quarta-feira, 13 de julho de 2011

Problema central

O Benfica continua numa senda incrível de jogos a sofrer golos. No que concerne ao início da presente época, os problemas defensivos têm sido atribuídos, por uma grande franja de pessoas, à falta de alternativas credíveis para a defesa na ausência dos supostos titulares. Apesar de Maxi, Luisão, Garay e um eventual reforço para a lateral esquerda virem atenuar o problema, julgo que o cerne da questão não está nos elementos que compõem a defesa mas sim em todo o esquema e jogadores que actuam mais à frente. É confrangedor verificar a facilidade com que qualquer equipa troca a bola e se passeia pelo nosso meio campo chegando às imediações da nossa área embalada e em boas condições de finalização. Este facto não se deve às carências dos nossos defesas que apanham os opositores em velocidade mas sim à falta de jogadores de características defensivas (de recuperação da bola e/ou de posicionamento defensivo) ou, em alternativa, mantendo o número de jogadores de características atacantes, à ausência total de pressão alta (em bloco). Na minha opinião, o problema não se situa nos nomes que constituem a defesa mas sim na ausência total de uma estratégia de jogo, mantendo o actual sistema (que em posts anteriores já critiquei, mas que pelos vistos será para manter) que implique pressionar o adversário na sua área limitando a sua capacidade de saída (transição) e permitindo recuperações de bola em zonas do terreno perigosas para as equipas adversárias (no fundo o que fazíamos no primeiro ano de JJ e o que faz na perfeição o Barcelona, o que se percebe na forma de jogar de Nolito).
Igualmente confrangedor é a forma de estar de Jorge Jesus perante as evidências que se deparam à sua frente. Em vez do enérgico treinador, sempre muito activo a corrigir posições, a alertar para eventuais perigos num espectáculo digno de se ver, temos visto alguém de cara fechada, de olhar perdido, diria até incrédulo com o andar da carruagem, dando sempre a ideia de não percepção / incapacidade para ver / resolver o problema.
Estamos a cerca de um mês do início do campeonato (não estou nada preocupado com a pré-eliminatória da champions) e temos muito tempo para corrigir e acertar o passo. Com o elevar dos índices físicos, a equipa terá uma dinâmica diferente e quiçá poderá, com essa dinâmica, conseguir pressionar os nossos adversários expondo menos a nossa defesa e o nosso trinco. Do que vi, temos excelentes opções pois os jogadores contratados demonstram muita qualidade, pelo que tenho a esperança que as questões que evidenciei sejam identificadas pelos responsáveis e corrigidas. Importa dar esse sinal nos próximos jogos para criar confiança aos adeptos e à própria equipa. Eu renovei o meu Red Pass na convicção que é possível, espero a resposta.

1 comentário:

  1. viva meu caro, após ausência perlongada, por cansaço e alguma reflexão, a catedral do desporto regressa à sua actividade, agradecendo desde já o apoio e carinho que me foi dispensado.
    Uma das coisas alheias à responsabilidade do clube, que está a prejudicar e muito a preparação deste Benfica 2011/12, é a Copa América, local onde se encontra 75% da provável defesa titular, é incompreensível, que se marca uma competição como esta para a mesma altura em que as provas oficiais se aprestam a começar, não se entende como a FIFA e a UEFA permitem tal coisa, pois os clubes investem os milhões e depois ficam privados dos seus atletas para importantes competições onde se encontram inseridos.
    Custa-me entender isto, até porque não me parece descabido e julgo ser perfeitamente viável, colocar esta competição sul americana a ser disputada na mesma altura do campeonato europeu de selecções, de modo a haver uniformidade e os clubes não serem prejudicados.
    Acho que este problema de centrais é temporário, porque Luisão e Garay, oferecem grantias de qualidade.

    ResponderEliminar