quinta-feira, 25 de outubro de 2007

A equipa que mais remata na Europa

Se calhar passou despercebido à maior parte dos benfiquistas uma notícia que saiu antes do jogo de ontem, o Benfica é a equipa que mais remata na Europa, segundo as estatísticas oficiais da Champions. Fui verificar esta informação hoje no site da UEFA e ainda mantemos a liderança – 51 remates no total, dos quais 21 à baliza (não somos líderes neste ponto) e 30 remates para fora (estamos também em 1º neste capítulo).

O nosso técnico ainda ontem afirmava isso como se fosse um aspecto positivo - link

Será que isto é positivo? Será que isto representa bom futebol? Por isto se calhar percebemos por que as bolas chegam pouco à grande área e temos criado pouco jogo para os nossos avançados. O nosso treinador está sempre a dizer que estamos a criar muitas oportunidades mas, sinceramente, penso que isso tem sido a excepção e não a regra (ainda me lembro do que é criar oportunidades de golo quando ele era treinador no jogo Benfica-Inter, apesar do 0-0). À pala dos remates do Rui Costa e Di Maria é que temos 30 remates para fora, ainda que com este último acho que ganhamos mais capacidade de penetração na grande área.

7 comentários:

  1. é por estas e por outras que escrevi num post aqui há tempos que precisamos de um ``serial kiler´´ na frente de novo, desde Magnusson que não temos um avançado que marque 30 golos numa época só no campeonato

    Cardoso depois do golo de ontem vai ganhar confiança e também os colegas vão começar a acreditar nele, por isso espero que o sirvam melhor que nos últimos jogos, é que um passe daqueles do Di Maria é meio golo mas Tacuara teve muita classe na maneira como finalizou a jogada.

    Agora se Cardoso vai marcar 30 golos por época isso é que nós não sabemos

    O que nós sabemos é que o Benfica tém um avançado emprestado ao Braga, JAILSON, que á poucas horas entrou e marcou em Inglaterra

    Porque é que ele não está no Benfica? alguém conhecia o Liedson antes dele cá chegar? um ano ou dois antes andava a empacotar caixas num supermercado a ganhar 30, repito, 30 euros por més!

    agora admirem-se que ele corra como corre no alvaláxia

    mas no Benfica só tém que entrar jogadores já com craveira

    depois levamos com barretes como o kikin fonseca

    Cardoso é diferente, é melhor e muito mais forte, mesmo assim precisamos de mais um avançado lá na frente

    Cardoso e Makukula fariam uma grande dupla, Makukula abriria muitos espaços ao paraguaio na frente, é uma viga ali na frente

    Mas Makukula vai acabar no Porto tal como Jardel cá estaremos pra ver

    ResponderEliminar
  2. Rematar muito não é sinónimo de qualidade, mas é um dado positivo. Significa que chegamos com frequência à baliza adversária. É óbvio que é necessário melhorar a produtividade, mas ficaria muito preocupado se chegássemos ao fim dos jogos com dois ou três remates. Isso é que seria mau. O resto pode ser treinado. Muito...

    ResponderEliminar
  3. É evidente que todos queremos vitórias e elas só aparecem com golos. Mas, claro está, não conheço forma de chegar aos golos sem rematar à baliza. E atirar de longe, mesmo que por vezes a bola vá para a fora, é uma solução sempre a ter em conta. O Rui Costa atira muitas vezes para fora? O Isaías também o fazia... E, já agora, creio que foram dois remates de longe do Rui que nos meteram na Liga dos Campeões. Sem eles, agora não estávamos a discutir qual era a equipa que mais ou menos rematavam na "Champions".

    ResponderEliminar
  4. Prefiro isto a ver jogos em que eles nem sequer chegam a rematar!

    ResponderEliminar
  5. Relembro que uma vez não precisámos de rematar à baliza para ganhar um jogo. Agradecimentos ao Beto...
    Rematar muito é positivo mas não será por acaso que os GR fazem sempre grandes exibições contra nós. É como no futsal... rematam, rematam, rematam e, por vezes, marcam poucos golos. Rematar de longe não só dá golos apenas de vez em quando como pode revelar incapacidade para criar melhores ocasiões.

    ResponderEliminar
  6. Pelicano, o último parágrafo do teu comentário revela a ideia chave do meu post. Agora, também não gostaria de ter um Benfica a rematar tantas vezes como o Sporting o fez ontem contra o Nacional, ou seja praticamente não rematou à baliza sem ser nos instantes finais.

    ResponderEliminar
  7. como é lindo demais ver um jogo do Benfica sem bandeiras NN

    e como é engraçado andarmos a ter sorte nos últimos tempos em que não há bandeiras ligadas ao neonazismo e holocausto

    espero que na Luz se abra os olhos de vez e se afaste em definitivo o mau olhado

    ResponderEliminar