terça-feira, 5 de julho de 2011

Tubarões de vários portes

No espaço de um ano, perdemos da equipa campeã nacional Ramires, Di Maria, David Luiz e Fábio Coentrão. Uma mão-cheia de talento difícil de substituir.

Em primeiro lugar, há que dizer o seguinte: se os perdemos, é porque primeiro tivemos o talento suficiente para os encontrar e contratar. É importante que se diga isto aos profetas da desgraça e aqueles Benfiquistas que insistem em só ver mérito nas contratações de ulques, falcões e outras aves mais azuis.

Em segundo lugar, perder jogadores é uma inevitabilidade no futebol actual. Mesmo tubarões de grande porte encontram frequentemente outros mais poderosos ainda - veja-se o caso do Arsenal e de Fabregas, que até é capitão de equipa. Ou do Man City e Tevez. Bayern e Ballack, também capitão de equipa, há uns anos. Ora neste oceano do mercado futebolísitico global, somos apenas um tubarão de dimensão média - e temos de lutar com as armas que temos, e estar conscientes das nossas forças e fraquezas.

Em terceiro lugar, se saiu uma mão-cheia de talento ficou pelo menos outra igualmente valiosa - Aimar, Saviola, Luisão, Maxi, Javi, Cardozo. E para isso acontecer também foi preciso esforço e talento da nossa parte.

Dito isto, outra coisa também tem de ser dita - já não é admissível que não se acautelem saídas mais do que previsíveis com entradas que as possam colmatar, se não ao mesmo exacto nível pelo menos ao mais aproximado nível posssível. A época passada isso claramente não foi feito. Esperemos que este ano a história não se repita.

Ser tubarão de médio porte é aceitável e digno. Não queremos é ser meros carapaus.

2 comentários:

  1. Mas também é preciso ter em atenção que é dificil colmatar as saidas. O Benfica na época passada colmatou com o Gaitan e o Salvio. 2 grandes jogadores que a meio da época se tornaram imprescindiveis. Muitos dizem que esse tempo de adapatação é prejudicial. Eu certa medida concordo e acho que as alternativas quando um jogador sai, já devem estar dentro do plantel. Mas também sei que numa liga transparente a meio da época deviamos estar mais ou menos com os mesmos pontos do primeiro. Para mim o que falhou na época passada foram as segundas escolhas. Fez-se o que não é costume no Benfica. Teve-se paciência com certos jogadores (kardec, menezes, sidnei, etc). O resultado ficou à vista, mas relembro também a quantidade de criticas que havia quando em meia época mandava-mos jogadores embora e não lhes eram dadas oportunidades. Este ano penso que o plantel está a ficar mais forte. Do meio campo para a frente parece-me o melhor em largos anos. Em termos de defesa que haja celeridade em fazer chegar um central e um lateral esquerdo. E não promessas. Jogadores para pegarem de estaca.

    ResponderEliminar
  2. o que falhou foi o esaf e o jorge mendes.

    ResponderEliminar