segunda-feira, 18 de agosto de 2008

Mais que Prata

Vanessa Fernandes ganhou prata nos Jogos Olimpicos. Apesar de considerar um grande feito, julgo que a grande medalha foram as suas declarações acusando alguns colegas de leviandade. Efectivamente a participação de Portugal nestes jogos tem sido tudo menos positiva, candidatos que na prática nunca o chegaram a ser, falta de profissionalismo e de carácter.
Bem sei que o nosso país não tem condições de treino ao mais alto nível, os compadrios e influências que tão bem conhecemos no futebol a este nível atingem a excelência. Quando leio que o nosso representante no tiro, que por sinal era candidato a medalhas, viu o seu treinador afastado porque o presidente da Federação foi a Pequim no seu lugar, fico estupefacto. Mas quando oiço desculpas esfarrapadas dos atletas também me parece que eles vão lá passear e pelo meio fazem umas provas. O nosso representante no lançamento do peso, um tal de Marco, após uma fabulosa participação em que lançou cerca de 18 metros (de referir que a campeã feminina lançou acima dos 20), muito longe da sua própria marca, quando questionado acerca da sua pobre performance teve o displante de responder assim - "Eu de manhã só mesmo caminha" e continuou "até comecei bem, no aquecimento, mas ao terceiro lançamento as minhas pernas fraquejaram e só queriam estar estendidas".
Bem sei que este tema foge ao âmbito do blogue, mas não queria deixar de referir esta situação, pois creio que apontar estas atitudes também é uma forma de elogiar alguém que representa o país o nosso clube que tem uma atitude de crer, e que por sinal, também sem condições ganha.
Parabéns Vanessa.

8 comentários:

  1. Esse tal de Marco (Fortes por acaso é o nome dele) não disse aquilo como desculpa, basta ver-se como ele estava a falar. Foi mais uma brincadeira para se descomprimir, penso eu. Quando referes que a campeã olímpica lançou mais 2 metros já agora podes referir que o peso feminino pesa consideravelmente menos que o masculino ... Esse é o grande problema dos portugueses falam sem saber das regras e acreditam nas patranhas que os jornalistas falam sem saber das realidades do nosso desporto. Se virmos bem com a excepção do judo e do João Costa no tiro os resultados têm sido normais . De qualquer forma parabén à Vanessa Fernandes e a todos os outros que de certeza estão a fazer o seu melhor e não estão lá por favores que fizeram.

    ResponderEliminar
  2. Sim, a Vanessa Fernandes, por exemplo, é uma típica portuguesa que fala sem saber do que está a falar e acredita nas patranhas dos jornalistas...

    Parabéns a todos pela brilhante presença em Pequim!

    ResponderEliminar
  3. Não, a Vanessa não é uma típica portuguesa ... o que não quer dizer que perceba do desporto em Portugal ... apesar de tudo ela é quer queiramos ou não profissional daquilo, dos outros quantos o são na realidade. Olha que o Gustavo Lima também não é um tipico português e acaba por dizer quase o oposto e acabou a sua carreira por falta de condições ...

    ResponderEliminar
  4. Gustavo Lima, falta de condições?
    Mar para praticar há por aí muito, uma bolsa de 6 mil euros é que não.

    ResponderEliminar
  5. Gustavo Lima, falta de condições?
    Mar para praticar há por aí muito, uma bolsa de 6 mil euros é que não.

    ResponderEliminar
  6. DECLARAÇÃO DE NOVO BOICOTE À SPORTINVEST MULTIMEDIA.

    Retirei os widjets do Benfica!

    A explicação aqui:
    http:// geracaobenfica.blogspot.c...liveirinha.html

    ResponderEliminar
  7. Desculpa lá, mas esse comentário sobre o Gustavo Lima é de ignorante. Gostava de saber quais são os teus conhecimentos sobre a modalidade, tc.
    Em segundo lugar, pelicano, não deves conhecer as condições no judo e o que dizem os nossos internacionais, com a óbvia excepção da telma, e de mais 2 ou 3 que admitem que as regalias que têm, pouca gente tem.
    Em terceiro lugar, a vanessa é uma óptima atleta, mas assumires automaticamente que ela sabe muito sobre o desporto em portugal apenas por isso... Vai perguntar ao Ronaldo sobre sistemas de treino, é a comparação mais óbvia que posso fazer. Um grande atleta não é automaticamente um grande teórico.
    Agora, que ela tem razão no que disse... tem, mas é muito mais visível a nivel do dirigismo, como tu próprio apontaste. De resto, não estou lá e não sei quem está concentrado e quem não está.
    Mas, e porque não gosto que crucifiquem o homem porque chulos como o laurentino e o vicente moura não sabem o que fazem, eu vejo o marco fortes a treinar regularmente. Tal como o a naide, e tal como o nelson. E nunca vi nada na forma como treinam que os diferenciasse em termos de dedicação e profissionalismo. Além disso, todo o seu discurso foi obviamente no sentido de desdramatizar a situação. Contudo, quando o japonês campeão dos 100 e 200 metros bruços diz "quebrar recordes? Se fosse à tarde, talvez" ninguém diz que ele é pouco profissional.
    E a comparação das marcas, pelicano... Nessa secção do atletismo, há categorias onde as marcas femininas são superiores às masculinas, raridade que ocorre apenas devido à substancial diferença dos pesos dos objectos.
    De resto, acho que é um bom post, mas acho que te focaste um pouco na pessoa errada, e que é preciso ver em quem é que assentam bem as declarações da Vanessa, porque nem todos merecem que lhes apontem o dedo.

    ResponderEliminar
  8. Rappa:
    O post não é meu...
    Eu compreendo que a Vanessa por ser grande atleta, não significa necessariamente que perceba o desporto português mas, à partida, e tendo em conta que também lá esteve na China, é uma opinião que valerá mais que a maioria.
    Aliás, o Vicente Moura é da mesma opinião...
    Mas eu acredito que os atletas se tenham esforçado para lá chegar, que há uma incapacidade total para lidar com a imprensa e que, apesar de uma ou outra desilusão e de uma ou outra vergonha, estiveram ao nível que o desporto português está...

    ResponderEliminar