sexta-feira, 3 de julho de 2009

1º treino

Ontem tive o prazer de assistir ao primeiro treino do nosso Benfica. O que me moveu não foi a euforia mas sim perceber a relação actual dos adeptos para com o clube e ver como Jesus se porta num treino.
A histeria em volta da equipa foi total a afluência ao local foi tremenda. Apercebi-me que era dos únicos que estava no local com o pensamento na conferência de imprensa que Vilarinho se prestava a dar daí a meia-hora. Para aquela gente, que cresceu com o Benfica vitorioso, as questões eleitorais nada significavam, o futuro estava ali diante dos seus olhos. Apenas os jogadores e equipa técnica importavam, o único objectivo era aplaudir e aclamar aqueles que num futuro próximo lutarão com todas as forças pelo almejado titulo de campeão nacional.
O treino foi como esperava, soft mas revelador das ideias tácticas do treinador. Após um período inicial de aquecimento e corrida à volta do campo seguiram-se uns exercícios que visavam a recepção, condução da bola e passe, seguindo-se um jogo em campo reduzido. Neste percebeu-se a importância dada ao sentido posicional da defesa (ligeiramente subida, reduzindo o espaço para o meio campo), e o sistema táctico preferido. 4-4-2 em losango com yebda e filipe Bastos no vértice recuado, Aimar e Carlos Martins no vértice oposto, ficando ainda a ideia de este poder evoluir para um 4-3-3 aproveitando Di Maria, Fábio Coentrão e Urreta nas alas.

Em termos de jogadores, Moretto (duas boas defesas), Filipe Bastos (muito lutador e omnipresente) e Fábio Coentrão (concentrado a querer mostrar serviço, parece-me mais maduro) destacaram-se. Dos reforços, pouco se viu.
De referir que Balboa pareceu carta fora do baralho pela posição que desempenhou (médio centro).

Foi um bocado bem pensado, espero que o primeiro de muitos.

2 comentários:

  1. Nesse treino foram 12x12

    4x5x2

    Num meio campo - Yebda trinco, Martins e J.Ribeiro interiores

    No outro meio campo - Bastos trinco, Aimar e Balboa interiores.

    Os avançados foram Nélson e Saviola de um lado, Cardozo e Gomes do outro.

    Os extremos foram: Amorim e Di Maria dum lado e do outro Fábio e Urreta.


    A opçao por colocar Balboa como interior, n passa pelo coloca-lo de parte. Pelo contrario. Como, provavelmente, o SLB jogará em losango, ele está, desde já a experimentar o Balboa numa nova posiçao (O Ruben Amorim, q ele tb conhece, foi sacrificado para extremo (mm n o sendo), uma vez q ele ja n precisa de o avaliar)





    De referir q no treino de hoje, e c a ausencia do Sidnei... As equipas foram as mm, com a excepçao do J.Ribeiro (Trocou de equipa e passou para lateral esquerdo da outra equipa. Schaffer foi central)

    Balboa foi JOKER (Jogou só da equipa q tinha a bola) e como médio centro. Mais uma vez,fez um treino mt interessante, e parece q teremos ali um medio interior em potencia.


    abraços

    PS - VIVA O BENFICA!

    ResponderEliminar
  2. Bem pensado ou bem passado?

    Adoro estes treinos! Quem não se lembra do primeiro treino do Paulo Jorge... Santos Futre?

    Não sei o que a época vai dar mas, com o Jorge Jesus e o Pietra, os jogadores vão andar na linha de certeza.

    ResponderEliminar