sexta-feira, 24 de outubro de 2008

O equivoco

Acompanhei a transmissão televisiva sem som mas o soundbites das conversas de “café” deixa adivinhar a qualidade habitual dos comentários proferidos que infelizmente ditam leis na voz do povo e da própria imprensa. Isto a propósito da avaliação feita à performance de Katsouranis e da má decisão de Quique em substitui-lo. Olhemos para o atleta. Num meio campo em que contava com a companhia de Bynia era lhe exigido a capacidade de iniciar os movimentos ofensivos, guardar a bola quando preciso, acelerar quando necessário, no fundo marcar o ritmo do jogo. Nenhuma destas exigências foi cumprida, aliás é difícil definir e potenciar as suas qualidades num esquema táctico. Em que posição joga, com que responsabilidade? Na minha opinião Katsouranis é o tipo de jogador que necessita de uma equipa a jogar em função das suas características, ou seja, na defesa a marcar à zona e distante do adversário no ataque solto e com muito espaço. Vejam como lhe correram de feição os jogos contra o Sporting e o Nápoles. No primeiro tinham um adversário à sua medida, leia-se Miguel Veloso. No segundo uma equipa do futebol italiano a jogar à italiana, na expectativa sem fazer marcações individuais a meio-campo. Fora deste contexto é difícil de constatar a utilidade do grego. E no actual Benfica a jogar muitas vezes num 442 clássico é um enorme erro.

Duas breves notas, o mistério da óptima imprensa que Katsouranis goza. É de desconfiar….A outra é um desafio para aqueles que absorvem tudo o que ouvem na televisão, vão ver um jogo do Glorioso e acompanhem com alguma (não é preciso muita) atenção a movimentação de Katsouranis e ficaram verdadeiramente esclarecidos.

9 comentários:

  1. Estou contigo. Há muito que não percebo porque é que basta um passe para o lado para o elogiarem.
    Desde o final da primeira volta do primeiro ano em que cá esteve que não consigo descortinar onde é que anda o grande jogador Katsouranis.
    Mas atenção, também não acho que seja caso para o queimar. Penso que pode ser útil, não deveremos é contar com ele para ser uma peça fulcral na equipa.

    ResponderEliminar
  2. Desde o estanho "penalty" cometido (?) por Katsouranis contra os Andrades que a maioria dos benfiquistas tem uma grande premonição. Será que o grego vai para os lados de Contumil na próxima época?

    ResponderEliminar
  3. EXIGE-SE MAIS BENFICA!

    Um resultado melhor que a exibição, subtituições de bradar aos ceús e lesões inadmissiveis atiraram o Benfica para um mau resultado. (Mas que raio... como é que um jogador profissional se lesiona no aquecimento?).

    Era de prever o escalonamento da equipa, mas uma vez mais verificou-se que o Benfica não deve jogar com dois avançados mais dois alas que não defendem. Isso é jogar em 4 - 2 - 4, isto é, só dois médios a defender não dá. O futebol actual não dá para isto, basta o treinador contrário ser inteligente que o meio campo passa a ser um passador. (Está de caras que o Benfica necessita de ir ao mercado buscar um lateral direito + um médio direito já que Balboa é um autentico flop).

    Di Maria, apesar do golo que marcou, continua a não me convencer e necessita de levar duas chapadas na tromba, literalmente. Haja alguém que lhe diga que o futebol profissional não é futebol de rua, nem está a jogar ao "FIFA" ou ao "PES" no computador.

    Nuno Gomes merece elogios pela atitude e pela garra. Cardozo terá de passar uns jogos no banco, já que não corre, não luta, neste momento terá de passar algum tempo fora (deve ser a síndrome "titularidade garantida" que também já afectou Nuno Gomes - veja-se as diferenças do Nuno em apenas alguns meses ao saber que não tinha sempre lugar no 11).

    Provavelmente, sou eu que sou demasiado exigente, mas empatar com o Hertha de Berlim não é um bom resultado. Nós somos o Benfica, caramba!!! Não era o Bayern de Munique ou era?

    Finlamente, quanto a Quique, mais uma vez provou que tacticamente deixa a desejar (atenção, que eu gosto de Quique). Tal como aconteceu com o Leixões, esteve mal nas substituições e é neste tipo de jogos (principalmente na Europa) que o dedo do treinador vem ao de cima. O Benfica ainda tem de aprender a ser pragmático e a controlar o ritmo de jogo. Enquanto isso não acontecer, não passaremos de uma equipa que luta pelos titulos, mas que não os ganha. E é isso que distingue as grandes equipas: a capacidade de ganhar jogos, mesmo sem jogar bem, assim como os titulos. Porque, digam o que disserem, sem titulos não existem boas equipas.

