terça-feira, 11 de dezembro de 2012

O pormenor da ambição

O Benfica tem vindo, no decorrer da presente temporada, em especial nos últimos 9/10 jogos, a conseguir resultados e até exibições muito interessantes. A equipa está mais equilibrada com principal evidência no processo defensivo. Essa melhoria sente-se, e os benefícios são evidentes, sofremos poucas situações de perigo, logo sofremos menos golos o que redunda em maiores possibilidades de vitória, o que tem vindo a ocorrer. 

Se nos cingirmos, em termos de análise, à Liga Xistra e amigos verifica-se um êxito quase total, os dois amargos de boca (Braga e Académica) estão intimamente ligados às dicotomias visuais que assolam os elementos que “pugnam” pelo cumprimento das leis do jogo.  

Se alargarmos a nossa análise às provas Europeias, é justo dizer que o objectivo não foi cumprido. Não o foi por culpa própria, por um problema de estratégia/ambição face a dois jogos nucleares (Celtic e Barcelona) com continuação no jogo de ontem. Se compararmos o jogo de Glasgow e o de Alvalade na abordagem inicial, verificamos inúmeras semelhanças: gestão do jogo, contração, inibição, um jogo sonolento sem ambição para impor em campo a nossa superioridade. Demonstrámos estar satisfeitos com o zero a zero. Se em Glasgow e até Barcelona o arrastar do resultado permitiu manter a cadência e até acentuá-la, ontem tivemos a sorte de sofrer um golo. Esse aspecto, teoricamente negativo, foi o clique para partirmos para mais, muito mais, quer em exibição mas fundamentalmente resultado.

É um pormenor que importa rever, respeitar sempre mas com ambição e crença na vitória, principalmente perante adversários que nos são manifestamente inferiores independentemente do local do jogo.

2 comentários:

  1. Apesar de concordar com o que dizes, não me parece que tenhamos feito ontem um jogo assim tão conseguido... foi arrepiante ver alguns jogadores :(

    Se quiseres ver + detalhe, tens aqui: http://orgulhosamentelampiao.blogspot.pt/2012/12/analise-detalhada-do-scp-slb.html

    Abraço,
    Bruno Pereira

    ResponderEliminar
  2. Parabens, brilhante post, concordo plenamente com a análise feitaao benfica.

    ResponderEliminar