sábado, 6 de dezembro de 2008

Quim out!


Neste fim-de-semana vai acontecer o que era esperado e desejado por quase todos os Benfiquistas, o Quim não será o titular do Benfica. O que muitos não esperariam é que Quim ficasse fora da convocatória mas compreendo a decisão do Quique, desta forma resguarda melhor o jogador.

Antes de mais nada tenho de afirmar o seguinte, aprecio o Quim e desde que está no Benfica é na minha opinião (vale o que vale) o melhor guarda-redes à disposição. É claro que está muito longe de ser um guarda-redes de top como o foram Bento, Preud-homme ou até mesmo o Enke.


Acho que os factos ajudam a argumentar a minha opinião. Chegou à Luz num clima de desconfiança e num ambiente extremamente favorável a um dos novos meninos de ouro da massa associativa, o Moreira. Com a derrota por quatro golos em Belém, Trapattoni colocou-o a titular, sempre com o “terceiro anel” a demonstrar a afeição que tem pelo Moreira e o desagrado pela troca do número um das nossas redes (e nós sabemos o quanto o “terceiro anel” pode ser cruel com determinados jogadores). Nesse ano fomos campeões e o Quim esteve bem e seguro.

Na época do Koeman teve de aguentar a humilhação e a injustiça (chegou a jogar lesionado nesse ano) de ver chegar um jogador que teria “obrigatoriamente” de jogar, considerando todo o episódio rocambolesco da sua contratação. Quando o Moretto, tendo qualidade e potencial, deveria ter sido preparado com calma e paciência para um dia chegar a número 1.

Voltaria a reconquistar a baliza do Benfica nestas duas últimas épocas e fez o ano passado a sua melhor época no clube, infelizmente muito por culpa da performance da nossa equipa, sendo de longe o melhor guarda-redes a jogar em Portugal nessa época.

O Quim nunca foi uma figura mito consensual, tem uma personalidade low-profile e pode-se dizer que enquanto jogador não tem aquela garra e carisma para a posição que ocupa mas aqui é que entra a minha estima pelo Quim. Repito, não é um guarda-redes de top, é um bom guarda-redes mas resistiu ao “terceiro anel”, já passou por vários treinadores e, à excepção desta época, foi sempre um guarda-redes seguro e sóbrio na nossa baliza que obviamente já deu os seus frangos (quem não os dá). O nosso clube precisa de jogadores com esta fibra e mentalidade, qualidade há muita mas demonstrá-la e afirmá-la num clube como o Benfica não é para todos!

Há já algum tempo que ele merecia a titularidade da selecção. E pelos vistos foi a selecção que o “amaldiçoou”, como já aconteceu com outros guarda-redes. Desde aquele jogo da Dinamarca que o Quim não foi mais o mesmo, se calhar acusou a responsabilidade de ser o titular da selecção, se calhar foi vítima dos suicídios tácticos queirosianos. Eu sei lá! O que sei é que depois de encaixar treze golos em quase quinze dias, obviamente que não é o único culpado, atravessa uma crise de confiança e precisa de sair e recarregar baterias para voltar a ser o Quim do Benfica Campeão.

Por isso aplaudo o Quique na decisão que tomou, até porque senão a tomasse ela representaria uma falta de confiança e crença nas capacidades dos outros dois guarda-redes. Se não fosse agora, quando é que seria? Mas também aplaudo o jogador Quim pela sua qualidade e pelo contributo que já deu ao nosso clube.

Quanto à hipótese de ir buscar outro guarda-redes (naturalmente empolada pelos media), sinceramente acho-a ridícula! Dessa forma queimaríamos ainda mais os guarda-redes já existentes no plantel e comprometeríamos a eventual evolução do Moreira para chegar a número 1. Para não falar no mal-estar que poderia criar no balneário (basta lembrar a história do Moretto) e não me está nada a apetecer voltar a ter um "novo Butt".

Apesar da minha posição sobre o Quim, gosto bastante do Moreira e acredito no seu valor, ainda tem muito tempo para o provar. Não poderia ficar indiferente à forma como assumiu a titularidade da baliza do SLB aos 20 anos e da forma que o fez. Não alinho nunca é em "linchamentos" de jogadores como aconteceu com o Quim, ou mesmo com o Moretto em que se chegou a gritar o nome de outro guarda-redes em pleno estádio! O importante é amanhã ganharmos contra o Marítimo, seja com o Moreira ou com o Moretto na baliza!

3 comentários:

  1. Também sinto apreço e estima pela Quim... o problema é que, não sendo um guarda-redes extraordinário, se não está no seu melhor, há que procurar outra solução.
    Mesmo antes do jogo com a Dinamarca, o Quim teve um ou outro lance que me fez ter algumas dúvidas quanto à sua segurança (ou falta dela).
    Quem sabe, terá a ver com a postura táctica da equipa ou ordens do Quique... Por exemplo: Com o FS era nítido que o Quim tinha ordens para socar a bola em todos os cruzamentos. Esta época, ele andaca a tentar agarrá-los todos para lançar contra-ataques... até ao momento em que deu aquele pato em que largou a bola e, já não me lembro quem, empurrou-a para dentro da baliza.

    ResponderEliminar
  2. Gosto do Quim mas claramente não é um grande guarda redes e o Moreira tambem não o é,,,,,
    Vamos ver se o Moreira esta melhor mas também nao é nenhum fora de serie.
    Apesar de algumas parvoices que o Moretto fez e as vezes faz..é o unico guarda redes que salva jogos , com grandes Defesas.
    Lembram se a ajuda que o Nuno nos deu? se o Helton tivesse jogado..os Bimbos tinham mais 6 pontos...
    Pensem nisso

    abraço
    Francisco
    www.slbenficashirts.com

    ResponderEliminar
  3. Não é normal o que o Quique está a fazer devia ser mandado embora desde que comçou a dizer mal dos jogadores, Aimar, Reys e principalmente do QUIM ele é doente só pode.o que ele fez ao Quim ao tiralo da baliza foi o afundar da carreira dele não é por acaso que durante alguns jogos foi o Quim considerado o melhor jogador em campo do benfica...

    ResponderEliminar