quarta-feira, 7 de agosto de 2013

Lealdade? Nos dias de hoje? O que é isso?

Cardozo pelos vistos há muito que pressiona para sair do Benfica para ir ganhar bastante mais para o Fenerbace.. Lembro que Luisão, o nosso "capitão", também já fez o mesmo por diversas vezes, por razões similares.

Wayne Rooney, imaginem, essa lenda viva do MU, quer ir para o Chelsea. Suarez quer sair do Liverpool. Van Persie, um símbolo do Arsenal, saiu para o MU; e Fabregas, "capitão" do mesmo clube, armou uma novela sem fim e saiu para o Barcelona.

Já para não falar de Figo aqui há uns anos, traindo o Barcelona pelo dinhero do Madrid. Etc etc etc.

Ou seja: a lealdade dos jogadores profissionais é para com eles próprios, a sua carreira e o dinheiro que podem ganhar. Há excepções, mas são cada vez menos. No que aliás não se distinguem dos profissionais de outras profissões, e muito legitimamente.

Sempre defendi o Cardozo, e naõ tenho de o repetir porque está documentado em vários textos por mim escritos nestes últimos anos. Acho triste que a saída dele se tenha transformado nesta novela pouco edificante para ambas as partes, mas não é a primeira vez que tal acontece com um jogador nem será a última.

Neste momento, depois de tudo o que aconteceu, parece-me claro, por muita pena que tenha, que Cardozo não pode voltar a ser reintegrado no plantel, mesmo que com castigo, multa, e etc (a entrevista do Miguel Vítor, que não tem qualquer razão para defender o Jesus, reforçou esta minha convicção). Acho que nem o treinador nem os colegas veriam isso com bons olhos, e as consequências para a equipa poderiam ser graves.

Foi um ciclo importante e bonito que chegou ao fim, como muitos outros.


PS - Nada disto tem a ver com defender ou atacar o Jorge Jesus e/ou o Presidente. Tem a ver apenas e só com o Cardozo e o  Benfica.

6 comentários:

  1. Isso do "há muito que pressiona para sair" será verdade? É que o rapaz renovou contrato em Janeiro.

    ResponderEliminar
  2. muitas vezes as coisas não são o que parecem ou o diz que disse ou ouvi dizer...actualmente e cada vez mais as pessoas são tratadas como mercadoria, é mais fácil "culpar" o elo mais fraco numa atitude irreflectida do que culpar o superior hierárquico por erros sucessivos, entretanto há coisas mais graves no toca à protecção dos nossos activos e o Benfica não tem sabido gerir com dignidade e humanidade muitos casos que por ali passam, aliás já vem de muitos anos, deixo aqui uma declaração do Rui Aguas quando estava no Porto:

    Encontrei um clube muito solidário, muito fechado, como é normal dizer-se ainda hoje, muito contra todos. Mas as pessoas eram muito colaborantes. Além dos jogadores, toda a equipa fazia tudo o que era necessário, com uma organização excelente. Se fosse preciso alguma coisa da escola, do hospital, do canalizador, as pessoas tinham essa simpatia. No Benfica sempre senti um défice em relação a esse tipo de ajuda. Uma pessoa assina contrato, é do Benfica, tem de treinar às tantas horas, mas o resto é frieza e desenrasca-te.

    saudações.

    ResponderEliminar
  3. Somos um clube que aceita empurrar os seus ativos vejamos Melgarejo, Cardoso, Carlos Martins, Oblak, Ruben Amorim , Luisinho , Lisandro , Nelson, Urreta , Mora são alguns dos que andam por aì ao sabor do tático.Até quando ?

    ResponderEliminar
  4. Exactamente. E é tão simples como isso.

    ResponderEliminar
  5. Tá em brasa o clube... acho que ninguém chega a Dezembro! Nem nós os adeptos

    ResponderEliminar
  6. “Neste momento, depois de tudo o que aconteceu, parece-me claro, por muita pena que tenha, que Cardozo não pode voltar a ser reintegrado no plantel, mesmo que com castigo, multa, e etc (a entrevista do Miguel Vítor, que não tem qualquer razão para defender o Jesus, reforçou esta minha convicção). Acho que nem o treinador nem os colegas veriam isso com bons olhos, e as consequências para a equipa poderiam ser graves.”
    Mas e o que aconteceu com o Ruben não teve a mesma gravidade e o jogador não esta integrado e joga e não parece existir problema nenhum pior que não punis é ter dois pesos e duas medidas isso é que me parece grave.

    ResponderEliminar