sexta-feira, 18 de abril de 2008

Uma questão de timing

A movimentação de adeptos. A participação de sócios de forma activa na vida do clube, é algo que muito prezo e dignifica o clube. Ao contrário dos nossos vizinhos da 2ª circular o Benfica enquanto clube, há muito que elege os seus presidentes de forma democrática. A voz dos sócios é e deverá sempre ser ouvida, mas estes também devem falar com sentido de responsabilidade, e com o intuito de não beliscar o nosso clube. Toda a nossa movimentação e acção deverá ser sempre com o intuito de elevar o clube e não o contrário.
Quem por norma assiste a este nosso espaço de conversa, certamente já se apercebeu que sou de há muito um critico da actual direcção, ou melhor dizendo, da não gestão desportiva da presente direcção, por conseguinte defendo um novo rumo para o clube, e tenho a perfeita convicção que o tempo de LFV há frente do futebol do Benfica tem e deverá ter os dias contados, mas não a qualquer preço. Eleições antecipadas nesta altura, sem a certeza de existir uma alternativa credível e que acrescente valor ao clube é estender uma passadeira para um novo Vale e Azevedo, com todas as consequências que daí podem advir.
O timing da manifestação é a todos os níveis péssimo:
- Antecede um jogo importantíssimo;
- É posterior e resulta de 2 resultados muito maus;
- Não tem definida nenhuma estratégia, nem assenta num projecto, o que só por si é revelador de precipitação;
- Eleições a serem marcadas agora, só ocorreriam na melhor das hipóteses em Junho;
- O planeamento da próxima época desportiva era inexistente;
- Legitimava a actual direcção a desculpas tais como, não nos deixaram concluir o nosso trabalho;
O futuro do nosso clube é demasiado importante para ser decidido em dois meses. As alternativas e os projectos deverão começar a ser tratados para serem discutidos em sede própria, nas eleições que deverão ocorrer em 2009, e todos nós em consciência e com responsabilidade daremos o nosso contributo.

8 comentários:

  1. Porquê complicar se podemos ir por um caminho mais simples!
    Parece-me que esta direcção deve assumir que de futebol não percebe nada, mas, não podemos esquecer o grande trabalho feito ao nível da organização interna e financeira, que voltou a dar credibilidade ao nosso clube. Apesar de ser o futebol que nos move, o nosso Benfica não é só futebol. Hoje os clubes são empresas!
    O que precisamos é de um departamento que fique responsável pelo futebol, e isso implica ter pessoas sérias e honestas, com muitos conhecimentos dos meandros do futebol. Podemos aproveitar o que de melhor se faz em Inglaterra e Itália e implementar cá. Lembro, que não precisamos de reinaldos teles, sousas cintras ou veigas, mas sim de pessoas honestas e conhecedoras do que é o futebol portugues e mundial. Nós somos Benfica, nós somos os melhores!

    ResponderEliminar
  2. Foi a 19 de Abril de 2003, faz este sábado cinco anos. Nesta data, em entrevista ao Jornal «O Jogo», Luís Filipe Vieira prometeu o regresso do Benfica às glórias europeias e não só. «Dentro de três anos o Benfica será o maior do mundo», disse na altura o presidente encarnado. Cinco anos depois a liderança de Vieira sofre um período de contestação, acima de tudo face aos maus resultados da equipa de futebol. Para este sábado, em que se assinalam os cinco anos da declaração de Vieira, está mesmo marcada uma manifestação de adeptos benfiquistas, insatisfeitos com a situação do clube.

