sexta-feira, 28 de setembro de 2007

À Deriva?

Ac Milan, Braga e Estrela. Três jogos que se caracterizaram por indefinições tácticas, jogadores lesionados, experiências, extrema incapacidade de gerar jogo ofensivo, escassíssimas oportunidades de golo, ausência de modelo de jogo.
Tudo estaria bem se estivéssemos na pré-época, se o Porto não tivesse ganho todos os jogos na Liga, se não estivéssemos a 6 pontos da liderança e se não fossemos defrontar os lagartos daqui a menos de 48 horas.
No entanto o que mais me preocupa é a indefinição táctica e a forma como se colocam as "pedras" em campo.
Quantos mais jogos é que precisamos de assistir para perceber que o Di Maria é claramente um extremo e que rende muito menos a 2º avançado? Que o Maxi Pereira nunca foi nem nunca será um bom extremo na vida? Que uma equipa como o Benfica não pode criar somente 3 oportunidades de golo nos últimos 3 jogos?

Por via da anarquia táctica que se tem verificado, um jogador que para mim tem tudo para se tornar numa referência do Benfica tem vindo a decair nos últimos jogos. Cristian Rodriguez. Técnica apurada, velocidade, poder de choque e capacidade de transporte de jogo. Custa-me ver este jogador perdido em campo sem saber muito bem qual o papel que lhe cabe. Na minha modesta opinião, e partindo do princípio que o Di Maria TEM que jogar na esquerda, o uruguaio pode jogar tanto a 10, transportando o jogo e fechando o meio campo no momento defensivo, ou a extremo direito, onde pode desiquilibrar com diagonais e tentar o bom remate que já percebemos que tem.
Uma vez que o Sporting joga sem extremos e nós não temos extremo direito, penso que não seria descabido tentar o Nélson a jogar na ala direita à frente do Luís Filipe. Sabe cruzar decentemente e tem velocidade e técnica para desiquilibrar. No ataque e enquanto a equipa não criar as devidas rotinas ofensivas, penso que o Nuno Gomes (com a sua cultura táctica) será uma muito melhor opção para a posição de Avançado Centro, talvez o lugar de maior sacrifício na equipa e que já fez duas vítimas (Cardozo e Dabao) que fizeram jogos no mínimo sofríveis. Tipicamente, as equipas que jogam só com um ponta de lança, fazem-no com um grande apoio de dois extremos muito móveis e bem avançados no terreno tanto em profundidade como em largura. O que nós vimos nestes jogos foi o avançado centro constantemente isolado e sem jogo.

Para finalizar deixo aqui a minha equipa para o jogo de Sábado: Quim, Luis Filipe, Luisão, Zoro e Leo; Rui Costa e Katsouranis; Nelson, Rodriguez e Di Maria; Nuno Gomes.

Um apontamento final para o Adu. Tendo em conta que a equipa estava a perder, completamente partida e sem fio de jogo absolutamente nenhum, gostei muito do que vi e dos "cujones" que teve em assumir a grande penalidade no minuto 90. Constata-se rapidamente que o miúdo tem uma técnica fora do vulgar. Tenho muita fé que ele se torne num grande jogador.

10 comentários:

  1. Não sei se não preferia o Katso a central em vez do Zoro. O pouco que eu vi dele, foi tão fraquinho... E com o Liedson então, arrisca-se a ser expulso ainda antes do intervalo..:)

    E como o Bynia nem sequer parece ser mau...:)

    ResponderEliminar
  2. Eu jogaria com o Nélson a defesa-direito, com o Binya e o Katsouranis ao meio e estou em crer que vai jogar o Luisão e o Edcarlos a centrais.

    ResponderEliminar
  3. Zoro e Luisão a centrais seria suicidio perante avançados móveis do Sporting como o Liedson e Djaló. Já não são defesas rápidos por natureza e ainda por mais sem ritmo de jogo. Acho que o Luisão tem de jogar pelo que representa apesar de ser um jogador que para recuperar a forma leva sempre algum tempo.

    ResponderEliminar
  4. Concordo com o Pelicano. Nelson, Luisão e EDcarlos. Katso e Binya no meio mais o Rui Costa. Cebola e Maxi nas alas e Nuno Gomes na frente. Para mim o Di Maria seria apenas opção para a 2ª parte, altura em que as pernas já pesam.

    ResponderEliminar
  5. Então não estamos de acordo... Existe algum acordo de titularidade secreto com o Maxi?
    Eu punha o Di Maria...

    ResponderEliminar
  6. Não, eu acho o Maxi um jogador banal, e custa-me a perceber o porquê da sua contratação, principalmente porque salta à vista as suas limitações enquanto ala, mas não sei porquê tenho um feeling para este jogo.
    O Di Maria acho que deveria ser lançado apenas na 2ª parte, para fazer a diferença.
    Só feelings...