    P.S: Mas o que raio aconteceu a Yebda? Parece bruxedo. Nos ciclos importantes o Benfica nunca tem todos os jogadores disponiveis porquê? Também é por aqui que se explica a superioridade dos rivais nos ultimos anos.

    P.S (2): Não quero ser advogado do diabo, mas e David Luiz? É outro Mantorras?

    malucodofutebol.blogspot.com

    ResponderEliminar
  4. PRAGMATISMO também é preciso, foi o caso, embora reconheça que um Benfica que força-se mais um pouco no ataque, podia perfeitamente vencer uma adversário ao alcance de um Benfica razoavel+.
    Mas o que mais me preocupa é a debildade fisica da equipa, é o mínimo estranho, que com 2 meses de competição, a equipa só tenha pulmão para 70 minutos, se calhar fruto de ainda não se ter repetido um onze e de haer paragens incríveis no calendário, mais, a ausência de um onze igual de jogo para jogo, ou com uma ou duas mudanças, impede que o benfica vá criando com mais rapidez os necessários automatismos de uma equipa em formação.

    ResponderEliminar
  5. Curiosamente, o Bayern está em 11ºlugar e o Hertha está 4º

    ResponderEliminar
  6. Pois é Pelicano...

    Mas não me digas que o Bayern não é uma equipa mais dificil do que o Hertha. Klose, Luca Toni, Podolski, Schwensteigger, etc, etc....

    Mas talvez seja eu que sou demasiado exigente, sei lá, talvez seja eu...

    Agora não me tirem o direito de criticar s.f.favor! E estou à vontade. Tenho sido um critico do Nuno Gomes, mas até ver nesta época, merece ser titular. Quem tem estado mal é Cardozo e ontem não fez nada de jeito.

    Quanto a Di Maria, acho que ainda não demonstrou ser jogador para o Benfica, mas lá está, talvez seja eu que sou demasiado exigente! Na época passada amigos meus tambem me diziam que devia ser maluco por criticar o Petit (que até fez uma época de merda!)e este ano Rui Costa foi buscar um JOGADORZÃO: Yebda! Tomara eu e tomara o Benfica ter mais um 2 "yebdas". ESta foi, sem dúvida, a melhor contratação dos últimos 10 - 15 anos. Possante, visão de jogo, técnica q.b, etc, etc... Espero é que esta tendencia de lesões não seja para manter.

    Mas já me estou a desviar: pragmaticamente um ponto fora de casa não é mau, mas deviamos ter conseguido a vitória, não tenhas a minima dúvida. E Quique tem de saber ler melhor o jogo. E ontem, com Katsouranis em campo, aquele sufoco final não teria existido. Aiás, o Benfica soube sofrer, mas não soube dar a estocada final depois do o-1, quando os alemães estavam com a cabeça em água. Falta-nos mais um Yebda ou ainda um médio tipo "Deco".

    Maluco do Futebol

    ResponderEliminar
  7. Relativamente ao Grego, confesso que admiro as suas qualidades, contudo concordo que neste sistema não será muito proveitoso a sua utilização. Ainda assim acho que se jogar com o Carlos Martins ao lado o meio campo do Benfica terá uma dimenção maior. O problema do Katso está tb na pouca regularidade, tanto faz um grande jogo como faz um mediocre, talvez como o MLeal diz, se deva às caracteristicas do adversário, mas não será só isso.
    No jogo ao contrário da maioria achei a substituição brilhante. O Grego tem tendência a encostar aos centrais e a entrada do Carlos Martins permitiu a equipa subir no terreno e pressionar mais à frente. Já a entrada do Urreta foi pavorosa, muito má substituição.

    ResponderEliminar
  8. Ao que parece, segundo a imprensa de hoje, a substituição deveu-se a um pedido do próprio jogador que estaria esgotado.

    Concordo com o TC mas, na minha opinião, ter um jogador como o Bynia que dá tudo o que tem mas que depois entrega a bola em bandeja aos adversários de forma displicente e perigosa é um cenário bem pior!

    ResponderEliminar
  9. Só estando lá no estádio para ver e desesperar com as (não) movimentações do Katsouranis.

    ResponderEliminar