terça-feira, 23 de dezembro de 2008

P(r)onto...mais um...

Ontem no decorrer do jogo, o meu vizinho de cadeira (por sinal, o excelentíssimo Sr.Pai do criador deste nosso espaço) disse que 'hoje em dia ia para o Estádio já a imaginar o que ia acontecer e de que forma o Benfica ia jogar; mas que assim que entrava na bancada ganhava alguma esperança...'; o problema é que essa esperança desaparecia logo ao fim de 3 ou 4 minutos de jogo, pois fica-se a ver desde o imediato, a velocidade e ritmo de jogo que iremos ter durante os 90 minutos (ou pelo menos grande parte deles). Outra coisa em que ambos concordámos várias vezes é que no jogo de ontem, provavelmente só iriamos marcar num golo 'esquisito', às 3 tabelas, ou de bola parada ou outra forma não 'jogável' de introduzir a bola na baliza...

Fiquei a pensar...e não é que tem razão?

Mas recuando 90 minutos no jogo e fazendo um breve resumo do mesmo. Confesso que a mesma esperança que o Sr. Pelicano Sénior tinha quando entrou no estádio fiquei eu, quando logo de entrada vi, o regressado Di Maria fazer uma daquelas arrancadas em velocidade, que exaltam a malta e que por norma não dão em nada...e que mais uma vez não deu em nada (!!!), apenas um passe ao Guarda redes. A partir daí, foi apatia, jogo denunciado, jogadores que passam a bola e ficam parados (tipo matraquilho), passes mal feitos - diziam mal do Beto (ou até do Binya ou Bynia...melhor chamar-lhe Gilles), mas ontem o Yebda e o R. Amorim...ZEZUZ!!! - e muita, mas mesmo uma enorme e gritante falta de ideias e muita lentidão. Isto tudo perante uma equipa que (diga-se) não jogou mal, tem alguns bons jogadores (aquele Néné...) e que sem se lançar à bruta no ataque, também não jogou propriamente com 3 autocarros à frente da baliza. Se calhar até tinha jogado se os tivéssemos obrigado...mas nem isso conseguimos!

Na segunda parte, quando ainda me ajeitava no lugar, a bola só não entra na nossa baliza por milagre...uma vez, duas vezes, 3 vezes!!!Ela não entrou...Ainda apanhámos mais uns sustos, até que quase por acaso, numa bola pelo ar (MAIS UMA!!!), o Suazo (acordou nesta altura...até então ZERO!!!) amorteceu para o R.Amorim...e este só com o Bracalli pela frente PUMBA, toma lá prós pombos: foi a cerejinha no topo da até então péssima exibição deste jogador (que diga-se, até aprecio bastante). Parece que acordámos nesta altura...criámos mais algumas oportunidades de golo, e pressionámos (com mais um jogador nos últimos 10 minutos!), até que mais uma vez, aparece aquele senhor que nos jogos do Benfica faz questão de apitar onde nos jogos dos outros apita, mas com os lábios e para cima ou para os lados enquanto tira um cisco do olho ou olha para uma qualquer gaja que esteja na bancada.

Já nos descontos, e (recuando ao inicio deste Post), na única maneira em que ontem conseguiriamos marcar (bolas de confusão e às 3 tabelas), lá marcámos mesmo. (Axo que...) O Luisão dá de cabeça, o guarda redes defende, o Miguel Vitor e dois defesas lançam-se à bola, esta vai para a baliza, é aliviada por um defesa em cima da linha, ressalta no M.Victor, sobra para o Cardozo que com toda a calma do mundo empurra para a baliza!Ufa...que confusão, e que alívio pensámos todos. Eis o espanto quando o senhor de amarelo decide meter a buzina na boca, e dar uma de sinaleiro num cruzamento em hora de ponta: toma lá de lançar ainda mais confusão na coisa que já estava por sim, muitissimo confusa. 'Mão...jogou com a mão', diz ele. Numa péssima fábula de natal, ele acha que um homem que é 'entalado' por dois adversários enquanto tenta disputar a bola, que em seguida cai de focinho no chão, que leva uma bolada chutada a (o quê???) 2 metros no máximo, tem intenção e tempo de pensar "vou meter a mão à bola, esta vai sobrar para o Cardozo, ele vai marcar e ganhamos". Nem intenção, nem tempo para pensar no que quer que seja...inclusivamente o M. Victor nem de frente está para a bola...ninguém percebe. Só o senhor Major, ou sei lá quê que ao fim de semana decide que é árbitro de uma coisa chamada futebol, e que gosta de apitar 'à inglesa' (se bem que ás vezes nem eu percebo o que isso é), e depois anula um lance que decidia o jogo, e de forma errada...

