quarta-feira, 19 de março de 2008

E para o ano? *

Estamos em meados de Março, mas o sentimento benfiquista já é de fim de estação, de enorme desalento por mais uma época decepcionante. E isto mesmo havendo um segundo lugar para conservar (ou a luta pelo terceiro!) e a possibilidade de uma ida ao Jamor. É bem elucidativo da vontade de virar mais uma página pouco agradável. É, por isso, inevitável que se comece já a pensar na temporada 2008/2009.Há, desde logo, a questão do treinador. Não vou abordá-la, pois estou descansado, uma vez que o jornal "A Bola" me garante que o perfil está traçado e, mais do que isso, o nome escolhido. Nem tão-pouco vou desenhar o retrato dos reforços necessários, pois me parece ainda extemporâneo e nem tenho conhecimentos do mercado que me permitam fazê-lo. Apenas deixo, em jeito de lançamento, algumas questões que devem ser tidas em conta no planeamento da próxima temporada:
- qual o papel que desempenharão o futuro director desportivo, o gabinete de prospecção e o novo treinador nas aquisições? Será possível colocá-los de acordo quanto aos jogadores a contratar?
- iremos, finalmente, ter uma temporada com poucas lesões musculares? Será só azar ou haverá algo mais a contribuir para esta autêntica praga dos últimos anos?
- face ao abandono de Rui Costa, onde iremos descobrir um ou dois médios criativos capazes de não nos fazer chorar durante mais uma década a saída do Maestro?
- Petit e Nuno Gomes, entre inúmeras lesões e fracas exibições, tiveram as mais pálidas temporadas desde que estão no Benfica. Sinal de declínio ou apenas uma época infeliz? O que poderemos esperar deles para o ano? É necessário tratar, desde já, da sua substituição?
- afinal, o que vale hoje Mantorras? Tenho a maior das simpatias pelo angolano, conheço bem a sua história, mas ainda pode ser útil ao Benfica? Se pode, por que não joga mais? Se não pode, por que permanece no 'plantel'? Por compaixão? Sentimentos de culpa? Pode parecer cruel colocar as coisas nestes termos, mas é um assunto que urge clarificar. Até para o bem do jogador;
- o que poderemos esperar de jovens como Di Maria, Freddy Adu, Fábio Coentrão, Sepsi, Halliche ou Felipe Bastos?
Estas são apenas algumas dúvidas relativas à próxima época, às quais se juntam, por exemplo, a incógnita quanto às permanências de Léo e Rodriguéz. Mas de um aspecto os responsáveis do Benfica têm de estar bem cientes: neste momento, têm uma massa adepta desmobilizada. Ou conseguem sacar da cartola vistosos coelhos ou poderão ter uma decepção logo no início da temporada, quanto mais não seja com a venda de cativos.

* Publicado também em SLBenfica PlanetaPortugal

5 comentários:

  1. - Só espero que seja um treinador com um estilo de jogo ofensivo;
    - Manter Petit e Nuno Gomes, que há que manter alguns jogadores no plantel com mais experiência e mais anos de clube;
    - O Mantorras é realmente um caso estranho. Pode ir sendo útil, aqui e ali, mas a situação ñ deve ser boa nem para nós, nem para ele;
    - Manter os jovens (e qualquer um deles deve valer a pena), e pô-los a jogar, que não há de ser com 10 minutos aqui e ali que vão crescer muito como jogadores;

    ResponderEliminar
  2. Pertinentes e validas questões .

    Penso que acima de tudo ha que blindar o benfica e rodea-lo de benfiquistas verdadeiros e fiéis, voltar a ter mão na vergonhosa imprensa desportiva nacional e resolver todos esses casos que aqui mencionaste .

    Saudações gloriosas

    ResponderEliminar
  3. Manter o Petit ainda vá que não vá(desde que se apoie o Binya e ainda se vá buscar mais um jogador para essa posição por causa das lesões e também pelo facto do Petit cada vez mais estar ambientado á noite de Lisboa)

    Manter o Nuno Gomes significará que o Grémio da Fruta será Tetra e Penta campeão de novo

    Repare-se bem nisto, Cardoso já marcou 19 golos e ainda não é indiscutível, vieram dizer que ``ainda não está bem inserido no balneário´´ e ninguém( como sempre aliás no clube) no Benfica veio explicar a situação.

    O que eu vejo é que para a situação do menino querido dos benfiquistas não piorar....CARDOSO AINDA NÃO EXPLODIU POR COMPLETO

    Para assim a situação do menino de florença não fique tão má e ele ainda jogue mais uns anitos

    Outro que está lixado é o Makukula porque não vai ter oportunidades de evoluir e de brilhar na equipa

    Nuno Gomes já teve 500 mil oportnidades, Makukula vai ter 5 se as tiver

    qual é a explicação para que Gomes tenha jogado na madeira e Makukula não ter jogado?

    a equipa no jogo com o getafe na Luz sem gomes ainda teve atitude, teve colhões

    em madrid já com o nuno gomes foi o ballet do costume, ou não foi?

    ninguém perguntou isto porque os amiguinhos na imprensa encobrem o menino

    O POSTIGA FOI BURRO

    Tinha vindo para o Benfica que nunca mais saía da Luz

    Assim têm que andar com a mala ás costas qual linda de suza

    Uma equipa deve manter uma coluna vertebral, os jogadores com mais anos de clube? sim senhora

    mas jogadores vencedores

    Os Isaías, Paneiras, Mozers etc....coisa que Artur Jorge não fez como se lembram

    Agora manter jogadores que se arrastam em campo?