    ResponderEliminar
  7. É triste, mas é bem verdade que nem me lembrava do Edcarlos...:)

    O Maxi, para já, tb ainda não vi bem onde vai jogar, porque no meio e como ala, não me parece grande coisa... Tem assim um ritmo muito Jamir...;)

    ResponderEliminar
  8. O Maxi já mostrou que não é craque mas que para aLiga lusa serve perfeitamente. É polivalente e internacional uruguaio.

    Eu colocava-o nolugar 6,o do lesionado Petit.

    Binya só pode ser partida de Carnaval!

    Um gajo que jogava no FC Argel, que nem lugar no Estrela tem, a jogar a titular no Benfica? Nem no banco!

    É por estas e por outras que não arrancamos de vez. Chega um gajo qq, Gilles, depois é Binya, dá dois toques na bola, joga pq tem cabedal e pouco mais.

    É inadmissível!

    Ainda me faz confusão este Gilles. Alguém deve estar a rir muito a esta hora.

    Depois queremos gambas qdo Gilles deste nem tremoços nos dão...

    Qto aos outros, Luisão, Edcarlos, Leo e Quim seguros.Nélson pode ser a "surpresa". Alas com os uruguaios e no meio Katso e Rui.

    DiMaria a 2º ponta e Cardozo titular. É a minha aposta.

    Discordo apenas da posição do Di Maria na equipa, como mui bem ressalva MNM.

    A jogar tão tacticamente solto, sem ter caminho certo para trilha, perde-se em rodriguinhos. Deveria jogar a ala esquerdo, como tão bem fez na Madeira. As suas diagonais são letais. É fulcral este cÂmbio.
    Aí teríamos de colocar o C.Roriguez na ala direita ou no banco: a nº 10 já temos lá o Rui Costa.

    Apesar de Rodriguez demonstrar cada vez mais qualidades e assumir-se como muleta da equipa, não podem jogar todos. Assim, tomem.se opções, pois tb se ganham jogos com "armas secretas".

    E não se esqueçam do Adu:mas por favor, não queimem o rapaz edeixem Adu jogar. Aquela alegria imensa, o sorriso branco de um negrito que adora soccer transmite.se para as bancadas, tornando-se contagiante entre os torcedores.

    E há que arriscar: 8 ou 9 pontos do Porto será demasiado mau.

    ResponderEliminar
  9. a minha equipa para amanhã

    QUIM
    NÉLSON
    LUISÃO
    ED CARLOS
    LÉO
    KATSOURANIS
    RUI COSTA
    DI MARIA
    RODRIGUEZ
    NUNO GOMES
    CARDOSO

    É apertar com eles, jogamos em casa e é com 2 pontas de lança seja com o Sporting, Milan ou Man Utd

    o que tenho medo é da pressão feita hoje ao arbitro pelo sporting, por paulo bento e franco, até pinto da costa veio dar uma ajudinha claro

    e ninguém no Benfica veio defender o clube, ninguém veio dizer que o setúbal foi roubado a semana passada, que o sporting na supertaça beneficiou dum penalty não assinalado a seu favor, e que o porto em leiria marcou um golo depois de a bola ter saído, que o treinador do paços na semana passada se queixou de uma mão de bruno alves na jogada do golo etc...

    Ninguém do Benfica veio falar nisto, ninguém veio dizer que henriques é sportinguista e o ano passado não expulsou caneira no ínicio do jogo, não marcou penalty sobre o nuno gomes feito por polga etc..

    e temos ke aturar o paulinho da risca ao meio a dizer que espera jogar contra o adversário e não contra o árbitro...incrível a pressão sobre henriques...

    a malta não gostava do Veiga mas ele hoje tinha-nos defendido, de certeza absoluta, e tinha feito pressão no árbitro porque infelizmente hoje é assim

    vocés já viram o banco do Benfica? falta ali alguém, falta um director desportivo

    vão buscar o Humberto Coelho se faz favor

    estou pra ver a arbitragem que vamos ter daqui a umas horas

    faço votos que henriques faça a trilogia, ou seja os 3 resultados possiveis e isso só possivel com a vitória do Benfica

    senão vai ficar na história como o árbitro sportinguista QUE PROTEGEU O SEU CLUBE DURANTE 3 ANOS CONSECUTIVOS...

    Saudações Gloriosas
    Tenho fé que amanhã saia uma grande jogatana do Glorioso

    ResponderEliminar
  10. Embora faça falta no meio campo, o Katsouranis tem estado muito melhor quando joga a central.
    Achoq que o Zoro não será titular hoje, mas sim o Edcarlos.
    Lá estarei para apoiar a equipa.
    http://benfica-fc.com/slbenfica

    ResponderEliminar