O caso afigura-se ainda mais 'escabroso' quando o maior anti-benfica da arbitragem deste país, o Sr. das Azias, escreve que o lance é claramente mal alunado. Na noite anterior, o Sr. do apito, no Estádio do Grifo acha que o irmão mais novo do Geraldo não comete penaltie e que o toque com a mão é 'inocente'; no jogo de ontem, já o ressalto é um desvio propositado e....axo que chega!!!São os critérios com que nos temos de cozer...

O lance não desculpa em nada o péssimo jogo que fizémos. Já o disse: equipa apática, com clara falta de ideias, com (vários) jogadores que passaram ao lado do jogo, e nalguns casos que estiveram 90 minutos a mais em campo. Ainda consigo destacar pela positiva 3 ou 4 jogadores que não jogando especialmente bem, mostraram garra e querer: O Maxi, que (especialmente na segunda parte) se fartou de subir na ala e cruzar (muitas vezes bem), o Luisão que de braçadeira de capitão, foi puxando pelos colegas (sem que no fim e em Flash Interview tenha fugido às auto-criticas...e BEM!!!), o Cardozo, que mesmo atabalhoado, lento com a bola, se fartou de correr atrás dela, saltar, lutar pela mesma...e diga-se, marcou o golo que decidi(u)ria o jogo, e ainda o M.Victor que entrando quase a frio, fez 'esquecer' o Sidney cortando muitas bolas, e tentando empurrar a equipa para a frente. Pela negativa, destaco o Yebda (a anos luz da forma que mostrou quando chegou ao clube...será só cansaço e má forma ou não terá assim tanto mais para mostrar?!?), o Rubem Amorim (péssimo, péssimo péssimo PÉSSIMO JOGO) que ainda conseguiu falhar um golo de baliza quase aberta, e por muito que me custe o Suazo, que passou 80 minutos a 'ver a banda passar', com uma quase nitida e declarada vontade de não correr muito e tal, pode ser que a coisa se resolva: provavelmente terá sido o pior jogo dele desde que chegou, e atenção: axo que é dos melhores jogadores do plantel...mesmo!

Não serve de grande consolo, mas pelo menos há 15 anos, que não se via coisa assim: o Benfica chegar ao Natal em 1º. Podíamos ter ficado com mais 2 pontos de vantagem sobre os Andrades e a malta do Peixe, mas paciência: é melhor ter 2 do que não ter nenhum ou está atrás como já estávamos habituados. Não fazendo muito por isso, ontem devíamos ter ficado mais à frente, mas não deixaram...tinha sido uma boa prenda de Natal para todos, mas assim a prenda foi só para alguns e esses não fomos nós!!!

Pode ser que esta paragem sirva de aconchego e aconselhamento para os jogadores e treinadores (isto fica para outro post).

Por mim...não estou exuberante nem feliz, mas no minimo estou contente por estar em primeiro. Deixo já o meu desejo para 2009: chegar ao final nesta posição! Chega-me....não peço mais!!!

2 comentários:

  1. Estava a responder ao comentário, mas dada a dimensão transformou-se num post.
    A questão que gostava de salientar está na decisão que altera o rumo do jogo, concordo com o que dizes mas a verdade é que ganhávamos o jogo, e isso é que poderia dar confiança para um futuro com mais qualidade. Assim temo que veremos muitos mais maus jogos.

    ResponderEliminar
  2. ... e não é de agora... enquanto nos entretemos a criticar, com razão, a nossa equipa, temos sido gamados indecentemente!

    ResponderEliminar