segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Futebolzinho

Mais de 54 mil pessoas deslocaram-se ontem ao Estádio da Luz para assistir ao primeiro jogo da época. Num primeiro jogo de uma longa época desportiva um estádio não enche porque se espera ganhar um titulo, muito menos enche porque joga a equipa A ou a equipe B, o nosso estádio compôs-se ontem, porque as pessoas têm saudades de ver um espectáculo desportivo que se chama futebol. A euforia que reinava em todos os adeptos que se deslocaram e pagaram bilhete não se resumia a um jogo do Benfica, mas sim à expectativa de se ver um bom jogo de futebol (naturalmente com uma vitória caseira). As exibições na pré-época assim o determinavam e assim o faziam perceber, todos já se tinham esquecido que isto é o futebol Português.
Estou certo que o próximo jogo em casa não terá a mesma moldura humana e com excepção dos derbies estou em crer que dificilmente nas primeiras 20 jornadas tal se repetirá, independentemente dos resultados que o Benfica conseguirá fazer.
O tipo de performances apresentada pelo Maritimo ontem, com a complacência de árbitros, Liga, FPF e da comunicação social que no dia seguinte, por norma enaltece a organização, bravura e destreza táctica destas equipas está a matar o futebol em Portugal. O Maritimo ontem ganhou 1 ponto, mas perdeu centenas de adeptos logo aniquilou inúmeras possibilidades de negócios futuros (Merchandising e bilheteira). Estas vias têm que ser fortemente penalizadas, se não for feito pelas entidades que gerem o futebol em Portugal que o seja pelo adepto e pelos jornalistas (neste aspecto a RTP e o jornal ABOLA deram um passo com criticas claras).

Relativamente ao nosso Benfica e ao jogo de ontem, claramente fizemos um péssimo resultado, perdemos uma oportunidade de desde logo nos distanciarmos dos nossos adversários o que infelizmente é recorrente nos últimos anos. É certo que tivemos algum azar face ao domínio evidenciado pelas nossas cores e ao número de oportunidades criadas, contudo não posso de deixar de afirmar que, se em vez de massacrarmos nos últimos 20 minutos, entrarmos no jogo com garra, crença, vontade e ao ataque (desde o 1º minuto) muito provavelmente não seria necessário o tal massacre e o resultado também seria mais satisfatório.

3 comentários:

  1. Estava a pensar escrever um post intitulado "Bem vindos ao campeonato português" mas já focaste vários pontos que eu pretendia desenvolver.
    Mas esta é a nossa realidade e é com ela que temos que lidar. Sinceramente, prefiro ver este problema pela positiva. Por muita vontade que tenha havido em alguns jogos o ano passado, nunca conseguimos empurrar tanto um adversário como ontem.

    ResponderEliminar
  2. O nosso futebolzinho já é assim há muito tempo. Primeira jornada: 8 jogos, 7 empates e 9 golos. A nossa liga é sempre das piores ligas europeias em média de golos marcados, para não falar das assistências. Há muita falta de ambição nas equipas portuguesas mas também um fosso entre grandes e os outros que sobrevivem e fazem plantéis à custa dos "restos" dos grandes. Acho que este ano ainda está pior.

    Quanto ao Benfica, como o João disse, a realidade é o que é. Os benfiquistas já a conhecem mas quem tem de interiorizar esta realidade é o treinador e os jogades. Não podemos ter uma primeira parte á La Quique e dar vantagem ao adversário. Há que ter atitude e pressionar logo, pois em vantagem teremos muitas condições para um contra ataque mortífero. Senão corremos o risco de ter mais jogos como o do Maritimo.

    ResponderEliminar
  3. Estou em crer que os jogos em casa serão muito mais dificeis que os jogos fora.

    ResponderEliminar