sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

É tempo de ganhar

Com a derrota em Alvalade, ficámos a 4 pontos do primeiro, uma situação que não deixa de ser desconfortável. Há até quem aponte o jogo de amanhã entre FC Porto e Sporting como decisivo para o que resta do campeonato, considerando que uma vitória portista o resolve. Não concordo. Afastará, provavelmente, o Sporting da corrida, mas não a nossa equipa. O que os nossos jogadores têm de começar a fazer é ganhar. E isto significa mais do que um ou dois jogos. Temos de ter agora uma série de, pelo menos, 5/6 jogos seguidos com triunfos. Só assim deixaremos bem claro que somos candidatos ao título e eventualmente merecemos repetir o feito de 2004/2005. Até agora, perdoem-me os que discordarem, o Benfica não mostrou ser melhor do que o FC Porto e o Sporting. Não, não me esqueço das influência dos árbitros, a que infelizmente há muito estamos habituados. Bastaria que os Pedros, o Henriques e o Proença, não se tivessem 'enganado' uma vez e os líderes seríamos nós. Mas isso não invalida os equívocos da nossa equipa: a dispensa do Léo, a colocação do Ruben Amorim na direita, a insistência num meio-campo com Katsouranis e Yebda, etc. De tal forma que, como se comprova pelo 'post' anterior, nesta fase da época, ainda discutimos tácticas e a posição dos jogadores em campo.

Neste momento, não aceito mais desculpas. A equipa só tem 50% de vitórias em jogos oficiais (felizmente, há os 100% da Taça da Liga, caso contrário, este saldo seria negativo) e esses não são números de campeões. É hora de jogadores como Suazo, Reyes e Aimar serem mais do que nomes; de o treinador deixar de ser tão receoso; de a equipa mostrar que sabe trocar a bola e pressionar o adversário quando este a tem. Mas é tempo sobretudo de começar a ganhar sempre. A começar hoje, diante do Leixões. Será um jogo difícil? Sem dúvida. O árbitro é o Lucílio Baptista? Que façamos o suficiente para ele anular um golo limpo no final sem isso nos tirar a vitória. O adversário ganhou no Porto, em Alvalade e em Braga? Não quero saber. Se isso assusta os nossos jogadores e treinadores, então digam-nos já, para não termos ilusões.

Como já referi num 'post' anterior, não acredito que o nível exibicional da equipa melhore muito, mas continuo a crer na conquista do título. Só depende de nós. Mesmo que o FC Porto amanhã ganhe ao Sporting. Se formos somando vitórias, bastará um deslize portista para nos colarmos a eles, pressionando-os. Eu acredito. E os nossos profissionais?

PS - De cada vez que é levado na finta de um adversário que, depois, centra para golo, o Sidnei deixa de ser convocado. Não compreendo...

2 comentários:

  1. Concordo com a frustração e também não acredito que a equipa melhore em termos exibicionais.
    No entanto não posso deixar de discordar que:

    - o Leo não foi dispensado, mas sim auto-dispensou-se.
    - está provado que apesar de bastante limitado, o meio campo com Katsouranis e Yebda é o melhor possível.

    ResponderEliminar
  2. Concordo com o post.
    Relativamente ao meio-campo, já cheguei à conclusão que o problema não são os jogadores. Aliás, para a forma como a equipa se posiciona, não há jogadores ao alcance do Benfica...
    Quanto ao Sidnei, parece que foi eleito o bode expiatório...

    ResponderEliminar