segunda-feira, 24 de março de 2008

Camadas Jovens

Parece-me claro e julgo que a maioria dos Benfiquistas entende que o trabalho desenvolvido ao nível das camadas jovens será determinante para o clube num médio prazo. Nos últimos anos com raras excepções (que por sinal nem foram bem aproveitadas, falo de João Pereira e de Manuel Fernandes), a produção tem sido muito fraca, para não dizer nula. Quando LFV e mesmo Vilarinho assumiram a presidência do SLB esse foi um dos sectores estratégicos tidos como prioritários que importava reabilitar.
Quem se recorda dos tempos do Vale e Azevedo, e do desbaratar das equipas jovens, rápidamente se percebe que efectivamente algo foi feito, e algo de positivo aconteceu, mas a pergunta que se coloca é, terá sido o suficiente?
Podemos afirmar que há uns anos atrás, nasceu um "projecto" para as camada jovens. No decurso deste foram feitos alguns ajustes o que levou à entrada do Sr. Carraça para liderar esse departamento. Os frutos desse "projecto" para quem acompanha minimamente o trajecto das equipas mais jovens fez-se sentir na passada época. Finalmente voltámos a ter uma equipa junior competitiva, cujos jovens eram na sua maioria de 1º ano, e uma equipa juvenil de muita qualidade e bastante promissora. Antevia-se para a presente época com a maturidade dos juniores que ficaram e a subida a junior dos juvenis já citados, uma boa equipa e um conjunto de jovens promissores. Para reforçar o sector foram ainda contratados João Alves para treinador e Rui Águas para Director Técnico!!!.
No primeiro soprar da época as espectativas vinham a confirmar-se, a equipa jogava e ganhava, até que...algo mudou...
O que se vê actualmente é que dessa equipa inicial, sobram 3/4 jogadores. Foram contratados vários jogadores estrangeiros que dominam o onze titular, tendo os jovens sido remetidos para o banco de suplentes ou bancada. Os resultados estão há vista.
Importa então perguntar:
  • De que vale andar a formar jogadores para os por na prateleira em prol de outros acabados de chegar e cuja a valia é desconhecida?
  • Quem é que anda a beneficiar com estas contratações, já que o Benfica não é certamente?
  • Fará sentido a manutenção do Carraça (ao que parece com um belo ordenado), sem se perceber muito bem onde começa a sua área de intervenção, e acaba a do Rui Águas?
  • Será que o projecto acabou?
  • Será que o projecto existiu?

Muitas perguntas ficam por fazer, e certamente as respostas ficam por dar, mas a ideia geral que transpira, é que andamos completamente à deriva e à mercê de uns certos passageiros de ocasião que por cá passam.

Nota: O André Carvalhas é de longe o nosso melhor jogador junior. Em todos os escalões tem sido uma peça de destaque, tem contrato de formação que expira no final da época não tendo até á data sido convidado a renovar. Talvez o possamos ver em outras paragens.

4 comentários:

  1. Repara que as camadas jovens estão, à imagem do resto do clube, mais fortes do ponto de vista infra-estrutural, organizacional e da capacidade de investimento. O problema é que as boas infra-estruturas, alguma organização e capacidade de investimento não garantem, por si só, o retorno desejado (neste caso, jogadores profissionais).
    No entanto, ainda é cedo para avaliar as alterações nas camadas jovens. Este sim é um trabalho de longo prazo. À partida, apenas posso partilhar alguma preocupação pela quebra de um trabalho continuado devido à aquisição a granel de jogadores habilidosos pelo mundo fora. Quiçá a estratégia actual seja encontrar um ronaldo e não formar jogadores bonzinhos...

    ResponderEliminar
  2. Texto cheio de incorreçoes, omissões e tentativas de transformar opiniões pessoais em verdades absolutas.

    Rui Águas director técnico???
    Veio para o clube assumir o cargo de chefe do Departamento de prospecção. Departamento que até então só existia no futebol jovem. A sua inclusão veio para, juntamente com a criação da prospecção do futebol sénior, criar um líder máximo para estas duas áreas. A prospecção saiu então do pelouro da formação e alargou-se ao futebol sénior liderada pelo Rui Águas.

    Distinção das tarefas do Carraça e do Rui Águas?
    É muito claro. Um é o líder máximo da formação: componente escolar, psicológica, física, técnica, etc... dos jogadores que são do benfica. Tem de gerir tudo o que é treinadores, delegados, jogadores, etc...
    Outro lidera um departamento que se preocupa em trazer os melhores jogadores para o Benfica, se possível a baixos preços.

    Com a saída de camacho o Rui águas Teve de desempenhar outros papeis no futebol sénior, mas não havia qualquer dúvida entre as suas funções e as do Carraça.

    Quanto à equipa de Juniores:
    Se acha o Carvalhas o mais promissor, isso é uma opinião pessoal apenas. E escreva isso que disse porque daqui a uns tempos poderemos ver percursos de jogadores da equipa júnior.
    Só 3 ou 4 jogadores da época passada são titulares, mas mais dois são titulares de uma equipa da segunda liga, o que é para eles e para o Benfica, muito mais proveitoso.

    O Objectivo não é vencer o campeonato de juniores, é formar jogadores, sejam eles jovens portugueses ou estrangeiros.

    Saudações

    ResponderEliminar
  3. Caro anónimo,

    Tudo o que escrevo deriva de opinião pessoal e de coisas que leio, como tal poderá ter imprecisões o que é natural, não faço das minhas palavras leis, apenas aponto situações que julgo correctas ou menos correctas. A questão do director técnico atribuido ao Rui Águas, resulta de leitura nos jornais e que até à data não vi desmentida, veremos se o Carraça se mantém em funções, ou se deixará o clube...
    O anónimo não leu bem as minhas palavras, eu não disse que o Carvalhas era o jogador mais promissor, disse e repito que é o melhor junior e tem sido figura de destaque em todos os escalões de formação, se vinga ou não eu não sei, mas que deveria ter uma oportunidade e não deveria ser tratado como lixo, isso acredito que deveria acontecer.
    Gostaria era que alguém tão ilucidado como V. Exa., respondesse a algumas das questões que apresentei, pois isso é que era importante falar, e por incrivel que parece só mencionou aquilo que não interessa.
    Se o objectivo é formar jogadores, então vamos formá-los, depreendo das suas palavras que adquirir jogadores de 18 anos para a equipa junior, e usa-los em detrimento dos que vêm dos escalões de formação, seja um bom acto de gestão ao nível da formação. Respeito a sua opinião e concordo se for um ou dois casos isolados, não em catadupla como tem acontecido.

    ResponderEliminar
  4. E por acaso, dos dois jogadores relativamente bons futebolísticamente que até acabámos por formar, (o João Pereira e o Manuel Fernandes), parece-me que tivemos algumas falhas a nível comportamental, pq são jogadores que fazem lembrar alguns do FCP na década de 80 e 90, sarrafeiros e anti-desportistas... (ver o JP no último SLB-Braga, por exemplo).

    ResponderEliminar