Rui Costa - Muito marcado, o que demonstra que aos 36 anos, ainda mete muito medo ao adversário. Sempre que conseguiu pegar na bola fez miséria. Os seus cruzamentos continuam a ser 'mel'. Di Maria - Inconsequente, a par de Nélson o pior. Rodriguez - mesmo limitado, lutou muito, correu ainda mais, tirou alguns bons cruzamentos. Pena foi o remate (antes do golo de Cardozo) que passou rente ao poste. Cardozo - Sozinho na frente, lutou lutou lutou...marcou um golinho, e pena também foi aquele remate do meio da rua nos descontos não ter dado golo. Devia ter visto vermelho directo por ter sequer prestado atenção a uma besta chamada Tonel. Pespi...perdão, Spesi: mais um para se juntar ás ganas. Zoro - Varreu. Luis Filipe - Provavelmente o seu melhor jogo pelo Benfica...não tocou na bola!!!!!

Apesar de não termos ganho, e olhando claramente para este jogo, (futebolisticamente falando) foi dos melhores jogos que fizémos nos últimos meses. Contra os lagartos sabe sempre bem ganhar, nem que seja a feijões...mas vá lá: fizemos uma boa acção.

Notas de remate:

1 - Os lagartos estão em quinto.
2 - O Tonel tem jeito para o Teatro.
3 - Depois de terem dito raios e coriscos das claques do Benfica no último Benfica-Sporting, desta vez foram os Betos do Sporting que lançaram pedras, garrafas de vidro e outras coisas. E depois os animais somos nós...Só prenderam três.
4 - Vamos ter de levar com o Luis Filipe outra vez...FDX!!!!
5 - O P. Bento diz que o golo do Benfica nasce de um canto que não devia ter sido assinalado. HM?????Será que o gajo anda a beber da mesma garrafa que o Paulinho?
Quinta la estarei...estaremos!

1 comentário:

  1. Fiquei com a sensação que, caso não fosse a expulsão do Nélson, ainda ganharíamos o jogo...

    ResponderEliminar