terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Goleada fácil com Marselha à vista

O Benfica confirmou esta tarde o apuramento para os oitavos-de-final da Liga Europa, depois de, como se esperava, derrotar o Hertha Berlim, redimindo-se, assim, de uma exibição menos conseguida na Alemanha, embora o empate nos fosse favorável.

A goleada, mais uma nesta época, foi fácil, e, novamente, fruto sobretudo do quarteto de ouro - Cardozo (2 golos), Di Maria (participou em lances que deram três golos), Aimar (1 golo e uma assistência) e Saviola (em bom plano) -, bem apoiado por Javi Garcia, que desta vez marcou na baliza correcta. Desde 61/62, época em que derrotou o Nuremberga por 6-0, que o Benfica não conseguia um resultado tão expressivo frente a alemães. Mais uma proeza comemorada por Jorge Jesus.

A equipa já provou que tem argumentos para ganhar as três competições em que está envolvida, mas, no caso da Liga Europeia, deverá, na próxima ronda, ter um adversário de peso: o Marselha, pois não se espera que o Copenhaga recupere, depois de perder por1-3 na Dinamarca. Será a reedição de um duelo, que é um dos mais marcantes nos meus 25 anos de sócio - recebo a águia de prata no dia 6 de Março -, perante um adversário que já não é tão forte como há 20 anos, mas pode criar bastantes dificuldades, tendo jogadores de qualidade como Lucho Gonzalez, Niang, Taiwo, Ben Arfa ou Brandão.

Estava no antigo terceiro anel quando o Vata, com a mão, colocou o Benfica na final frente ao AC Milan e, curiosamente, só através das imagens televisivas percebi como a bola tinha entrado. Não me esqueço de uma frase do notável Ricardo Gomes ("Nem que tivesse sido com a bunda da Roberta Close" [transexual brasileira, n.d.r.]). O brasileiro era patrão da defesa, numa equipa que tinha Paneira, Thern, Valdo ou Magnusson. Se a memória não me atraiçoa, Samuel foi protagonista de uma "slalom" incrível, para evitar a entrada da bola, após um "corte".

Por outro lado, Lima, que nem sempre era titular, foi também, um dos heróis desta meia-final, tendo colocado o Benfica a vencer em Marselha, mas, depois, Sauzée e o super Papin, um dos meus jogadores franceses favoritos de sempre, deram a volta ao jogo. O Marselha apresentava, também, o nosso Mozer e era, claramente, uma das melhores formações europeias. No jogo decisivo, o Benfica não resistiu ao AC Milan, dos três holandeses magníficos, tendo sido Rijkaard o autor do único golo marcado em Viena.

7 comentários:

  1. Espero que o Benfica não desista da Liga Europa duma forma leviana, é uma oportunidade única para vencer esta Taça lindissima que ainda não posssuimos. Parabéns pela águia de prata.

    ResponderEliminar
  2. o Benfica goleou o Hertha, com arte e engenho, despachou com quatro bolas de Berlim, uma equipa alemã muito frágil e que na 2ª parte, pagou a factura do seu jogo de Domingo, fruto da intensidade e do desgaste provocado pela forte circulação de bola que a equipa fez e com isso desgastou o adversário. Depois, bem, depois, foi ver um recital de bom futebol, com bonitos golos fruto de jogadas simples e eficazes. É caso para dizer, abençoada crise e já agora que ela se mantenha até ao fim da temporada.
    Espero sinceramente continuar a cansar-me de tanto me levantar a festejar os golos do Benfica e de ver tamanho recital.
    Como me lembro dessa meia final, estádio completamente a abarrotar. Estava do lado contrário ao local do golo e saí do estádio convencido que o golo tinha sido do Magnusson, que é quem fez o desvio ao primeiro poste, depois, olha só vi a bola lá dentro e o delírio no estádio.

    ResponderEliminar
  3. Eehehhe... Lamentavelmente só entrei uma vez em cada um dos estádios... Ainda vou a tempo de corrigir isso, mas para isso é preciso dinheiro, arranjar trabalho, que já é tempo.
    Entretanto, o Benfica, ainda assim, parece-me, está um pouco pior, naturalmente, do que na primeira volta, como acho óbvio, com o acumular de jogos e cansaço. No entanto, sempre aparece uma dessas equipas, um Hertha, um Sporting, para nos alegrar, e voltarmos às goleadas, ahahaha!

    Abraço! Ah! Atenção, notícias escaldantes no meu blog «Adeptos Benfiquistas revoltam-se à saída da Luz por vitória de 4-0
    Adeptos» Pois é preciso tomar cuidado!

    Márcio Guerra, aliás, Bimbosfera

    http://Bimbosfera.blogspot.com

    ResponderEliminar
  4. P.s.- Parabéns pela Águia de Prata! Desde que não seja um dragão de ouro, ou assim, eheheh! Abraço
    Márcio Guerra

    ResponderEliminar
  5. Agora os portistas irão torcer pelo Lucho que tendo empatado o ano passado na Luz disse "uma equipa como o Porto não pode empatar na Luz". Assim, o suplente, ou nem isso da selecção argentina, vai jogar contra o Aimar e o Di Maria, e ainda com o Saviola. Quanto à mão do Vata, foi contra os estrangeiros, mas os portistas reclamam. É claro que no ano seguinte a essa situação, para o campeonato, um avançado deles, dos portistas, francês, marcou com a mão mas aí já podem e não se passa nada.
    CARREGA BENFICA!!!!!

    ResponderEliminar
  6. Também lá estava e apesar de estar no lado da baliza em que foi o golo, não dei conta da mão do Vata. Mas lembro-me bem de os muitos adeptos franceses no estádio já estarem a festejar a passagem na eliminatória quando foi o golo...:) E em Marselha, se bem melembro, só não levámos 4 ou 5 graças aos postes e ao Silvino...:)

    ResponderEliminar
  7. Em Marselha não fomos esmagados porque somos o SLB. Foi o jogo mais sofrido de que tenho memória (em termos de inevitável derrota). O Lima já na Rússia foi preponderante, com dois golos (meia-final).

    Estava sentado no centro do estádio, no terceiro anel e tenho um episódio que gostaria de partilhar com vocês: também não vi que o golo tinha sido marcado com a mão. Quando cheguei a casa, às tantas, entrei de fininho pois nesse dia tinha partido a aparelhagem do meu pai (jogava pingue pongue com o meu irmão na mesa da sala) e meti-me logo na cama. O meu pai acabou por ir ao meu quarto e eu fingi que estava a dormir. Ainda pensei que me ia dar uma descasca mas afinal só queria dizer-me que o golo tinha sido com a mão - é lagarto, o meu pai. :)

    Mas mais engraçado foi o que se passou no estádio. Tinha ido com o meu tio e com dois primos, um deles era muito novo, tanto que à entrada não queriam deixá-lo entrar.

    Ao intervalo, o puto sentiu-se mal (demasiada emoção), vomitou e o meu tio não teve remédio. Foi levá-lo a casa, em Almada. Acreditem ou não, o meu tio voltou, sentou-se, e perguntou: "então, como é que isto está?". Eu respondi que não estava lá muito bem, estava difícil.

    Nisto, o árbitro marcou pontapé de canto a nosso favor.

    O resto, vocês já sabem.

    ResponderEliminar