quarta-feira, 15 de julho de 2009

A Critica Esquecida

Estive de férias e só hoje me actualizei com tudo que foi escrito no nosso blog. Sobre as eleições basta dizer que foi à Benfica. Aproximadamente 21 000 sócios deslocaram-se às urnas (eu fi-lo na casa do Benfica de Faro) dando uma exemplar resposta aos jurídicos de pé de chinelo que imperam e minam este país. Uma vitória esmagadora que tem de ser suficiente para calar durante 3 anos todos aqueles que apenas se limitam a criticar sem nada terem para oferecer. Sobre o candidato Bruno Carvalho qualquer palavra gasta é demasiada. Sobre os brancos e os abstencionistas independentemente de todas as justificações que possam dissertar apenas uma é factual, era-lhes indiferente o resultado da eleição assim como o nome dos vencedores.

Na triste pré-campanha e campanha eleitoral nenhuns dos “bota-abaixo” que abundam na oposição em momento algum foram capazes de apontar o dedo à maior fragilidade de todo o consulado de Vieira pós-apito dourado. Obcecados que estavam com a maledicência e na promessa de títulos ignoraram por completo a errada estratégia de comunicação do clube na defesa da verdade desportiva. Depois dos reconhecidos méritos na denúncia do sistema eram exigidos à Direcção actos de maior firmeza perante o mar de vergonha que voltou a inundar a competição. Foi uma grande ingenuidade adoptar um discurso cordial e pensar que a Justiça faria o resto esquecendo-se do “pormaior” que vivemos em Portugal. A opção pela postura do bem comportado tem sido paga a um preço elevadíssimo que permite ao designado 4º poder vender mentiras diárias que por tantas vezes repetidas se tornaram verdades absolutas para a maioria da população. Esta factura é da responsabilidade da direcção cessante e eu gostava de a ter visto discutida nestas eleições.

Sobre este assunto o futuro anunciado não parece ser promissor. O silêncio exigido a quem trabalha em desigualdade de condições nada de bom augura.
Nos seus jogos como nos dos seus rivais é imperativo que o Benfica fale do erro a favor e do erro contra, tanto nas vitórias como nas derrotas. Tivéssemos assim agido sempre e não existiria o consenso sobre os méritos do clube do regime.
A denúncia da batota tem de acontecer no exacto momento em que ela ocorre, e não no fim da competição em jeito de balanço. Eu, como sócio, exijo ver reflectido no discurso de quem dirige os destinos do meu clube a minha indignação e revolta sempre que se justifique.

17 comentários:

  1. Apenas dois comentários a este 'post':

    1. A indiscutível vitória de Luís Filipe Vieira nunca pode ser argumento para deixarmos de criticar quando entendermos que devemos fazê-lo. Nestes três anos, estarei atento a tudo o que respeite ao Benfica e criticarei sempre que me pareça benéfico para o bem do Benfica. É assim que as coisas funcionam nos regimes democráticos. Oxalá não haja razões para criticar. É sinal de que tudo funciona bem.

    2. Escrever que, para quem votou em branco, o resultado das eleições e o nome dos vencedores era indiferente, é redutor. Deveríamos, então, quais carneiros, escolher unanimemente o grande líder? Discordando dele, só poderíamos votar na lista B. Voto de protesto, o que é isso?

    ResponderEliminar
  2. Glorioso 11385

    1 - Podemos e devemos continuar a ter um olhar crítico.
    Eu recomendo o silêncio cito "calar durante 3 anos todos aqueles que apenas se limitam a criticar sem nada terem para oferecer" é suficientemente explicito.

    2 - Tendo em conta as habilidades jurídicas efectuadas pelo candidato BC e o potencial risco da sua candidatura ser a única não havia outra alternativa. O voto em branco e a abstenção são grandes inimigos de qualquer democracia. A não ser que assomemos que não estamos habilitados a decidir e deleguemos essa responsabilidade nos demais.
    O voto de protesto é uma designação tão interessante como a de “católico não praticante”.

    ResponderEliminar
  3. Voto em branco e abstenção são opções distintas. O primeiro em nada faz perigar a democracia. O que fazes, então, numa eleição em que não te revejas em nenhuma candidatura? Adoptas o mesmo comportamento dos comunistas em 1986: fechas os olhos e pões uma cruz à frente do que te parecer o mal menor, ainda que não te identifiques com ele?

