sexta-feira, 31 de outubro de 2008

O "pequeno" 20

Contrariando uma frase cliché dos treinadores de futebol hoje vou falar de um jogador que não está cá, Simão Sabrosa. Para os menos atentos o "pequeno" 20, curiosamente desde a lesão que o impediu de representar a selecção, está numa forma diabólica!

Começou por marcar um livre como só ele sabe contra o Real Madrid.



E marcou mais outro golo contra uma equipa fetiche, o Liverpool.

Contra o Villareal, num jogo verdadeiramente alucinante que terminou com o resultado 4-4, apenas marcou dois golos e assistiu outros dois! Um dos golos foi simplesmente fabuloso e fez lembrar o golo que marcou contra o Sporting naquele épico jogo da Taça de Portugal.





Para mim, enquanto Benfiquista e espectador habitual na Luz desde a década de 80, o Simão tornou-se uma referência enquanto jogador. É verdade, podem dizer alguns, que não é um fora de série como alguns jogadores que já passaram pelo nosso clube mas foi um dos jogadores mais influentes e completos que já vi. Veloz, driblador, bom com os dois pés, bom tacticamente, sendo um jogador muito equilibrado (chegava a ser dos jogadores que mais recuperações de bola fazia em campo). Nos seis anos que esteve no nosso clube estas características permitiram-lhe marcar em média mais de dez golos por época e efectuar inúmeras assistências.

A época passada, com a sua saída e antevendo um pouco a desgraça do que seria a nossa época, não renovei o cativo (é claro, inevitavelmente, acabei por ir ao estádio alguns jogos). Este ano voltei a adquirir o cativo acreditando que existe qualidade e que podemos chegar algum lado. Mas acreditem, mesmo sabendo que temos lá jogadores de excelente nível não trocava o Simão por nenhum deles.

Aqui fica uma pequena homenagem a um jogador que me fez vibrar muitas vezes no estádio da Luz!

6 comentários:

  1. Vi muitos jogadores no Benfica, mas nenhum como Simão. É o protótipo do jogador perfeito. E depois ainda é um tipo 5 estrelas, o que só o beneficia.

    ResponderEliminar
  2. camarada Eagle, só não concordo com a frase "não é um fora-de-série". Na minha opinião, é o único fora de série que andou pelo benfica nos últimos anos (sem contar com o actual :P). Outro como ele só mesmo o Mantorras antes das lesões. Quem dera ao Benfica ter destes jogadores. Não nos escapava nada! :)

    ResponderEliminar
  3. Sou da opinião que é o único jogador-símbolo (enquanto futebolista) desde o João Pinto.

    ResponderEliminar
  4. Continuo sem perceber como o deixámos saír da forma como saiu, num negócio em que Vieira não falou verdade (onde estão os jogadores que o Atletico ficou de nos ceder?) e em que nem sequer garantimos direito de opção. A sua saída quanto a mim a principal razão para o descalabro que vivenciámos a última época, ele que é um dos últimos grandes futebolistas a passar pela Luz, pena não surgirem mais jogadores de classe indiscutível no nosso clube, que teima em desperdiçar talentos nacionais para se aventurar em flops dispendiosos...
    Zé Amaral

    ResponderEliminar
  5. è o Maior

    Felizmente tenho 2 camisolas dele e recentemente arranjei outra de 2004/05.

    Grande Simão

    www.slbenficashirts.com

    ResponderEliminar