segunda-feira, 20 de outubro de 2008

Ilações

Depois de dois jogos muito animadores em termos de resultado mas sobretudo a nível exibicional em que a nação Benfiquista exaltou de alegria, esperança e união que a ter continuidade poderia por si só catapultar a equipa para uma época ao nível da sua história, vemo-nos perante dois choques frontais cuja brutalidade se espera que não deixe marcas muito dolorosas. Da minha parte assisti ao jogo frente ao Penafiel com uma letargia gigantesca, diga-se muito parecida à dos jogadores que se passearam em campo, como se nada estivesse a acontecer ou que fosse algo normal o que é representativo do que tem sido o Benfica nos últimos anos.

Julgo que o Benfica desta época não é o dos últimos dois jogos mas também não será o do Nápoles, algures entre estas exibições se situará a nossa performance. Anseio que se aproxime da exibição tida frente aos Italianos e que esta seja suficiente para nos dar as vitórias que tanto procuramos.

O jogo de ontem importa esquecer, até porque alcançámos o objectivo mínimo, e retirar as devidas ilações das quais ressalvo o seguinte:

Táctica: Uma das coisas que tenho gostado é da vertente táctica. Desde que esta equipa técnica chegou que se nota a equipa preocupada com alguns princípios de jogo. Posse de bola com trocas rápidas (bola é que corre), pressão alta, domínio do jogo ao nível de meio campo controlando os ritmos do mesmo, impulsionado por uma defesa subida. Mesmo nos jogos menos conseguidos como o do Rio Ave, isso notou-se. Frente ao Leixões e sobretudo frente ao Penafiel nada disto se viu, tendo mesmo assistido ao regresso dos familiares e preocupantes pontapés para frente sem nexo. Espero que tenha sido passageiro. A ter em conta nos próximos jogos.

Leo: Percebe-se porque não tem jogado, o pior jogo que lhe vi fazer;

Balboa: Contratação falhada, acontece, mas pelo preço que custou é significativo. Demasiado mole, não demonstra qualidades para se afirmar como alternativa ao onze. Talvez quando se adaptar o possa ser.

Makukula: Claramente não é avançado de encher o olho, tão pouco jogador para ser principal opção, contudo continuo a achar que poderá ser útil. Eu teria-o sempre no banco para aqueles jogos em que é preciso recorrer ao chuveirinho, pode sempre ganhar uma bola de cabeça onde mais uma vez demonstrou ser temível (desde que acerte na baliza).

Mentalidade: Quanto a mim a grande falha do Benfica de alguns anos a esta parte, mentalidade ganhadora, crer e motivação pela vitória. É imperioso conseguir incutir um espírito diferente, não aconteceu, não tem sido conseguido e será o objectivo a atingir para transformar um conjunto de bons jogadores numa equipa ganhadora.

8 comentários:

  1. Há jogadores que ficam de fora e os que são "obrigados" a jogar, só pensam em não meter o pé e a não se cansarem por causa do jogo seguinte, além de que quase consideram a sua utilização um castigo.
    Depois, há a questão de jogar uma equipa pouco entrosada ou, pelo menos, com jogadores pouco rodados.
    Finalmente, a convicção de que o jogo é fácil.
    Tudo junto, resulta numa lentidão exasperante que, no futebol de hoje em dia, faz com que qualquer jogo fique equilibrado.
    Não me surpreendeu. Todos os anos se vê disto no Benfica, nos outros clubes, em todo o mundo.
    Penso que não haverá grandes ilações a tirar desta exibição medíocre. Apenas duas médias ilações: O Moreira esteve muito bem, o Reyes entrou com uma vontade surpreendente.

    ResponderEliminar
  2. Treinador novo, grupo novo,....2ª eliminatória conquistada em competicões oficiais (uefa e taça). Não foi de encher o olho mas no sorteio da proxima 4ª feira estamos lá.

    ResponderEliminar
  3. Um reparo, é injusto querer dar a entender que o Leo quando foi para o banco estava a jogar ao nível da sua prestação de ontem. No meu entender a sua anormal exibição explica-se mais com excessiva preocupação em cumprir com as exigências do treinador. Pareceu-me acima de tudo um jogador muitissimo condicionado na sua forma natural de jogar. E fico preocupado com a possibilidade de termos perdido o mais indiscutivel titular no melhor onze do Glorioso.

    ResponderEliminar
  4. Concordo com o mleal! O Léo ontem raramente atacou, penso que só subiu uma vez. Também não sei se não o fez porque jogámos tão lento que nunca teve essa chance...

    ResponderEliminar
  5. De uma vez por todas, qualquer jogador do Benfica, seja contra o adversário que for, sempre que vestirem aquela camisola têm de saber o clube que representam e a sua dimensão, caso contrário não servem.
    A falta de empenho de alguns meninos pagos a peso de ouro, demonstrou falta de respeito para com o clube e seus adeptos, os quis foram fabulosos. A não repetir.

    ResponderEliminar
  6. Pelicano, o Makukula esforçou-se, Foi dos mais incorfomados com o desenrolar da partida. Para mim a maior desilusão foi o Balboa.

    ResponderEliminar
  7. é verdade, esforçou-se. o problema dele é a lentidão. Tem uma dificuldade enorme a reagir. Acho que se jogasse mais, não seria mau de todo mas, na minha opinião, é pior que o Suazo, Cardozo e Nuno Gomes

    ResponderEliminar
  8. Conheço um espanhol, adepto do Racing de Santander, que diz que o Balboa não presta para nada. É que se é para fazer isto tinham ficado com o Nélson, que naquela posição não jogava pior de certeza e ainda tinham um defesa direito suplente. Agora investir milhões em jogadores, um clube cheio de ambições e depois não ter um defesa direito muito bom e um bom suplente não se percebe. Eu bem sei que a gestão do futebol nada tem a ver com a das modalidades, mas para mim é uma vergonha que os outros desportos do SLB tenham tido tantos cortes.

    ResponderEliminar