quinta-feira, 17 de abril de 2008

Tácticas

As tácticas em cada jogo são de extrema importância, já lá vai o tempo em que um conjunto de bons jogadores metidos no campo de uma forma mais ou menos equilibrada era o suficiente para um desfecho positivo do jogo. No jogo de ontem provou-se que pequenas coisas podem fazer muita diferença, mas provou-se sobretudo, para quem tinha qualquer duvida, que o controlo do meio campo é essencial e fulcral para se ganhar jogos.
Quem assistiu ao encontro entre o Sporting e o Benfica facilmente percebeu que existiu um jogo com Adrien e outro sem o Adrien, exactamente pelo controlo do meio campo. O Benfica entrou no jogo com Petit e Rui Costa no meio, muito bem adjuvados pelo Maxi e pelo Rodriguez, contra um meio campo do Sporting onde Adrien andava perdido e Romagnoli ausente e o vuckevic encostado em demasia ao lado esquerdo, o Moutinho não dava conta do recado. Controlando QB o meio campo com esse Joker que se chamou Di Maria, o Benfica deu cabo do Sporting.
No final do 1º tempo, mas sobretudo na segunda parte tudo mudou. O Sporting inflacionou jogadores na zona intermediária, passou a ter controlo face a um Petit debilitado fisicamente e a um Rui Costa a arrastar-se pelo campo. A substituição do Di Maria pelo Sepsi foi a estucada final. Se o meio campo adversário já controlava as operações, a supremacia não era mais evidente porque o Rodriguez ia amparando as coisas com grande atitude defensiva, a partir da substituição encostámos Sepsi à esquerda (?), adiantámos o Rodriguez e deixámos sós e perdidos o Petit e Rui Costa nas condições já descritas. Em resumo estendemos uma passadeira até à nossa defensiva que viu-se desamparada perante cinco e às vezes seis jogadores adversários ( os 3 avançados mais o Ismailov, o Vuckevic e tb o Moutinho). O resto é a história triste que vimos.
Custa-me a perceber porque é que tendo o Bynia no banco e perante o desenrolar do jogo, não foi a primeira opção? Porque é que o Rui Costa tem que jogar 90 minutos?
Foi mais um exemplo de uma triste época e que infelizmente ainda não acabou.

Nota: ainda que ache pouco relevante falar de arbitragem, pois não foi por aí que as coisas descambaram, ajuda muito não marcar um lance gritante do Luisão. E mais ainda por faltas parecidas para nós representaram cartões amarelos para outros nem por isso.

3 comentários:

  1. Concordo plenamente. E o próprio petit tbjá se estava a arrastar... De notar ainda a falta sobre o sepsi no lance que acaba por resultar no 5º golo. De um livre com possibilidade de perigo, passou-se para o fim do jogo.

    ResponderEliminar
  2. Leitura perfeita do que sucedeu .O petit esta longe do velho e incansavel petit que nos habituou .

    ResponderEliminar
  3. Enquanto subsistirem vacas sagradas no plantel, nada disto será surpreendente...
    Obrigado Rui Costa, ainda bem que deixa de jogar... Quanto ao Petit e ao Nuno Gomes, espero sinceramente que a má época seja fruto de sucessivas lesões e não do seu declínio como jogadores de futebol...

    ResponderEliminar