sexta-feira, 26 de abril de 2013

Preocupante ou preocupação

O Benfica desta época habituou-nos mal. Controlo da posse de bola, dinâmica ofensiva, muita velocidade e forte desgaste nos adversários, gestão do plantel que foi permitindo manter o ritmo e resultados bastante satisfatórios. 

Nos últimos quatro jogos (Newcastle; Paços de Ferreira; Sporting e Fenerbahce) notou-se algo diferente. A equipa está com pouca dinâmica, não consegue ter bola e o seu ataque vive de explosões individuais, normalmente protagonizadas por Salvio e/ou Gaitan. Das poucas vezes que consegue ser colectiva cria oportunidades de golo, mas estas teimam em escassear. Os passes saem mal e as combinações raramente resultam. Pensei que a equipa vinha a gerir os vários jogos perspectivando o futuro próximo, mas o jogo de ontem e principalmente as palavras de Jesus, evidenciaram a verdadeira razão: desgaste físico em vários jogadores.  

Conforme já tinha escrito anteriormente, o que verdadeiramente me preocupava era a má forma de alguns dos nossos jogadores: Ola Jonh e Rodrigo, principais alternativas ofensivas estão muito em baixo não constituindo alternativas válidas aos fatigados Lima e Gaitan. A juntar a este facto verifica-se pela enésima vez a falta de alternativas no meio campo. Quando Matic e Enzo não estão a equipa ressente-se muito.
É neste enquadramento físico da equipa que vamos à Madeira, a que temos de acrescentar a jogada dos nossos adversários ao nível da arbitragem. Já vimos este filme várias vezes, com especial evidência na época passada. Deveremos esperar o pior para o jogo frente ao Marítimo na próxima segunda-feira e para combater os vários adversários temos que nos apresentar fortes, muito fortes e verdadeiramente focados nesse jogo. Temo que os jogadores pensem em demasia no jogo frente aos turcos. Importa trabalhar para que tal não aconteça, é vital referir que o principal objectivo é o campeonato e canalizar todos os esforços nesse sentido, foi dessa forma que chegamos aqui, será dessa forma que podemos ir mais longe. Se formos a todas com os mesmos, considerando a situação descrita e confirmada pelo nosso treinador, poderemos ficar na praia mesmo à beirinha do sonho. Isso será nefasto e terá repercussões nos próximos anos.

A dobradinha é a nossa meta e obrigação, o que vier a mais será muito bem-vindo, desde que não sacrifique o objectivo primordial.   

4 comentários:

  1. O Newcastle tem bons jogadores e como era esperado lutaram como se estivessem numa final.

    Contra o Paços, o Benfica quase que descansou. Nem era necessário uma prova de força nem era necessário ganhar.

    No jogo com o Sporting tivemos a força da juventude com duas semanas de descanso contra a experiência de um plantel que tem mais 10 jogos nas pernas.

    Agora na Turquia tivemos um jogo complicado, com baixas importantes, contra uma equipa que faz de uma meia final mais que uma final. Tal é a vontade de fazerem história num clube com nenhuma história europeia.

    E mesmo com cansaço, e elementos importantes castigados, o Benfica continua com boas possibilidades de passar.

    Portanto, a sequência de resultados e exibições, apenas espelha o momento e dificuldade dos desafios.

    E por isso é que ainda dou mais valor aos resultados que se têm conseguido. Porque o que se tem alcançado não tem sido em prejuízo do futuro. Não temos jogado a pensar só no próprio dia. E isso é o que dana mais os antis que espumam por o Benfica estar numa meia final da Europa à conta dos suplentes!

    ResponderEliminar
  2. Não ponho de lado o desgaste dos nossos jogadores, mas as outras equipas também vão ter jogadores cansados.

    A única coisa que queria realçar é que é impossível o Gaitán estar cansado quando só começou a jogar regularmente em Janeiro...

    ResponderEliminar
  3. Amigo concordo em parte com o teu comentário.

    Contra o Maritimo temos de ir com tudo mesmo e podemos contar com 1 jogador "fresquinho" em cada sector da equipa.

    Luisão - Defesa
    Enzo Perez - Meio Campo
    Lima - Ataque

    Temos de ser nós adeptos e com muita garra e determinação dos nossos jogadores a levar a equipa para a frente.

    Penso que nesta fase da época deveriamos apostar mais no 4*2*3*1 porque o nosso meio campo esta desgastado fisicamente e no ataque Rodrigo e Cardozo não passam na sua melhor forma ....

    Trata-se agora de recuperar bem jogadores como Melgarejo, Garay, Matic e Salvio e acreditar nesta magnifica equipa !!!




    ResponderEliminar
  4. Eu venho dizendo quase o mesmo ja algum tempo nos meus coments,desde o Pacos de ferreira que o Benfica nao vem jogando como vinha jogando anteriormente afinal os sintomas nao sao de poupança mas mais do mesmo dos outros anos,que nao nos defraudem que ganhem pelo menos o campeonato e a taça se a liga Europa for ao ar fico com pena mas para mim nao sera nem era o principal objectivo desta epoca.

    ResponderEliminar