segunda-feira, 8 de outubro de 2007

O 21 é danado para os críticos

Pois é. Não sou adivinho, mas tenho a mania que percebo um bocadito de futebol. Jogámos com dois pontas de lança de início e - imagine-se... - marcámos golos. Melhor: ganhámos um joguito, coisa que nos tempos que correm é sempre de enaltecer. E o Di Maria foi para o banco! Pois, também já tinha sugerido que o rapaz precisa de percorrer, com calma, o seu trajecto até à fama. E toda a gente gostou do Rodriguez. Pudera, é só a melhor aquisição da temporada. Só espero é que não se esqueçam de renovar o contrato quanto antes.

É evidente que Cardozo continua distante daquilo que pode e deve render, mas o mais importante é que se confirmou que Nuno Gomes é outro jogador quando tem um verdadeiro parceiro de ataque ao seu lado. O 21, por muito que isso custe a muita gente (benfiquistas incluídos, infelizmente), é um jogador bastante acima da média. Como é possível colocar o rapaz na lama quando o nome dele figura no "top" entre os melhores marcadores de sempre do Campeonato Nacional, do Benfica e da Selecção? Só por má fé ou escassa clarividência futebolística, embora seja óbvio que, por vezes, joga mal.

O Nuno falha muitos golos? Falha! E depois? As estatísticas dizem-nos que também marca mais que a maioria dos futebolistas portugueses. Os actuais, os antigos e, seguramente, muitos dos que hão-de surgir. O seu maior problema é ser compreendido, nomeadamente por aqueles (técnicos e adeptos) que acham boa ideia colocá-lo a jogar sem apoio entre os centrais contrários.

E como se o seu desempenho futebolístico não fosse suficiente para o apreciar (marcar golos não é a sua única virtude), destaco a forma como vive o clube; o entusiasmo com que vibra nas vitórias; o respeito pelo símbolo do clube e, claro, a forma frontal, inteligente e descomplexada como fala nos momentos menos bons, mesmo que isso, aparentemente, possa implicar critícas à equipa, ao técnico, aos dirigentes, ao clube. Com homens firmes é que o Benfica se fez grande e, sabendo eu que há muita gente que não gosta dele, aproveito o facto de ele ter regressado à "boa onda" (espero que seja para continuar...) para dizer que, até ver alguém muito melhor, no meu Benfica o Nuno Gomes é peça fulcral.

PS - Se no próximo jogo o Camacho resolver premiar o Nuno, tal como fez após os golos à Naval e ao AC Milan, com o estatuto de suplente... proponho, antecipadamente, que o espanhol seja internado para fazer exames. O homem está cada vez mais nervoso e stressado. E isso, confesso, deixa-me transtornado. Faz-me lembrar o parapseudopsicotáctico que os gregos consideram um gajo a sério...

3 comentários:

  1. Assino por baixo! Também me parece evidente que a equipa rende mais desta forma até porque, e não é de menosprezar, a exibição do Binya ajudou.
    Parece-me que nos estamos a aproximar do modelo defendido pela maioria dos comentadores num dos posts anteriores. A saída do Rui Costa e entrada do Di Maria será a solução a médio prazo.

    ResponderEliminar
  2. Espero que o Nuno me continue a dar "chapadas" todas as semanas, pois para mim, quando fica semanas, para não dizer meses, sem molhar a sopa, não passa de um ponta de lança vulgar. Ali, só tem de marcar golos ou dá-los a marcar. Não se pode dar ao luxo de falhar, quanto mais flagrantemente e jogo após jogo.

    ResponderEliminar
  3. Jogar com 2 avançados tudo bem, agora jogar assim, não, decididamente não. Andava meio mundo a criticar o losangulo do Fernando Santos e agora acham que esta é a melhor táctica? Jogar com o Katso a extremo é um verdadeiro atentado, se a interior direito já era mau, nem vou comentar a extremo. Ganhamos é um facto, mas não podemos jogar assim, 2 avançados em 4-4-2 puro, não concordo, mas tudo bem desde que joguem extremos e o Rui banco. Losangulo, por mim tudo bem, agora um misto de qualquer coisa mas que na prática não é nada, não, e foi o que assistimos no Domingo, nada. Diferença é que ganhamos.

    ResponderEliminar