    Inacreditável isto pá

    Ao que o Benfica chegou

    Não há cultura de exigência

    Não há benfiquismo acima de tudo

    O que há é....PENINHA pelo coitadinho que é um gajo porreiro não vamos mandá-lo embora...

    FDSE PRA ISTO que o GRÉMIO DA FRUTA JÁ TÊM 23 CAMPEONATOS CRLH

    E vai ter mais se o Benfica continuar a ser uma creche ou um lar já nem sei que dizer

    O EUSÉBIO ganhou 11 campeonatos no Benfica,se fosse hoje ficava no plantel até aos 100 anos( com os joelhos no estado que têm se calhar ainda caía menos que o bambino douro)

    O CARLOS LISBOA ganhou 10 campeonatos no Benfica, se fosse hoje iríamos vé-lo a lançar triplos até aos 100 anos(neste caso se calhar era o melhor pró basket porque nunca mais venceram)

    O Grémio da Fruta foi campeão europeu contra a princesa stéphanie( se Deus quiser não voltará a ser porque a princesa tá a ficar cota e não vais disputar mais finais de champions) há 4 anos, dessa altura....têm dois suplentes, Bosingwa e Pedro Emanuel....

    Vítor Baía e Jorge Costa quando tiveram que ser encostados foram-no naturalmente porque ali naquela casa podemos criticar e chamar de tudo, não podemos é dizer que lá o clube não está acima de tudo tal como acontecia no Benfica até finais dos anos 80

    Continuem com os Nunos Gomes que quem agradece é o Pinto da Costa

    ResponderEliminar
  4. Realmente é inacreditável como é que já estamos em época estival. Repara como é que, todos os dias, a Bola anda a fazer campanha pelo Humberto (ou será que nos está a preparar?)...
    Quanto ao boato "Jorge Ribeiro", se for para defesa esquerdo, significa que continuamos entregues aos bichos... tem feito uma boa época no Boavista mas sempre a médio...

    ResponderEliminar
  5. Bem,encontrei o blog por acaso, fiz uma pesquisa por uma palavra que o blog tinha e veio para aqui, como é sobre futebol e gosto de futebol resolvi ler. Agora já é 18 de Maio de 2008 e os comentários são Março mas deixo aqui um comentário na mesma.
    Primeiro, vou dizer que o benfica não é o meu clube, o meu clube é o porto embora seja de lisboa mas leiam até ao fim. :-)
    O benfica é mal gerido, se formos a ver, não vemos um presidente interessante no benfica há muito tempo, vemos noticias que estão sempre nos jornais, vêm jogadores contratados pelos jornais, o que impede o próprio clube de os contratar depois pois o preço dos mesmos assim aumenta, ve-se mesmo o rui costa dizer que um jogador interessa quando ainda não chegou a acordo com ele, claro que o empresário agora vai pedir mais dinheiro, a pressão no benfica é enorme, todos sabemos que o benfica tem mais adeptos, dai é necessário um presidente que saiba gerir e alguém de futebol que saiba gerir, acho que o rui costa começou mal ao dizer que jorge ribeiro interessa, claro que o empresário do jogado agora pede mais dinheiro, os negocios só se devem falar depois de concluidos, são pequenos promenores que fazem a diferença, claro que vão dizer que o porto ganha os campeonatos por causa dos àrbitros mas será mesmo por ai? será que foi por isso que ganhou a taça dos campeoes europeus, a taça uefa?
    O mal do benfica está gestão, na minha opinião nem é na má escolha de treinadores, é na má gestão em manter os treinadores mesmo que eles sejam maus, se um treinador começa um trabalho num ano e depois sai e depois o outro treinador pode mandar 20 jogadores embora e depois outro contrata outros 20 e muda completamente o sistema de jogo, e depois vai embora e vem outro e faz o mesmo e andam assim "n" anos, será que é assim que se deve fazer? ou a estrutura deve permanecer a mesma mesmo com outros jogadores? já repararam que o barcelona, real madrid nunca mudam na estrutura da equipa? apenas mudam de treinador às vezes e de jogadores, mas o modo de jogar mantem-se? é igual ao porto que mantem o mesmo modo de jogar mas com jogadores diferentes.. primeiro era o derlei agora é o lizandro, deco, agora lucho, carlos aleberto, aquele brasileiro, agora quaresma, jogava o capucho, agora o tarik, ou seja, a estrutura, o 433, permanece sempre e tem contratações que resultam outras que não, tal como o benfica, mas no benfica mais 60% não resulta, ou por os jogadores não serem bons ou por falta de oportunidade. Poderia escrever ainda muitas coisas sobre a má gestão do benfica, mas não vale a pena, no fundo enquanto o benfica não for bem gerido, pode ter um maior numero de adeptos, podia até conseguir mais receitas que os outros (o que não acontece) ia desperdiçar como tem feito.Má gestão, má organização é o problema do benfica.

    ResponderEliminar