quarta-feira, 21 de maio de 2008

Dívida de gratidão?

Aproveitando para agradar aos fãs de Mantorras na sua própria terra, Luís Filipe Vieira resolveu dizer que "temos uma dívida de gratidão com o Mantorras. Enquanto ele quiser, estará no Benfica".

O assunto Mantorras é demasiado delicado para ser resolvido num discurso em Luanda. Eis o meu ponto de vista sobre o assunto:

1. Tenho a maior das simpatias pelo Mantorras. Ainda recentemente li o livro que traça a sua biografia e, face ao que passou, não só na infância e juventude, mas depois de se lesionar, é alguém com quem é difícil não simpatizar.

2. Não sei que dívida de gratidão tem o Benfica para com o Mantorras. Não pretendo com isto referir que não é um bom profissional, mas o Benfica tem pago o seu trabalho. A tempo e horas. A questão é outra: o Benfica sente-se responsável pelo que lhe aconteceu e, como tal, não quer tirar-lhe o tapete. Ora, num clube profissional, as coisas não devem funcionar assim.

3. É urgente definir, de uma vez por todas, se o Mantorras tem ou não condições para jogar no Benfica. Talvez fosse boa ideia um empréstimo por um ano a uma equipa do meio da tabela ou que lute pelo acesso às competições europeias, para se avaliar as suas actuais capacidades.

4. A meio-gás, o Mantorras não serve ao Benfica. Ainda que tenha entrado bem em alguns jogos, não me parece que o Benfica deva reservar lugar no seu 'plantel' a alguém que nunca poderá disputar 90 minutos por jogo. Ficando na equipa, o Mantorras não pode, nem deve, ser visto como o quarto avançado. Tem de ser igual aos outros: tanto pode ser o mais importante, como o segundo suplente. Não pode haver uma espécie de hierarquia pré-definida, face às suas limitações.

5. Portanto, é uma situação que urge clarificar, o que não se faz, repito, com um discurso populista na terra dele, onde é um ídolo.

6 comentários:

  1. Concordo inteiramente,Nenhum de nos sabe o que o Mantorras poderia fazer, se o rapaz mal joga.
    Mas se nao joga e nao esta em condições...epa vendam ou emprestem..e já agora o Nuno gomes que sinceramente já nao ha paciencia.
    Temos 2 lugares de Avançados a serem " Queimados" e perdemos capacidade de negociação no mercado.
    Apesar de tudo gostava de ter o Pauleta na nossa equipa, ainda é um grande jogador e gostava de o ver acabar a Carreira no SLB.
    Mas se já temos 2 jogadores " acabados ou que sinceramente nao produzem" será que ainda tinhamos espaço para mais 1 Avançado??

    São erros atras de erros..mas pronto somos o clube da caridade.

    www.slbenficashirts.com

    ResponderEliminar
  2. Excelente post, � assim que se defende o Benfica e o Mantorras tamb�m, agora urge clarificar a sua situa�o e a de outros tamb�m......

    Sauda�es Gloriosas

    ResponderEliminar
  3. No meio da euforia Palopiana lá saiu mais uma daquelas tiradas do nosso presidente!

    Isto é um exemplo máximo do que tem sido a nossa politica desportiva, pelo menos até agora. E se de hoje para amanhã o nosso director desportivo não pactuar com isto? Apesar de reportar ao Presidente não é ele o responsável global e máximo do nosso futebol, segundo as palavras do LVF? E se chegar cá um Flores, Laudrup, ou outro e decidir dispensá-lo, como o Koeman tentou?

    Isto é brincar com a competitividade do Benfica! No estádio tenho defendido o Mantorras e até acho que aqui e acolá tem sido útil, mas como é referido no post esta situação tem de se clarificar. Se não estão a proteger o "afilhado", se não se perdeu um jogador para o futebol, então não percebo porque é que nunca se equacionou emprestá-lo para que jogasse com regularidade. Porque se calhar têm medo de mostrar a realidade!

    Assim se vai fazendo o legado do LVF, dispensamos os que têm mau feitio apesar de competentes. E fazemos caridade, dispensando jogadores por causa do filho (Anderson), ou porque não jogam na posição deles (Geovani) ou porque querem regressar para casa (Karagounis), "salvaguardando" assim os interesses do clube acima de tudo.

    ResponderEliminar
  4. A divida referenciada pelo LFV, está ligada à incompetência do nosso departamento médico, na altura da lesão, ainda me recordo do ultimo jogo do Mantorras antes da paragem imposta pelo Camacho, foi um jogo em Alvalade, e o Mantorras estava completamente coxo, e continuava a jogar. Outro jogador com um bocadinho mais de cabeça, provavelmente teria-se recusado a jogar, algo que o Pedro nunca fez...

    ResponderEliminar
  5. Partindo do pressuposto de que o Mantorras não tem saúde para jogar futebol, penso só haver uma questão a colocar:
    Nos 20 minutos que pode jogar podem acrescentar algo a equipa numa base regular?
    Se sim, é de ficar, caso contrário, o Benfica não é a santa casa da misericórdia...

    ResponderEliminar
  6. Gostei especialmente da 'pérola':
    "Talvez fosse boa ideia um empréstimo por um ano a uma equipa do meio da tabela ou que lute pelo acesso às competições europeias, para se avaliar as suas actuais capacidades..."

    Desculpem ?!?!

    Vocês estão a ver o Mantorras a jogar no Belem, V.Guimarães, Braga, Maritimo, etc... ?!

    Só podem estar a brincar...

    ResponderEliminar