quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Vantagem sabe a pouco

O Benfica parte para a segunda parte desta eliminatória com o Hertha de Berlim com um empate, tendo marcado um golo fora, o que, nas competições europeias, é positivo, mas este resultado sabe a pouco.

Por tudo aquilo que a equipa já demonstrou esta temporada, pela qualidade individual dos jogadores, pela capacidade táctica de Jorge Jesus, pela fraca valor dos alemães, esperava mais, muito mais. O Benfica entrou bem, com um passe genial de Carlos Martins a contribuir para o golo de Di Maria - afinal aquele pé direito serve para alguma coisa -, mas, depois, durante o jogo, foi perdendo gás, e nem sequer o golo do Hertha conseguiu espicaçar um conjunto estranhamente amorfo.

Esta apatia estendeu-se, também, à ousadia táctica de Jesus, apesar da tradicional agitação no banco de suplentes, uma vez que as duas primeiras substituições foram puramente conservadoras. É claro que o golo do adversário foi sequência de um azar de Javi Garcia, mas o Benfica podia ter perdido este encontro, o que seria ainda mais lamentável. Espero que esta exibição, com contornos idênticos ao que se passou com Belenenses, V. Setúbal ou Olhanense, não se repita.

Não percebo, também, a insistência em exagero para jogar pela ala esquerda, apesar dos bons frutos já colhidos esta época, através de Di Maria e Coentrão, por exemplo, mas explorar o flanco direito mais vezes seria benéfico.

5 comentários:

  1. Um mau jogo do Benfica, com um resultado lisonjeiro perante tão insipada exibição. Já o disse várias vezes, que percebo que nem sempre se pode jogar bem, mas sempre que isso aconteceu com o Benfica, houve sempre uma coisa que realcei, a atitude e o inconformismo da equipa, hoje não notei nada disso e foi o que mais me irritou no jogo, pois faltou atitude à equipa, houve menosprezo do adversário e a factura só não foi mais cara, porque de facto, esta equipa alemã é muito fraca.
    Valeu o resultado

    ResponderEliminar
  2. "Espero que esta exibição, com contornos idênticos ao que se passou com Belenenses, V. Setúbal ou Olhanense, não se repita."

    Infelizmente já se repetiu por 4 vezes contando com este miserável jogo. Não entendo o treinador em insistir em jogadores claramente fora de forma ou relaxados por não terem concorrência no plantel. Se o treinador não põe pulso naquele balneário até ao final da época, acabamos a chorar como tem sido nos últimos anos.

    Espero que ele acorde enquanto ainda há tempo. Há que encostar jogadores quando não rendem e lembro este, o que fez Capello com o Beckham no Real Madrid quando ele não rendia...encosta...quando voltava...levava o Real às costas. Tem de ser!

    Hoje entrámos em campo a pensar que somos o Golias. Não são esses os ideiais que o Benfica defende e sempre defendeu!

    Saudações Benfiquistas.

    ResponderEliminar
  3. Nem o Barcelona ganha os jogos todos.
    Nem joga bem nos jogos todos.
    O Benfica jogou em ritmo de passeio, mas mesmo assim pode-se queixar de um penalty não marcado sobre o Ramires, do tamanho do estádio, que poderia dar uma outra tranquilidade para o jogo e eliminatória.
    Este Benfica tem um (grande) problema, que é o não conseguir exponenciar o potencial dos seus dois avançados, se eles jogarem longe da área. Saviola e Cardozo têm que receber a bola nos ultimos 25 metros, e não nos ultimos 40.

    Só sei que este empate, mesmo a jogar mal, deixa o Benfica extremamente bem colocado para passar á fase seguinte nas competições Europeias, sendo talvez o clube Portugues que mais hipóteses tem de seguir em frente.

    ResponderEliminar
  4. Eu por acaso, apesar de a exibição não ter sido grande coisa, não a considero assim tão má nem tão arreliadora. É uma eliminatória a duas mãos logo é bom resultado, ainda por cima em condições adversas.

    ResponderEliminar
  5. Já começam a ser muitos maus jogos (ou menos bons para o optimista) seguidos. É caso para perguntar o que realmente quer este Benfica.

    Será que estamos a voltar aos tempos dos tiros nos pés?

    O cansaço não explica tudo.

    ResponderEliminar