domingo, 30 de setembro de 2007

Mais do mesmo

Começo a não ter paciência para ver uma equipa incapaz de criar situações ofensivas, enquanto o treinador insiste em não colocar dois avançados ao mesmo tempo. Será que Camacho ainda tem dúvidas? Com este sistema, é indiferente ter Nuno Gomes ou Cardozo plantado entre os centrais contrários, conforme também não interessa ter Di Maria e Rodriguez nas faixas laterais, já que só 1 ou 2 cruzamentos (quando existem) é que poderão ser aproveitados por um único jogador rodeado de vários defesas.

Luisão – que é dos poucos jogadores, juntamente com Rui Costa e Nuno Gomes, que toca sempre nos assuntos incómodos – assumiu que foi um mau resultado e que a equipa tem de jogar para ganhar, nomeadamente quando actua em casa. Nas vésperas do clássico, Nuno Gomes também tinha dado o toque de que era preciso fazer mais no ataque. Será que Camacho não entende a mensagem? Será que o espanhol não viu a cara de Rui Costa quando, pela enésima vez, assistiu à já tradicional substituição entre pontas de lanças?

Sempre simpatizei com este treinador. É frontal e – não me esquecerei nunca – teve-os no sítio para afrontar o Veigarista quando este, para revolta de Cosme Damião no túmulo, mandava no Glorioso. Mas, desde que regressou à Luz, o espanhol só jogou “à Camacho” em Copenhaga. Num jogo a eliminar e onde a equipa até entrava em vantagem, o homem decidiu-se a jogar com dois avançados. Depois, quando a experiência vitoriosa pedia repetições... temos é esta gestão absurda, conservadora, incoerente com a história e dimensão do clube e ilógica tendo em conta o atraso na classificação.

Não gosto de ser profeta da desgraça e sei que ainda há eternidade de campeonato pela frente, mas tenho quase a certeza que esta Liga já era. E a Taça da cerveja só não foi ao ar porque um auxiliar não quis. E o que mais me incomoda é que, no duelo que aí vem com os ucranianos, se não vencermos a “Champions” também ficará quase fora de órbita. E se falhar os objectivos já é mau, não fazer tudo o que está ao nosso alcance para os atingir é... uma merda!

7 comentários:

  1. O que é estranho é que ontem o Nuno Gomes, enquanto esteve em jogo, foi mais vezes à linha meter a bola na área para ninguém do que o número de cruzamentos para a área do Rodriguez e do di Maria.
    http://benfica-fc.com/slbenfica

    ResponderEliminar
  2. Concordo que os 2 devem jogar, mas depois olho para a equipa, e penso quem é que devia sair...e não consigo ver quem, pq o mais fácil seria tirar MAxi, mas Katso sozinho no meio não dá...Logo vem a minha teoria quer seria interessante jogar com 3 centrais...E não venham com a desculpa que o RCOSTA ajuda no meio...porque é mentira!O RC não se pode exigir isso.

    ResponderEliminar
  3. ABAIXO COM A REPRESSÃO ÀS CLAQUES DO SLB....

    ResponderEliminar
  4. Sim, qual é a vantagem de ter dois laterais ofensivos e dois alas, se quando ganham a linha e cruzam, não está lá ninguém? :)

    ResponderEliminar
  5. EMPATAS

    O cl�ssico da 6� Jornada ficou marcado pelo empate e pela pol�mica em redor da arbitragem, tema que me debru�arei um pouco mais � frente.

    Para mim, foi um derby emotivo, mas n�o muito bem jogado, da� que considere o empate um resultado justo. De real�ar, uma vez mais, o medo de Camacho em arriscar e tentar algo mais. Este � um Camacho difernte, definitivamente. Quanto ao Di Maria, rende mais � esquerda (Camacho teima em n�o ver isso) e ainda n�o � o craque que a Comunica�o Social quer fazer crer (tem potencial, mas precisa de crescer e errar....). Al�m disso, ter� de aprender a rematar � baliza.

    Nulo Gomes fez aquilo que � normal, falhar golos. E para os defensores deste pseudo-jogador, errar � humano, mas sistematicamente e at� v�rias vezes por jogo � que � demais. E relembro s� jogadas de golo feito:
    a) No Benfica � Boavista conseguiu falhar com a baliza aberta a um metro da linha de golo
    b) No Benfica - Espanhol conseguiu falhar com a baliza aberta a 15 cm da linha de golo
    c) Neste jogo com o Sporting conseguiu falhar com a baliza aberta a um metro da linha de golo
    E n�o me venham dizer que � persegui�o, � sistem�tico, o que s� prova a nulidade desta �vedeta� em campo.

    ARBITRAGEM

    N�o quero ferir susceptibilidades mas s� vou falar no Sporting e no Benfica:
    Leix�es � Benfica ( carga de Ezequias a Nuno Assis): -2 pontos
    Benfica - Guimar�es ( carga sobre F�bio Coentr�o): -2 pontos
    Benfica � Sporting (Para mim nenhum � penalty, mas..... No resumo das imagens esqueceram-se do �possivel� penalty sobre Christian Rodriguez. Ser� que foi para dar a ideia de que o Sporting foi prejudicado?)

    Porto � Sporting: Livre mal assinalado e � 1 ponto para o Sporting e + 2 para o Porto
    Sporting Set�bal: + 1 ponto para o Sporting e � 2 para o Set�bal
    Benfica � Sporting ( a haver penaltys, teriam de ser dois para cada lado. Aquele do Katsouranis n�o � penalty, definitivamente)

    Assim sendo, o Sporting tem a pontua�o que devia ter e quem tem menos quatro pontos � o Benfica.

    P.S: A capa do Record � elucidativa. D�-se a ideia que o Sporting � o grande prejudicado e o Benfica o grande beneficiado. Branqueia-se o Benfica/Leix�es e o Benfica/Guimar�es, enquanto o F.C. Porto vai tendo algumas ajudas para estar com 18 pontos. Porque ser� que nem Soares Fraanco nem Paulo Bento fizeram tanto barulho depois do jogo com o F.C. Porto?

    P.S (2): Est� montado o circo. Iremos levar com os �ltimos dois jogos at� ao fim da �poca.

    ResponderEliminar
  6. O problema desta táctica é que precisamos de ter um jogador que encoste no avançado e o Rui Costa, para isso, não serve. Ou se assume que se joga apenas com um médio que defenda ou prescinde-se de um extremo.
    Na primeira passagem do Camacho pelo Benfica, havia o Tiago, lembram-se?

    ResponderEliminar
  7. Havia o Tiago, mas quem chegava junto do avançado era o Zahovic, que apesar de não se mexer era fundamental em termos de movimentação. O Tiago aparecia muitas vezes nas sobras e marcou vários golos. A diferença para alem do Tiago, situa-se nas alas (Simão e Geovanni). A equipa era toda ela superior com excepção do Defesa esquerdo.

    ResponderEliminar