terça-feira, 2 de dezembro de 2008

Sem categoria

Podemos reduzir tudo ao 'frango' do Quim. Ou apontarmos a extraordinária decisão de um árbitro que manda seguir o jogo, para não beneficiar o infractor, mas depois diz que não vale, porque afinal o Benfica aproveitou para marcar um golo. Quem quiser enganar-se e até aproveitar para dormir descansado pode encarar as coisas desta forma. Eu não consigo. E, por isso, dormi mal esta noite.
O que me parece é que, infelizmente, esta equipa do Benfica tem mostrado uma gritante falta de categoria. O que ontem aconteceu já poderia ter-se passado noutros momentos. Esteve quase a suceder quando a Naval nos visitou ou quando fomos a Paços de Ferreira. E pouco me interessa que tenhamos na equipa um ex-jogador do Inter, alguém que já brilhou no Arsenal ou o ex-futuro Maradona. Desta forma, não vamos ganhar nada.
Ontem, a primeira parte não foi tão boa como, ao intervalo, pensava o meu amigo Pelicano. Mas, face ao que têm sido as primeiras partes na Luz em 2008/2009, até foi das melhorzinhas e o resultado era injusto. Os primeiros 15 minutos da segunda parte foram muito bons: pressão, velocidade e, em consequência, dois golos, uma bola na trave, mais dois ou três lances de bom futebol e a desejada reviravolta no marcador. "Não teremos virado o resultado cedo demais?", logo me perguntou o meu pai, receoso do que pudesse estar para vir. Infelizmente, tinha razão. A meia hora do fim, simplesmente deixámos de jogar futebol. O Setúbal começou a perceber que já não corria riscos - sobretudo depois das brilhantes substituições do Quique Flores -, ameaçou e, a terminar o jogo, foi mesmo à capoeira do nosso guarda-redes.
E assim se perderam dois pontos, a possibilidade de alcançar a liderança e sabe-se lá mais o quê...

3 comentários:

  1. Em primeiro lugar, considero que o Benfica perdeu por culpa própria. Faz um início de 2ª parte fantástico, vira o resultado e depois em vez de aniquilar um Setúbal atordoado com aquela toada de jogo, não, voltou a jogar lento e mais preocupado em segurar a vantagem do que matar o jogo. Depois um frango dita o empate.
    Quero num entanto salientar um lance caricato a que pela 1ª vez assisti, ver um arbitro a dar indicação clara da lei da vantagem (vê-se bem na tv), e depois talvez por se aperceber que era o 3 a 1, parou o lance para marcar a falta e nem sequer mostra o 2ª amarelo a Sandro. Estranho no mínimo, mas também estamos sempre a aprender regras novas no futebol e há sempre um 1ª vez para tudo.

    ResponderEliminar
  2. Tuesday, December 02, 2008
    MENTALIDADE TACANHA (E QUIQUE NÃO ESCAPA)

    Inacreditável, inacreditável mesmo. Como é que foi possível uma coisa destas? Lá está, nos momentos decisivos voltámos a falhar e como gente grande. E expliquem-me lá uma pequena coisa, porque é que depois de dar a volta ao resultado encolhemo-nos outra vez, possibilitando a reacção do Setúbal, um adevrsário que estava completamente à nora? Como foi isto possível? E porque carga de água é que o treinador não mandou subir a equipa? Porquê Quique?
    Esta mentalidade provinciana e tacanha, bem ao gosto das últimas épocas não nos larga. E Quique, pelo menos neste jogo tem culpa, lá isso tem. E isto, talvez não seja por acaso. Já repararam quantos jogos é que ganhámos tranquilamente? Três: Sporting, Nápoles e Académica. Rio Ave, FC Porto, Vitória (estes dois com 10 elementos), Paços de Ferreira, Leixões, Naval, Estrela da Amadora e Setúbal, são coincidências a mais neste campeonato. E destes, aqueles que ganhámos foi sempre a sofrer e a dar baldas ao adversário. Será coincidência?
    E nestes jogos, distinguem-se os campeões e as grandes equipas, porque ganham. Não é o caso do Benfica. Pela 2ª vez pode chegar à liderança e pela 2ª vez falha. Não é coincidência, por muito que doa. Quando o Porto lá chegar, assim chega lá, não irá de lá sair. Não tenhamos ilusões.
    Quanto a Quim.... Em condições normais é melhor que Moreira. Repito, em condições normais é melhor que Moreira que também não é grande espingarda. Mas Quim precisa de banco urgentemente, precisa mesmo, senão corremos o risco de perdermos mais pontos por causa de um guarda-redes absolutamente medíocre, que muita gente tenta endeusar. Como eu já disse, tivesse sido Moretto bem trabalhado psicologicamente e teríamos hoje um guarda-redes de nível internacional. Agora é que já não dá!
    Relativamete ao árbitro, não foi por causa de le que empatámos, mas por culpa própria. No entanto, Sandro deveria ter sido expulso e as faltas sobre Cardozo bão devme fazer parte das leis do futebol. É que ninguém as marca.
    P.S: Estou mesmo f....lixado, chispa-se!

    ResponderEliminar
  3. Atenção que não seria golo pois o fiscal de linha marcou fora-de-jogo.

    Mantenho o que disse acerca da primeira parte e acrescento: Foi o melhor jogo (em termos exibicionais) que fizemos em casa esta época contra equipas pequenas.

    Inacreditável a forma como a equipa deixou de jogar. Será que foi só atitude ou também foram pernas?

    Relativamente ao Quim, está mais que na hora de ir para o banco. Ele tem sido titular e mereceu-o. Como não é um GR extraordinário, se não está ao melhor nível, há que experimentar outra solução. O frango é inacreditável mas o 1º+ golo foi um lance de um GR de pouca categoria.

    ResponderEliminar