    O Maisfutebol relembra algumas das frases mais marcantes de Luís Filipe Vieira enquanto dirigente do Benfica:

    «Temos a coluna vertebral do futuro campeão europeu. Queremos só fazer alguns reajustamentos, sabendo que temos um grande técnico (Jesualdo Ferreira)» (28 de Abril de 2002)

    «Não faço mais comentários, a não ser que o Major é um homem sério» (20 de Abril de 2004, quando surgiram as primeiras notícias do caso «Apito Dourado»)

    «No domingo, no jogo com o Chelsea, iremos apresentar dois grandes internacionais» (14 de Julho de 2005, referindo-se a Léo...e Tomasson)

    «Não sei se é possível falar em aproximação entre FC Porto e Sporting. Sou daqueles que acreditam que tem de existir coerência. Quem me conhece no futebol e na vida empresarial sabe que o que disse há quatro anos ainda vale hoje» (5 de Abril de 2006)

    «Qualquer dia os mafiosos italianos têm de tirar um curso em Portugal. Devia ter acontecido o mesmo aqui. O que se passou em Itália foi um brinquedo com o que se passou em Portugal» (4 Agosto 2006)

    «A dívida do Benfica não assusta ninguém, deixem chegar o Benfica a 2011 e verão que o Benfica será um colosso europeu, para não dizer mundial» (21 de Setembro de 2006, em entrevista à RTP)

    «Não admito que Valentim Loureiro brinque comigo e com o Benfica» (7 de Março de 2007, na sequência da polémica entre o Major e José Veiga, depois deste último ter acusado Valentim Loureiro de ter apadrinhado um encontro entre Pinto da Costa e Luís Guilherme, presidente da Comissão de Arbitragem da Liga)

    «Vi o filme «O Padrinho» aqui há uns tempos e também lá o protagonista ia à igreja todos os dias e também mandava matar», (23 de Junho de 2007)




    «Para o Simão sair, já disse o que é preciso. Se alguém pagar a cláusula de rescisão, não podemos fazer nada» (19 de Julho de 2007)

    «Há um montante de 20 milhões de euros pagos de imediato e mais dois jogadores que o Benfica tem opção até determinado ano para os escolher. Na nossa óptica irá passar largamente os 25 milhões» (26 de Julho 2007, justificando a saída de Simão por um valor abaixo da cláusula de rescisão)

    «Sabemos que estamos a construir a equipa mais forte dos últimos dez anos do Benfica. Temos grandes ambições e o nosso técnico deve estar muito feliz com o plantel que tem. Qualquer treinador do Mundo gostaria de ser treinador do Benfica com este plantel», (26 de Julho de 2007, depois de Fernando Santos ter dito que perder Simão seria um pesadelo)

    «Se eu fosse o treinador só queria dormir, porque quando acordasse não sabia qual a equipa que ia pôr a jogar, com tanta qualidade», (no mês seguinte, ainda reagindo às palavras de Fernando Santos)

    «Desde a pré-época que o Benfica não vive dias tranquilos. Os jogadores precisam de estabilidade, o que neste momento não têm» (Nuno Gomes, a 18 de Agosto de 2007, após o empate com o Leixões, na jornada inaugural)

    «Não percebo como se pede tranquilidade e condições de trabalho. Se há coisa que há neste clube é tranquilidade!» (21 de Agosto de 2007, em resposta a Nuno Gomes, um dia depois de ter despedido Fernando Santos)

    «Sei o que estou a fazer e as pessoas que me rodeiam são competentes, sejam do Sporting, como dizem, ou não.» (a 2 de Novembro de 2007, após a demissão de Andrade e Sousa e respondendo a críticas de Tinoco Faria)

    «Na primeira vez que Camacho esteve cá o Benfica poderia ter contratado o Ronaldinho por 10 milhões de euros e eu assustei-me um pouco, porque sei como foi a transferência do Simão na altura, logo seguida de uma lesão grave, no Bessa», (a 11 de Novembro de 2007, em entrevista ao Diário de Notícias e à TSF)

    «Posso não perceber de futebol como um distinto benfiquista tem dito, mas sei gerir o Benfica e sei qual o caminho a seguir. Um dia vai engolir essas palavras, porque já houve muita destruição e se calhar gostaria que o Benfica estivesse a ser destruído diariamente, mas não vai ser.», (a 5 de Janeiro, em resposta a críticas de José Veiga.)

