quarta-feira, 3 de dezembro de 2008

Benfiquistas desde pequeninos e não benfiquistas desde pequeninos da semana..

Em plena bancada do Estádio da Luz e depois de um improvisado encontro entre os tertulianos deste espaço, fui incumido de me debruçar sobre a rubrica desta semana 'Benfiquistas desde pequeninos e não benfiquistas desde pequeninos'. Confesso que não o fiz de imediato quando cheguei a casa, porque depois daquela coisa que vimos no Benfica-Vitória de Setúbal, as minhas ideias ficaram um bocado baralhadas. Não que a minha inabalável fé e crença no nosso clube tenha ficado minimamente tocada, mas a manteiga que o Quim passou nas luvas antes do jogo, também me deve ter passado pelo cérebro, e muitas das ideias escaparam-se-me da mesma maneira que a bola se escapou dos dedos do nosso número 12.

Então cá vai a minha participação na rubrica da semana...

Começo pelo mais dificil, o 'Benfiquista desde pequenino' que mais contirbuiu para a boa vida do clube. Depois de uma jornada onde até practicámos bom futebol, mas consentimos um empate no mínimo ridiculo em casa, era dificil optar por um jogador ou alguém directamente envolvido na equipa de futebol...por isso em vez de escolher alguém que tenha marcado o golo decisivo, optei por escolher duas pessoas em vez de uma só: sem ordem de preferência, escolho primeiro o André Lima: não vi o jogo do Futsal e confesso que só soube o resultado no dia seguinte, mas qualquer vitória sobre o Cepórtéin é de enaltecer, e apenas por isso ele aparece aqui. Mas destaco outro benfiquista que (perdoem-me o egoísmo) também merece estar aqui. Depois (e há que dizer as coisas pelos nomes) da frangalhada do Joaquim que nos impediu de chegar à liderança da Liga, apareceram desde logo os assobios e os apupos e ainda insultos ao Guarda Redes que o Quique escolheu para ser titular da nossa baliza. No futebol a memória é muito curta e as pessoas esquecem-se que (já este ano) o homem nos salvou 'n' vezes de derrotas e outros resultados negativos. Isso não o iliba de culpas no cartório, e a sua permanência na baliza à luz do seu momento de forma é para outro Post. Face a estes acontecimentos, escolhi-me a mim próprio para esta rubrica: perante o frio que estava, e depois de uma copiosa e inesquecível derrota para a UEFA, não deixei de marcar presença no meu lugar. Deixei inclusivamente a Srª. Martunis em casa, em vez de ver as novelas ao seu lado no sofá e de mantinha (ou de fazer outro programa qualquer!!!), e lá fui eu. Aplaudir e festejar quando marcamos, mas também não assobiar e deitar abaixo à minima falha faz parte do Benfica; enquanto abandonava o estádio (cabisbaixo é certo), ia agoniando com a gritaria selvagem que se ia fazendo e com os insultos com o Quim, e mais que tudo com o Quique: 'o treinador é uma M*$#a, os jogadores são fracos, e a equipa não joga nada'. Mas tá tudo bêbado? Já ninguém se lembra de que 30 minutos antes estava tudo em delírio depois do Suazo marcar e a dizer maravilhas da equipa? Por isso é que me coloquei no topo desta semana...não o faço: gozo e festejo quando é hora disso, e nos piores momentos reflito e apoio na mesma...ser benfiquista é isso, e não como no clube da Churrasqueira do Campo Grande que joga contra o gigante Barça e tem 30mil pessoas no estádio: eu nao fujo, não assobio nem desapareço (e já vi o Luis Filipe jogar uma época inteira!!!!). Não tento bater nos jogadores, e não mostro lenços brancos quando a equipa perde. Perdoem-me o egoísmo, mas axei que o tinha de fazer...

No lado 'Não benfiquistas desde pequeninos', coloco a Zon e os senhores que lá mandam. Julgavam eles que iam impedir os benfiquistas (e os portugueses em geral...que ao fim ao cabo é mais ou menos a mesma coisa!!!) de ver o jogo da Taça UEFA, e que se iam vingar da Meo e do Benfica por causa do negócio em torno do canal Benfica. Não me parece que tenham tido algum resultado...não por mim que por questões profissionais não pude ver o jogo na TV, mas quem pôde, viu na mesma. No meio disto ficaram mal vistos, porque a emissão foi fraca e em muitos locais do país chegou sem som ambiente ou mesmo sem o som dos comentadores (que por sinal muitas pessoas me disseram que eram mesmo piores do que o JC Soares!!!o que é dificil atenção...). Se achavam que iria ser uma forma de pressão ao clube para que este reabrisse as negociações com vista à disponibilização do canal Benfica na grelha da Zon, enganaram-se. Se há coisa que esta direcção já mostrou que sabe fazer, é resistir às pressões alheias no que toca a meter o bedelho na vida e na gestão do Benfica. Ainda para mais, todo este filme mal realizado e com péssimo argumento, só mostrou a força e o poder que o Projecto 'Canal Benfica' já tem e ainda pode vir a ter. Pode ser que ainda se venham a rrepender disto, mas ajudaram-nos...e muito. O 'Não Benfiquista desde pequenino' está escolhido...e não é preciso enfiarem carapuças porque elas já lá estão...e bem cravadas!!!

1 comentário:

  1. Eu escolheria o Henrique Vieira como benfiquista desde pequenino da semana por ter obtido duas vitórias neste fim-de-semana no campeonato de basquetebol e, dessa forma e com a derrota da Ovarense, ter cimentado ainda mais a liderança no campeonato (até ao momento, sem derrotas) em que, ao fim de muitos anos, parece que estamos lá mesmo para ganhar!

    ResponderEliminar