sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

Chuva... de golos


O futebol já não é o que era. Basta uma carga de água ligeiramente mais forte do que o habitual e os jogos são imediatamente cancelados. A culpa nem é talvez dos jogadores, treinadores e dirigentes dos clubes, pois pertence aos árbitros e aos delegados aos jogos - quais paladinos da verdade desportiva e defensores dos espectáculos "milionários" das competições internacionais - a decisão final sobre a realização das partidas. Todavia, em todas as situações, sobre quaisquer declarações proferidas recaem naturalmente as devidas análises e consequências.

Ao que parece, devido ao adiamento do "decisivo" jogo contra o Videoton, o Sporting rejeitar-se-á a participar no jogo frente ao Benfica se este não for adiado mais um dia. O erro institucional de não tentar abordar primeiro os órgãos sociais do Benfica é grave e desrespeitoso. Porém, na verdade, todos sabemos que o derby da próxima segunda-feira não começou a ser jogado as 20h05m de ontem, dia da última jornada da Fase de Grupos da Liga Europa, em que ao Sporting não restava mais do que o último lugar.

Sport Lisboa e Benfica e Sporting Clube de Portugal defrontam-se desde 1908 - 1907 se considerados também os confrontos entre o Grupo Sport Lisboa e Sporting Clube de Portugal - e são inúmeras as curiosidades e imensos os participantes em mais de 100 anos de jogos entre os dois clubes. Nenhum benfiquista, que preze a sua história, desconhece a influência que o jovem fundador do clube verde e branco, José Alvalade, financiado pelo avô Alfredo Augusto das Neves Holtreman, o primeiro e único Visconde de Alvalade, ia tendo no desfecho do seu clube logo nos primeiros anos de existência. Embora, a atitude de "aliciar" oito jogadores da equipa principal do Sport Lisboa não ter tido o mesmo impacto que teria uma situação do mesmo género no presente, animosidade e mesmo alguma violência passou a ser frequente nos confrontos entre os dois clubes nos anos seguintes e esta rivalidade mantém-se ainda nos dias de hoje.

No histórico de confrontos entre os dois clubes existe uma clara vantagem do Benfica sobre o Sporting que é estatística e que ninguém poderá negar. Contudo, deve ser reconhecido que o expoente máximo de vitória num só jogo pertenceu ao nosso rival numa famosa derrota do Benfica que fará 26 anos na próxima semana. 

Aos sportinguistas parece que pouco importa lembrar que, nessa época, o Benfica foi Campeão Nacional no Estádio da Luz no jogo da 2ª volta em que recebeu o Sporting e que lhe conquistou também a final da Taça de Portugal realizada no Jamor. Mas este texto não pretende ser um acerto dessas contas. Este texto nasce apenas da vontade de vencer o Sporting mais uma vez ! E à chuva, de preferência.

Quem não sente falta de jogos realizados em estádios inundados e que obrigam os jogadores a deslizar na relva para fazer carrinhos ou “chutar” a bola com mais força para a retirar das poças de água? 

São imediatas as memórias de vencer o Sporting sob intensas cargas de água emocionais. Sem sequer  querer relembrar Sabry ou partidas mais recentes, assim foi, por exemplo, com João Vieira Pinto quando vencemos, num molhado sábado ao princípio da noite, por 3-6 em Alvalade para o Campeonato Nacional 1993/94. Ou na Luz, com Rui Águas, Wando (2), Álvaro e Manniche, numa chuvosa quarta-feira à tarde para a Taça de Portugal 1985/86.

Ao Benfica pode ser atirada água, ar, terra…até fogo… O Benfica não vence na secretaria e só conhece uma resposta e uma maneira de estar na vida e no Desporto:

" 2ª ou 3ª feira? Escolham o dia, a hora, o campo e a bola… O Sport Lisboa e Benfica lá estará presente e munido do único sentimento que o acompanha sempre: VENCER ! "


Era este o comunicado do Benfica que gostaria de ler.




4 comentários:

  1. O Benfica não tem que emitir qualquer comunicado para o jogo de segunda feira , quando puseram o fogo na nossa casa também nâo se viu nenhuma desculpa por parte dessa cambada de incendiário , o jogo deve realizar-se segunda feira e mais nada , que vão para a grande puta que os pariu.
    Benfica sempre.

    ResponderEliminar
  2. " 2ª ou 3ª feira? Escolham o dia, a hora, o campo e a bola… O Sport Lisboa e Benfica lá estará presente e munido do único sentimento que o acompanha sempre: VENCER ! " Nem mais. Saudações de glória.

    ResponderEliminar
  3. eu só acho k se deve realizar na 2ªfeira e a mesmissima hora,pk o ultimo comunicado dessa gentinha,diz k, se a liga n adiar a data atual,n vai comparecer ao jogo,so por isto eu acho k o Benfica n deve adiar a data,pk perder,vao eles perder semprem,seja na 2ª,na 3ª ou na 4ªfeira...

    Abraço

    Obs: e hoje kero ve-los a perder de novo.

    ResponderEliminar