    «Se cometemos alguns erros foi por andar muito depressa com este projecto. O meu lugar é muito cobiçado e o Benfica é muito apetitoso», (a 12 de Março, em Getafe, após a eliminação da Taça UEFA.)

    «Se calhar foi mau para o Benfica ter sido campeão recentemente» (30 de Março de 2008)

    «A partir do próximo ano vai surgir um novo modelo para coordenar todo o futebol encarnado onde eu não interfiro mais» (31 de Março de 2008)

    Resposta de Rui Costa:: «Os presidentes não estão lá só para ocupar a cadeira» (31 de Março de 2008)

    «Há alturas em que não vale a pena tentar limpar o futebol, porque outros querem mantê-lo exactamente como está. É o caso de alguns senhores que vimos aqui. Nesta altura era importante que a PJ começasse a entrar definitivamente no futebol. O que se está a passar em alguns campos é muito grave, para não dizer que os resultados estão a ser viciados jogo a jogo», (após o empate no Bessa, a 7 de Abril de 2008)

    ResponderEliminar
  3. O desejo de eleições antecipadas não faz qualquer sentido. Em Outubro de 2009 logo se verá. Já me irrita é algumas movimentações como a do Seara.
    Já alguém parou para pensar e chamar os bois pelos nomes? Além do LFV e dos seus inúmeros erros, falando de futebol, onde é que se ganham os jogos actualmente?

    ResponderEliminar
  4. o que dá força ao Al Capone é o Benfica estar a 20 pontos dos porkos,

    LFV devia era ser COMPETENTE de forma a que o clube estivesse a lutar pelo 1º lugar, assim as suas declarações contra a CORRUPÇÂO são inconsequentes e soam a DESCULPAS de mau perdedor

    ResponderEliminar
  5. Visitem http://apertapitons.blogspot.com/

    Um abraço

    ResponderEliminar
  6. É claro que estamos descontentes com o comportamento desportivo do Glorioso, mas isto não nos deve motivar para se convocar manifestações para derrubar a Direcção do S L Benfica, Lembremos que o SL Benfica e o seu Presidente LFV são dos poucos clubes e personalidades que tiveram a coragem de enfrentar este Polvo que está instalado no futebol Português. Eu como sócio e com as cotas pagas até final do ano, não defendo nenhuma manifestação para o efeito. Devemos estar UNIDOS Sim, VERIFICARMOS OS ERROS COMETIDOS E CERRAR FILEIRAS CONTRA O POLVO, ESSE SIM, É QUE É O NOSSO PIOR INIMIGO. O resto são manobras de diversão para nos desviarmos dos nossos objectivos. Lembremos que com este Presidente Já ganhamos no Futebol, 1 Campeonato, uma taça de Portugal, Uma supertaça e chegamos longe na Europa derrotando colossos com são o Liverpool e o Manchester United e, e também títulos no futsal, Voleibol etc.Portanto não queiramos agora destruir tudo por causa de uma época menos boa.

    Viva O Benfica.

    Um abraço a todos os Benfiquistas.

    ResponderEliminar
  7. Bom post...

    tb ja o tinha dito aqui ha uns tempos atrás...

    logo:

    assino por baixo e não faço tensões de ir a essa(s) manifestação(ões), nem sequer de destabilizar ainda mais o clube. Tudo a seu tempo...quando houver eleiçoes (2009), se o LFV concorrer a gente diz-lhe o que pensa...

    ate la...

    ResponderEliminar
  8. Ha que se ter muita calma , inteligencia e perspicacia nesta altura . O benfica esta mal mas já esteve pior e soube erguer-se .

    LFV já não tem margem de manobra ha muito mas eleições neste momento podem ser fatais para o futuro do glorioso .

    Acima de tudo vamos lutar e apoiar o Benfica nestes ultimos 4 jogos !!

    ResponderEliminar