    ResponderEliminar
  4. Espero que tenhas passado umas belas férias, estas são sempre merecidas e ansiamos por elas a todo o momento.
    Em relação ao teu post, de facto, as eleições foram à Benfica, concorridas como sempre, sinal de vitalidade, também concordo quando afirmas que falar de Bruno Carvalho é perder tempo, tal a nulidade que representa.
    Só faço aqui um pequeno reparo: Não confundas asbtenção com voto em branco, o sentimento é completamente destinto no meu ponto de vista, abster, significa, não querer saber, indiferença, já votar em branco é completamente diferente, revela interesse, ou seja, eu quero exercer o meu dever, quero exercer o voto, mas não voto em branco, porque nenhum candidato me satisfaz. Portanto uma coisa nada tem a ver com outra, aliás, nas eleições do nosso país, sejam elas quais forem, digo muitas vezes, que os nossos políticos deviam levar uma valente lição, em vez de tanta abstenção, devia haver mais de 50% de votos brancos, como sinal de falta de confiança nas suas capacidades, é isto que este voto no fundo revela.

    ResponderEliminar
  5. Sobre os brancos penso que é significativo que alguém se dê ao trabalho de votar para não votar em qualquer dos candidatos. Estou certo que se houvesse a mínima suspeita de que a votação poderia ser equilibrada, qualquer dos três membros deste blog que votaram am branco, teriam votado LFV.

    Sobre a comunicação, concordo inteiramente contigo.

    ResponderEliminar
  6. O voto em branco é o mais util dos votos, é o unico que satisfaz plenamente quem não concorda com as opções.
    Neste caso o voto em branco benificiava LFV e representou um verdadeiro enxovalho para BC.

    ResponderEliminar
  7. Já andava a estranhar o teu silêncio, afinal está bem justificado e desde já saúdo o teu regresso de férias. Espero que venhas preparado para festejar os nossos golos e vitórias com a vizinhança, ehehe! Não querendo entrar muito em politiquices, concordo com a tua frase:"Sobre as eleições basta dizer que foi à Benfica.", só não sei é se atribuímos o mesmo significado, mas isso agora já pouco interesse tem, vamos mas é olhar para a frente, apoiar a equipa e estar atentos aos esquemas do costume!

    abraços

    ResponderEliminar
  8. As eleições foram à Benfica no que respeita à actuação e participação dos associados, não às acções dos candidatos. Essas deixaram muito a desejar. Felizmente, a clareza dos resultados e a declarada opção dos benfiquistas parece ter trazido algum bom senso.

    ResponderEliminar
  9. Revejo-me nestas suas palavras como há muito tempo não me revia em nenhum dos textos sobre o Benfica espalhados pela blogosfera.

    ResponderEliminar
  10. Meu caro MLeal, como julga saber, temos, sobre o Benfica e o seu modelo de governação, ideias diferentes, presumivelmente até opostas. Porém, a defesa da imagem do Benfica e dos seus interesses desportivos deve pairar sempre acima das nossas diferenças. Justifica-se, por isso, que lhe diga, que estou cem por cento de acordo consigo. Em especial, quando escreve, que devemos denunciar, em tempo real, especiais ocorrências de jogo que nos prejudiquem - em larga e constante maioria - e que nos beneficiem - para evitar o actual transformismo dos factos, fazendo parecer que o Benfica é mais beneficiado do que na verdade acontece. Parabéns pela sua visão e cá estaremos, no tempo e em sitio certos, para não deixar que o esquecimento e o silêncio possam ser a maior das virtudes em troca do menor esforço.

    ResponderEliminar
  11. Visitem Cativo Vermelho. O banco das memórias de encarnado.

    cativovermelho.blogspot.com

    ResponderEliminar
  12. Caro José Marinho

    De acordo consigo apesar das nossas diferenças. Dada sua maior visibilidade e poder de influência apelo para que sensibilize a nossa massa adepta e em especial aqueles que o acompanham no movimento Benfica Vencer Vencer para este enorme problema. Porque só ultrapassado este obstáculo poderemos garantir com maiores probalblidades de êxito os títulos que todos queremos.

    ResponderEliminar
  13. A Gloriosasfera saúda todos os Benfiquistas no princípio de uma época que desejamos seja Gloriosa.

    Glorioso, Dedicado, Apaixonado, Orgulhoso
    EU SOU BENFICA
    www.gloriosasfera.com

    ResponderEliminar
  14. 15 escrivões neste blog que muito raramente escrevem. O Benfica precisa do nosso contributo, vamos lá a sair do sofá e a escrever.
    Um por todos e todos por o Benfica.

    ResponderEliminar
  15. forteifeio,
    Escrevemos 212 textos em 2009 mas agradeço o incentivo!

    ResponderEliminar
  16. João Tomaz

    Não é uma critica é tão sómente um incentivo.
    Qualquer blogger escreve isso e é sózinho.

    Força

    ResponderEliminar