quarta-feira, 6 de agosto de 2008

Makukula

Já há muito que se fala de uma forma insistente na saída do Makukula do plantel. Desde que foi contratado que muitos torcem o nariz e apoiam fortemente a sua saída, mais uma vez não estou de acordo e passo a explicar o porquê.
A formação de um plantel competitivo, no meu entender, deverá conter alguns tipos de jogadores;
- 3/4 Mais Valias;
- 10/11 Bons jogadores;
- 4/5 Jovens promessas;
- 5/6 jogadores úteis.
O Makukula integra a vertente de jogador útil. Não o encaro como um titular, nem sequer uma 2ª opção para o onze, mas é claramente um jogador útil. Fisicamente é muito forte, não é, atendendo à sua envergadura, muito lento, e não é um tosco de pés. A sua dispensa é na minha perspectiva um erro, e resulta de um menor conhecimento do futebol Português. As equipas jogam fechadas, e dá sempre um certo jeito apostar num jogador destas características para abrir uma defesa ou ganhar um lance de cabeça nos últimos 15/20 minutos de um jogo.
A avaliar o actual plantel, ficariamos com o Cardozo, Nuno Gomes, Makukula, reforço (mais valia) e o Urreta. Uma mescla de jogadores mais fixos com outros mais mexidos.

3 comentários:

  1. O grande problema de Makukula é o facto de o jogador ser um destabilizador nato (em campo e fora dele...

    Nunca vi nele uma mais valia, mt pelo contrário, mas acho que o presidente, tentou uma jogada de mestre... O jogador estava a ser convocado para a selecção, podia ir ao Europeu e caso tivesse a sorte de jogar e marcar um golinho podia ser um bom negocio, mas como nos negocios, umas vezes acerta-se, outras perde-se... e como na altura precisava-se de um ponta de lança, pq n arriscar um tuga, do q um brasileiro...

    Mas temos que admitir que n é uma mais valia e que o melhor é mm sair, ou então ser transferido para a modalidade de boxe... pois o jogador fazia-se...

    ResponderEliminar
  2. bem, até digo mais: prefiro o Makukula ao Nuno Gomes.

    ResponderEliminar
  3. O Makukula é de facto um jogador que divide os adeptos. Para uns é tosco e cepo, e não merece a camisola do Slb. Para outros é forte, bom cabeceador e pode ser útil.

    Compreendo que seja um jogador que não encaixe no sistema de jogo que o Quique Flores pretende implementar mas dispensá-lo não me parece ser uma boa opção.

    Primeiro porque o contratamos em Janeiro e estamos a dispensa-lo agora (bem sei que o nosso clube tem esta prática enraizada). Quantos jogos ele jogou pelo nosso clube? Teve tempo para provar o seu valor? Foi o ponta de lança menos utilizado na pré-época e é o melhor marcador até agora a par do Cardozo que marcou um golo de penalty.

    Segundo, sem contar com o eventual reforço de um avançado móvel, até parece que estamos bem servidos de ponta de lanças? Cardozo, N. Gomes, Urreta e Makukula. Com o Mantorras, peço desculpa, mas já nem conto com ele.

    O puto é claramente um avançado diferente, com um grande potencial mas com pouca experiência e não é jogador para jogar fixo. O Cardozo será o mais que provável titular. O Nuno Gomes não acredito que venha a atingir o nível que conseguiu no Europeu, não sei parece que a camisola do SLB lhe pesa cada vez mais. E temos o Makukula que de facto como diz o TC dá-nos uma maior diversidade de opções ao nosso ataque e poderia ser um jogador útil (já o tinha defendido aqui neste blog aquando da sua contratação). E para quem critica o jogador relembro um jogador, bem pior do que ele, mas que nos foi muito útil no nosso último campeonato, o Karadas.

    Tenho pena que há muitos anos que o nosso clube não tenha avançados móveis como os nossos principais rivais têm, como o Liedson ou o Lisandro, mas sempre achei que dá sempre jeito ter um avançado à mão como o Makukula.

    Terceiro, não querendo ser nacionalista, mas o homem até é internacional português e aquilo já parece ser El Benfica.

    ResponderEliminar